Eventos presenciais voltam a Brasília que recebe a 1ª etapa do Road Show 2021 com os Vinhos de Portugal

“A diversidade e a cultura portuguesa marcam presença na cidade com seminários, degustações e jogos”.

No dia 17 de novembro, acontece no hotel Windsor Plaza Brasília, o evento que faz parte do projeto “Roadshow 2021 – Vinhos de Portugal”. Inicialmente previsto para abril de 2020, teve que ser adiado devido à pandemia. Além da capital brasiliense, Belo Horizonte e Goiânia também irão receber o evento.

Serão aproximadamente 150 rótulos para degustação e entre os produtores portugueses estarão presentes: Aveleda • Carmim • Casa Clara • Cartuxa • Casa Relvas • Casa Santos Lima • Esporão • Quinta Do Crasto • Global Wines • Herdade Da Malhadinha Nova • Quinta Do Paral • José Maria Da Fonseca • Quinta De S. Sebastião • Quinta Das Arcas • Quinta Do Portal • Quinta Dos Avidagos • Real Companhia Velha • Lua Cheia Em Vinhas Velhas • Sogrape Vinhos.

A programação do Roadshow conta com uma Masterclass especial sobre os Vinhos de Portugal, direcionada aos profissionais do setor, com Antonio Matoso e degustações. Além disso, terá o “Wine Game”: três mesas onde os participantes terão que identificar os principais aromas do vinho, regiões e as uvas presentes em cada vinho. Os vencedores receberão brinde. Não haverá apostas em dinheiro.

O Brasil é hoje o grande destaque nas exportações de vinhos portugueses, com crescimento de 42.3%, totalizando cerca de 210 milhoes de reais no primeiro semestre 2021.

As exportações totais de vinhos portugueses registaram um crescimento de 19,3% em valor no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período no ano passado. De acordo com os dados da ViniPortugal, houve ainda um aumento de 4,2% no preço médio. Se comparado com os dados dos primeiros seis meses de 2019, o aumento foi de 9,2% de janeiro a junho deste ano.

O Brasil e os EUA são os principais destaques, com crescimento próximo dos 10 milhões de euros em cada um deles. Para os dois países, as exportações aumentaram em 42,3% e 22,2%, respectivamente, e totalizaram cerca de 32 milhões para o Brasil, e 54,7 milhões de euros para os EUA.

A França continua sendo o país para onde Portugal mais exporta seus vinhos, com crescimento de 14,5% (56,7 milhões de euros). Seguido por EUA, Reino Unido (quase 33 milhões de euros e aumento de 12,8% em relação ao período homólogo de 2020), Brasil e Alemanha (28 milhões de euros e crescimento de 14,4%).

Os portugueses se destacam por elaborar rótulos singulares, são considerados mestres em fazer “blends”. São mais de 250 uvas autóctones. As variedades mais utilizadas para a produção do vinho tinto são a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela, Trincadeira, Aragonez, Syrah, Baga e Castelão. Já as castas brancas mais utilizadas são a Alvarinho, Arinto, Antão Vaz, Viosinho, Verdelho, Encruzado e Fernão Pires.

O evento é realizado por meio da agência Exponor Brasil Feiras e Eventos, especialista em Live Marketing.

Exponor Brasil: Fundada em 1856, a EXPONOR – Feira Internacional do Porto, considerada uma das principais organizadoras de feiras e eventos do mundo, atua na gestão de feiras de negócios em Portugal. No Brasil está presente desde 1998, foi constituída como Exponor Brasil, realiza eventos em diversos setores econômicos, oferecendo serviços personalizados para feiras, eventos, organização de conferências, marketing promocional, marketing digital, ativação de marcas, além de atividades comerciais para setores proativos que buscam opções de negócios no Brasil e no exterior. Site: www.exponor.com.br.

Vinhos de Portugal: A ViniPortugal Associação Interprofissional do Vinho tem como missão promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca “Vinhos de Portugal/Wines of Portugal”, contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do preço médio dos vinhos portugueses. São associados-fundadores da ViniPortugal oito associações profissionais: ACIBEV, ANCEVE e AND (representação do comércio), CAP, FENADEGAS, FENAVI e FEVIPOR (em representação da produção) e ANDOVI (representação de regiões demarcadas). Site: www.winesofportugal.info .

Orador Antonio Matoso: Apreciador de vinhos desde 1979, estudioso a partir de 1982 e por mais de 10 anos foi diretor, palestrante, professor dos cursos Expresso, Básico, Avançado e monitor de grupos de degustação da ABS-Brasília. Já proferiu palestras e cursos em diversas lojas e empresas de Brasília, É estudioso e entusiasta da análise organoléptica dos vinhos, o desafio das harmonizações de vinhos e comida e sempre busca conhecer novos rótulos, novos produtores e regiões vinícolas e a tipicidade de novos “terroirs”.

SERVIÇO:

Degustação dos Vinhos de Portugal 2021 em Brasília
Data: 17 de novembro
Local: Windsor Plaza Brasília SHS Qd 05 BL H
Profissionais Convidados – das 16h às 21h
Consumidores – das 18h30 às 21h
Masterclass (palestra com degustação) – 15h às 16h – limitado a 25 profissionais da área
Primeiro lote: R$ 30,00.
Ingressos (serão apenas100): https://www.sympla.com.br/degustacao-dos-vinhos-de-portugal-em-brasilia—road-show-2021__792056 (leve o comprovante impresso ou pelo celular)

💬
ACESSE E DIVULGUE NOSSA PÁGINA DE APOIO DA REVISTA E SITE
AQUI TEM DIVERSÃO 👇

💬OU APOIE COM QUALQUER VALOR!

 

Anterior Chef Lionel Ortega ensina petiscos gourmet em lives
Próximo Tati Zaqui, 🎙️ a cantor conta história de amor em Lomotif