O projeto estreia sua segunda temporada em 28 de maio (sábado), no Centro de Ensino Médio Setor Leste

Elaborado pela banda brasiliense Quebraqueixo e realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, o Festival Itinerante Rock e Quadrinhos é um projeto multidisciplinar de artes integradas para promover cultura, educação e entretenimento para alunos da rede pública do Distrito Federal.

Executado pela primeira vez entre 2014 e 2016, quando foram realizadas 25 edições, o projeto retorna para sua segunda temporada em 2022. No sábado, 28 de maio, a banda visita o Centro de Ensino Médio Setor Leste (SGAS 611/612) para uma oficina de histórias em quadrinhos seguida de uma apresentação da banda.

Por se tratarem de linguagens extremamente lúdicas e com grande poder de adesão e influência sobre a juventude, o projeto propõe, de forma original, a utilização da escola, da música e das HQs como ferramentas de aproximação dos jovens da cultura.

As oficinas são ministradas por Evandro Vieira, vocalista do Quebraqueixo e artista gráfico, que, em sala de aula, apresenta aos estudantes os rudimentos básicos para a produção de uma história em quadrinhos, mostrando como, com recursos simples, qualquer pessoa pode fazer uma HQ.

Depois da oficina, o quarteto formado por Evandro (voz), Paulo Mattos (guitarra), André Bermak (bateria) e Herman Antunes (baixo) sobe ao palco montado na escola e faz uma apresentação de 30 minutos, na qual mostra seu hardcore contestador e empolgante, tocando músicas de seus dois CDs e antecipando material inédito.

Depois do Setor Leste, o projeto visitará mais 19 escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal, contemplando oito regiões administrativas: Ceilândia, Cruzeiro, Guará, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião, Taguatinga e Plano Piloto. O evento é gratuito e voltado para a comunidade escolar de cada instituição de ensino. A segunda data, aliás, já está marcada: 2 de junho, no Centro Educacional 2, do Cruzeiro (LT 2 – Cruzeiro Velho).

SOBRE O PROJETO

A ideia do Festival Itinerante Rock e Quadrinhos surgiu a partir do segundo álbum da banda Quebraqueixo, lançado em formato híbrido, CD e livro, em 2011 e que contou com a participação de 14 quadrinistas de Brasília adaptando as letras das músicas da banda para os quadrinhos. A banda foi então contemplada com o apoio do FAC para realizar uma série de oficinas de quadrinhos que se transformaram no festival itinerante.

Rock e Quadrinhos
Banda brasiliense Quebraqueixo | Foto: Patrick Grosner

SOBRE O QUEBRAQUEIXO

Na estrada desde 2001, o Quebraqueixo tem dois álbuns lançados: Terra Torta (2004) e Quebraqueixo – A Banda Desenhada (2011). Tocando hardcore, o quarteto se apresentou em diversos palcos no Distrito Federal e ainda em cidade como Goiânia (GO), Palmas (TO) e Belo Horizonte (MG).

Com seu segundo trabalho, a banda foi indicada ao Troféu HQ Mix (principal premiação dos quadrinhos no Brasil) e ao Prêmio Jorge Salim de excelência gráfica. Representando a banda, Evandro participou de importantes eventos de quadrinhos, como o FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos), em Belo Horizonte; a Rio Comicom, no Rio de Janeiro; a Gibicom, em Curitiba; e o Montevideo Comics, no Uruguai.

Siga o projeto: www.instagram.com/2_festival_rock_e_quadrinhos

2º FESTIVAL ITINERANTE ROCK E QUADRINHOS

Primeira edição da segunda temporada: 28 de maio (sábado), no Centro de Ensino Médio Setor Leste (SGAS 611/612). Horários: 9h30 (oficina de histórias em quadrinhos) e 10h30 (show da banda Quebraqueixo). O evento é gratuito e voltado para a comunidade escolar. Classificação indicativa livre.