Nesta segunda-feira (24/2), o Roda Viva exibe entrevista inédita com o sambista e compositor Nei Lopes, às 22h, na TV Cultura. Africanista autodidata, já publicou sete dicionários e uma enciclopédia sobre culturas africanas, uma produção que ultrapassa 30 mil verbetes. O Dicionário da História Social do Samba, escrito em coautoria com Luiz Antonio Simas, venceu, em 2016, o Prêmio Jabuti na categoria Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas.

Formado em Direito e Ciências Sociais, pela UFRJ, trocou a área jurídica pela música, a literatura e a pesquisa sobre as línguas e a cultura da África. Lopes tem mais de 350 composições gravadas por grandes nomes da música brasileira, transita por gêneros variados, que vão do samba ao maracatu, jongo e choro.

Comandado por Vera Magalhães, o Roda Viva terá em sua bancada de entrevistadores João Marcello Bôscoli, produtor musical; Fabiana Cozza, cantora; Roberta Martinelli, jornalista, apresentadora da TV Cultura e da rádio Eldorado; Leonardo Bruno, jurado do Estandarte de Ouro; e Tiago Muniz, chefe de reportagem da rádio Jovem Pan.

Anterior Kioskids promove programação infantil neste Carnaval
Próximo A cantora Doralyce lança single contra o assédio