Cine Brasília recebe pré-estreia do filme “Retratos Fantasmas” com presença do diretor Kleber Mendonça Filho neste domingo, 20

Diretor de filmes aclamados pela crítica, como Bacurau, Aquarius e O Som ao Redor, o cineasta pernambucano desembarca no DF para divulgar sua nova obra.

O Cine Brasília recebe no próximo domingo, dia 20, a pré-estreia da mais nova obra do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho. Produzido durante sete anos, o documentário Retratos Fantasmas é ambientado no coração do Recife ao longo do século XX e traz à vida a história rica e multifacetada da cidade por meio de imagens de arquivo, fotografias e registros em movimento. A exibição conta com duas sessões, às 18h30 e 21h30, e um debate entre elas com a presença do diretor.

Com uma hora e meia de duração, Retratos Fantasmas convida os espectadores a mergulharem em uma viagem pelas transformações e evoluções do centro da cidade. O filme nos leva através das lentes das salas de cinema à formação dos comportamentos e narrativas culturais recifenses e brasileiras ao longo do tempo. Ele apresenta uma perspectiva única sobre o acelerado desenvolvimento urbano das cidades brasileiras, observado através das transformações em torno de um cinema de rua, registradas a olhos nus da janela da casa do próprio diretor. Através dessa janela, os espectadores são convidados a acompanhar a transformação da cidade, testemunhando o impacto da mudança na paisagem e na vida das pessoas.

Kleber Mendonça Filho dedicou sete anos para a criação deste documentário. O filme se destaca ainda mais por ter marcado o retorno de Mendonça ao Festival de Cannes, após conquistar o Prêmio do Júri em 2019 com “Bacurau”. Retratos Fantasmas já recebeu convites para ser exibido em mais de 30 festivais de cinema internacionais.

ESTREIAS DA SEMANA

A programação do Cine Brasília conta ainda com outros seis filmes que estreiam esta semana. O primeiro é Águas do Pastaza, filmado pela cineasta portuguesa Inês T. Alves. O filme surge como um testemunho inesperado e não intencional da jornada da própria diretora pelas águas do rio Pastaza, que serpenteia o Equador e o Peru. Inês viu-se imersa numa jornada de descobertas que revelaram a notável curiosidade e independência das crianças locais. Elas se destacam pela maestria na pesca, habilidades culinárias e domínio artesanal, elementos que, por sua vez, dão vida a este cativante documentário.

Em contraste, Asteroid City, de Wes Anderson, transporta o público para a atmosfera da década de 1950, situando-se em uma cidade fictícia no deserto dos Estados Unidos. A trama desenrola-se a partir de uma intrigante premissa: uma convenção que reúne alunos e pais em um cenário acadêmico, denominado Junior Stargazer/Space Cadet. Em meio a esse contexto aparentemente comum, desdobram-se eventos de proporções globais que lançam uma ameaça à própria convenção. À medida que a história se desenrola, esses acontecimentos ganham uma magnitude que transcende fronteiras, delineando uma sequência que tem o potencial de alterar irrevogavelmente os rumos do mundo.

Também estreia esta semana o longa Môa, Raiz Afro Mãe, de Gustavo McNair, que narra a notável jornada do Mestre Môa do Katendê, um professor de capoeira, multiartista e compositor brasileiro cuja relevância é fundamental para o tecido cultural da nação. Em 2018, na noite em que a direita autoritária venceu as eleições presidenciais, Môa teve sua vida interrompida por um ato de violência motivado por discordâncias políticas. O documentário no entanto volta-se para as realizações de Môa ao longo de sua vida, suas contribuições artísticas, inspirações e o legado inestimável que ele deixou para um país que ansiava por um modelo a seguir, um mestre em sua essência.

O filme é exibido logo após o curta da semana, Ela Mora Logo Ali, dirigido por Fabiano Tertuliano de Barros e Rafael Rogante, selecionado na Chamada Pública do Cine Brasília. A trama concentra-se nas lutas cotidianas de dona Nininha, que enfrenta desafios incessantes para garantir sua sobrevivência e criar seu filho com deficiência, tudo isso por conta própria.

Outra estreia da semana, Infinitas Terras, de Cauê Brandão, traz a história de um quadrinista compelido a confrontar indivíduos e lugares que, por muito tempo, deliberadamente evitou. Sua motivação reside na busca por uma revista em quadrinhos perdida de sua coleção, na esperança de introduzir um pouco de organização em seu cotidiano.

Por fim, EAMI fecha a seleção da semana. Com uma narrativa de uma das mais talentosas cineastas do Paraguai, a obra de Paz Encina narra a jornada do povo originário Ayoreo Totobiegosode. O filme tece uma trama de perdas profundas no Chaco Paraguaio, região que ostenta a triste estatística de deter a maior taxa de desmatamento do globo terrestre. A obra levanta questionamentos sobre dinâmicas coloniais e neocoloniais, abordando com sensibilidade e respeito a experiência dos povos indígenas que foram compelidos a abandonar suas terras tradicionais.

Os filmes Môa, Raiz Afro Mãe e Asteroid City possuem recursos de acessibilidade de libras, legendas e audiodescrição através do aplicativo Mobi LOAD.

VISIBILIDADE LÉSBICA

Em comemoração ao Dia Nacional do Orgulho Lésbico e Sapatão, no próximo sábado, 19 de agosto, o Cine Brasília abraça um evento especial que destaca e celebra a contribuição histórica das lésbicas e sapatões para a luta pelos direitos e pela visibilidade da comunidade LGBTQIA+. As atividades iniciam às 16h44 com uma oficina de zine seguida de um “varal sapatão”, às 18h.

Logo após, às 20h30, tem a exibição de Ferro’s Bar, dirigido por Aline A. Assis, Fernanda Elias, Nayla Guerra e Rita Quadros. Lançado em 2022, o documentário traz à tona um episódio crucial para o movimento lésbico brasileiro dos anos 1980: o Levante do Ferro’s Bar. Por meio de relatos de mulheres que frequentavam o icônico Ferro’s Bar, o mini-documentário aborda como esse evento foi fundamental para a transformação das lésbicas de meras figuras noturnas à vanguarda de um movimento político, desafiando a censura e reivindicando sua voz por meio de periódicos como o “ChanacomChana”.

Com classificação indicativa de 14 anos, o média-metragem é um lembrete da resiliência e da força das mulheres lésbicas que se recusaram a ser silenciadas e assumiram um papel ativo na construção de uma sociedade mais igualitária. A exibição é seguida de uma roda de conversa com Janaína Oliveira, Raíla Melo, Aline A. Assis e Alyssa Volpini. Todas as quatro atividades são gratuitas.

MOSTRA MARIA COELI

Integra também a programação do Cine Brasília a Mostra Maria Coeli com estreia do documentário JK por dona Sarah. Com duas sessões, às 19h e às 20h, a obra traz uma entrevista de 1989, onde dona Sarah Kubitschek compartilha detalhes vívidos de sua vida ao lado do presidente Juscelino Kubitschek, bem como sua perspectiva sobre a construção monumental de Brasília e a criação do Memorial JK. A entrada é gratuita.

Nascida em Belo Horizonte, Maria Coeli veio para Brasília ainda em 1960. Estudou na Caseb e formou-se em Artes Plásticas na UnB. Além de cineasta, também é professora, poetisa e autora de “História do Núcleo Bandeirante”, “História de Brazlândia”, “Brasília feita por nós”, “Corpo Coletivo”, “Caseb 30 anos”, “Honestino” e “Athayde”, sua obra seu tempo.

EXIBIÇÃO ÚNICA

Na segunda-feira, dia 21, às 20h, será projetado o filme Acidente, de Bruno Carboni, que mergulha em uma conexão que surge a partir de um incidente carregado de tensão: uma disputa de trânsito entre Joana, uma ciclista, e Elaine, uma motorista, envolvendo também seu filho Maicon. O filme explora os entrelaços que se formam entre esses personagens em um contexto de animosidade inicial.

Os ingressos para as sessões regulares no Cine Brasília custam R$ 20 (inteira) e R$ 10

(meia), com exceção da sessão única do filme Acidente, cujo ingresso custa R$ 5 (valor único), a sessão do Dia do Orgulho Lésbico e Sapatão e a Mostra Maria Coeli, que têm entrada franca. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do cinema ou no SITE.

SERVIÇO

CINE BRASÍLIA

Endereço: Asa Sul Entrequadra Sul 106/107 – Brasília, DF, 70345-400.
Informações pelo WhatSApp: 61 99878-2198 ou [email protected]
Ingressos à venda na bilheteria ou pelo link: ingresso.com/cinema/cine-brasilia

PROGRAMAÇÃO 17 A 23 DE AGOSTO

QUINTA-FEIRA, 17/08

10h00 — Águas do Pastaza
14h30 — Asteroid City (acessibilidade app Mobi Load)
16h40 — Ela Mora Logo Ali + Môa, Raiz Afro Mãe (acessibilidade app Mobi Load)
19h00 — Infinitas Terras
21h30 — EAMI

SEXTA-FEIRA, 18/08

10h00 — Águas do Pastaza
14h20 — Infinitas Terras
16h40 — Ela Mora Logo Ali + Môa, Raiz Afro Mãe (acessibilidade app Mobi Load)
19h00 — Asteroid City (acessibilidade app Mobi Load)
21h00 — EAMI

SÁBADO, 19/08

10h00 — Águas do Pastaza
14h00 —Infinitas Terras
16h00 — Ela Mora Logo Ali + Môa, Raiz Afro Mãe (acessibilidade app Mobi Load)
18h15 — Asteroid City (acessibilidade app Mobi Load)
20h30 — Sessão Especial Dia do Orgulho Lésbico e Sapatão – exibição de Ferro’s Bar + debate (Entrada franca)
21h20 — EAMI

DOMINGO, 20/08

10h00 — Águas do Pastaza
14h00 — Infinitas Terras
16h00 — Ela Mora Logo Ali + Môa, Raiz Afro Mãe (acessibilidade app Mobi Load)
18h30 — Pré-estreia – Retratos Fantasmas + Debate
21h30 — Pré-estreia – Retratos Fantasmas

SEGUNDA-FEIRA, 21/08

18h00 — O Espaço Infinito
20h00 — Acidente

TERÇA-FEIRA, 22/08

10h00 — Águas do Pastaza
14h20 — Infinitas Terras
16h40 — Ela Mora Logo Ali + Môa, Raiz Afro Mãe (acessibilidade app Mobi Load)
19h00 — Mostra Maria Coeli – JK por Dona Sarah (Entrada franca)
21h00 — EAMI

QUARTA-FEIRA, 23/08

10h00 — Águas do Pastaza
14h20 — Infinitas Terras
16h40 — Ela Mora Logo Ali + Môa, Raiz Afro Mãe (acessibilidade app Mobi Load)
19h00 — Asteroid City
21h00 — EAMI

PRÉ-ESTREIA

Retratos Fantasmas
(Documentário/Brasil/2023/91min)
De Kleber Mendonça Filho

Sinopse: No centro do Recife, no século 20, conheça a história do centro da cidade contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos.

Classificação indicativa: Livre

ESTREIAS

Águas do Pastaza
(Documentário/Portugal/2022/61min)
De Inês T. Alves

Sinopse: Isolados na floresta amazônica vive uma comunidade de crianças em profunda intimidade com a natureza ao redor. Entre as águas do rio Pastaza e as copas das árvores, essas crianças vivem seu dia a dia de forma quase autônoma e com forte senso de colaboração.

Classificação indicativa: Livre

Asteroid City
(Drama/EUA/2023/105min)
De Wes Anderson

Sinopse: A história se passa numa cidade ficcional em pleno deserto americano, por volta de 1955. O itinerário de uma convenção de Observadores Cósmicos Jr./Cadetes Espaciais (organizada com o objetivo de juntar estudantes e pais de todo o país para uma competição escolar com oferta de bolsas escolares) é espetacularmente perturbado por eventos que mudarão o mundo.

Classificação indicativa: 14 anos

Môa, Raiz Mãe Afro
(Documentário/Brasil/2023/102min)
De Gustavo McNair

Sinopse: Em um prenúncio do que viria a ser o governo Bolsonaro, o mestre Moa do Katendê foi assassinado em um bar de Salvador, e foi assim que muita gente ficou sabendo de sua existência. O que muitos ainda desconhecem é que ele foi um dos artífices da revolução ocorrida no carnaval baiano, com o surgimento de blocos afro. Além disso, foi compositor, professor de capoeira e símbolo de resistência cultural. Sua história é contada através de imagens e depoimentos de gente como Gilberto Gil, Letieres Leite, Lazzo Matumbi, Fabiana Cozza, entre outros.

Classificação indicativa: 12 anos

Infinitas Terras
(Drama/Brasil/2023/112min)
De Cauê Brandão

Sinopse: Infinitas Terras (Ou: Relatos do Meu Tempo em Crise) acompanha um autor de revistas em quadrinhos que resolve organizar a vida começando por sua coleção de publicações. No entanto, ao dar falta de uma delas, ele parte em busca do objeto perdido – o que o forçará a confrontar pessoas e lugares de seu passado.

Classificação indicativa: 14 anos

EAMI
(Documentário/Drama/Paraguai/2022/85min)
De Paz Encina

Sinopse: A terra natal de Eami é invadida por colonos. Incorporando Asojá, a deusa-pássaro-mulher, ela entra em transe em que caminha lenta e atordoada por sua amada floresta enquanto se prepara para deixá-la para sempre.

Classificação indicativa: 12 anos

SESSÃO ESPECIAL DIA NACIONAL DO ORGULHO LÉSBICO E SAPATÃO

Ferro’s Bar
(Documentário/Brasil/2022/24min)
De Aline A. Assis, Fernanda Elias, Nayla Guerra, Rita Quadros

Sinopse: A partir de relatos de lésbicas frequentadoras do Ferro’s Bar, aborda-se um episódio central para a formação do movimento lésbico brasileiro no começo dos anos 1980: o “Levante do Ferro’s Bar”. O filme mostra como as lésbicas deixam de ser encontradas apenas à noite, no interior de apartamentos, e se tornam um sujeito político que se ergue contra a censura a um dos maiores periódicos lésbicos da época: o ChanacomChana.

Classificação indicativa: 14 anos

MOSTRA MARIA COELI

JK por dona Sarah
(Documentário/Brasil/2021/31min)
De Maria Coeli

Sinopse: Entrevista com Dona Sarah, de 1989, na qual relata sua vida ao lado do presidente Juscelino Kubitschek, a construção de Brasília e do Memorial JK.

Classificação indicativa: Livre

SELEÇÃO DE CURTAS

Ela Mora Logo Ali
(Ficção/Brasil/2022/16min)
De Fabiano Tertuliano de Barros e Rafael Rogante

Sinopse: Uma humilde e ambulante vendedora de bananas fritas, de uma cidade da região da floresta amazônica, tem sua rotina alterada ao conhecer uma jovem leitora no ônibus no caminho de volta para casa. A partir desse momento, a vendedora inicia uma nova jornada de descobertas, sonhos e o desafio de encontrar o livro preferido de seu filho.

Classificação indicativa: Livre

EM CARTAZ

Acidente
(Drama/Brasil/2022/95min)
De Bruno Carboni

Sinopse: A ciclista joana sofre um estranho acidente, onde ela é carregada no capô do carro. Ela sai ilesa e decide esconder o ocorrido, porém, um vídeo do acidente viraliza na internet e ela se vê obrigada a prestar queixas na polícia. Ela começa aos poucos a se envolver na vida da família que a atropelou.

Classificação indicativa: 10 anos