Artista gráfico Roger Monteiro participa do 8º Salão de Arte Brasileira em Liechtenstein. Com obras inspiradas pelo futebol, evento que acontece de 17 de junho a 2 de julho de 2023 na Europa

O artista gráfico Roger Monteiro, natural de Porto Alegre, foi selecionado para participar da oitava edição do já tradicional Salão de Arte Brasileira em Liechtenstein, principado de língua alemã situado entre a Áustria e a Suíça. O evento acontece de 17 de junho a 2 de julho de 2023 no Gasometer Center, importante centro cultural do país, localizado na cidade de Triesen.

Promovido pela Casa Brasil Liechtenstein, com curadoria de Bruno Portella e Petra Büchel, no ano da morte de Pelé, o salão convida os 55 artistas selecionados, entre eles o muralista Eduardo Kobra, a expressarem suas visões sobre o tema Futebol Arte. Roger Monteiro apresenta sua colagem digital intitulada “The Ecstasy of Goal” (O Êxtase do Gol), uma referência ao icônico tema composto por Ennio Morricone para o clássico do western spaghetti The Good, the Bad and the Ugly (“Três Homens em Conflito”).

Envolvido com o fazer artístico há mais de uma década, em paralelo a uma carreira bem-sucedida como designer e diretor de arte, Monteiro desenvolve um trabalho com características únicas, inspirado no urbano, com a fotografia e a tipografia sempre presentes. Sua abordagem criativa singular e suas imagens provocativas têm sido reconhecidas em exposições no Brasil, Reino Unido, Portugal, Espanha e Itália. Seu trabalho já foi destacado em importantes revistas de arte, como a 46pgs, da Croácia; a Collect Art, da Geórgia, e a Contemporary Collage, da Inglaterra.

O artista viaja para Liechtenstein no dia 13 de junho, fazendo paradas estratégicas em Londres, Zurique e Milão, aproveitando para estreitar laços com galerias onde já expôs e estabelecer novos contatos com espaços locais. Na capital inglesa, o trabalho de Monteiro está em exposição este mês na mostra Vogue, na Boomer Gallery Tower Bridge.

Selfie de Roger Monteiro no Pa̤o Municipal de Porto Alegre Рcr̩dito: Arquivo Pessoal

Roger Monteiro:

Site oficial: rogermonteiro.com.br
Instagram: @graphichaos

Sobre o autor:

Roger Monteiro nasceu na Porto Alegre do final dos anos 1970. É designer gráfico, artista plástico, fotógrafo e roteirista, não necessariamente nessa ordem. Define a si mesmo como um provocador profissional. Acredita no rock’n’roll e desconfia que, quando está 100% certo a respeito de algo, não está fazendo o seu trabalho direito. É casado com Olívia. Pilota uma motocicleta velha chamada Lady Luck. Lançou em 2020 a coletânea de textos curtos “99 Quase Contos” (HorrorVacuo, 2020, 208 págs., R$ 29,99).

Publicou com Felipe Basso “Junho, Fragmentos de uma Revolução Flashmob” (HorrorVacuo, 94 págs., R$ 29,90) de 2018. É um dos autores de “Desconstruindo Marcas” (Entrementes Editorial, 2012, 68 págs.). Roteirizou diversos curtas-metragens, entre eles o premiado Kassandra (2013), que também deu origem à graphic novel “Kassandra – Versos do Silêncio e da Loucura” (Independente, 2014, 39 págs.). Nas artes plásticas, “Porn?No.Graphics” (2014) e “Mutabilis” (2020) são alguns dos títulos de suas exposições individuais.

Roger Monteiro
Selfie de Roger Monteiro no Paço Municipal de Porto Alegre