Livro Reflexões acerca do sentido da vida – A partir do pensamento de Viktor Frankl de Thiago Aquino analisa a proposta de Viktor Frankl, idealizador da Logoterapia

Como parte da coleção “Logoterapia”, a PAULUS Editora publica o livro “Reflexões acerca do sentido da vida – A partir do pensamento de Viktor Frankl”, escrito por Thiago Antonio Avellar de Aquino. Na obra, o autor busca conduzir o leitor na redescoberta da arte de dizer sim à vida, através da compreensão da condição humana.

De acordo com o autor, o objetivo da publicação é desvelar a proposta descrita no livro “Em busca de sentido”, de Viktor Frankl e analisar aquela que foi a pedra angular do seu pensamento, fazendo uma ligação entre os fundamentos antropológicos e sua vivência durante a Segunda Guerra Mundial – uma constatação acerca da tese da sede de sentido do ser humano, que abarca um longo espectro, tanto o sentido do sofrimento quando o da morte.

Nascido na Áustria em 1905, Viktor Frankl foi um psiquiatra e psicoterapeuta, reconhecido por seu livro “Man’s search for meaning” (O homem em busca de sentido), publicado em 1946. Ele é reconhecido pela Logoterapia, que se fundamenta na busca de sentido na vida. Esta abordagem teve como base sua experiência pessoal nos campos de concentração em Auschwitz. Diante daquela terrível realidade, o psiquiatra percebeu que algumas pessoas ainda conseguiam buscar um propósito ou sentido para a existência.

“De forma geral, o sentido da obra se desvela na medida em que tenta responder quem é o ser humano. Conclui-se que ele é aquele ser que se adapta às condições ou a um destino imutável, um ser que decide sempre quem será em qualquer situação. Mas também, por um lado, é um ser hediondo, pois inventou a câmara de gás; por outro, pode ser um santo, na medida em que manifesta sua verticalidade interior, conforme foi verificado nos porões da humanidade, nos campos de concentração”, assinala a publicação.

Reflexões acerca do sentido da vida
Capado livro Reflexões acerca do sentido da vida | Imagem: Ilustrativa

Segundo Thiago Antonio Avellar de Aquino, a experiência de Frankl nos campos de concentração nazistas pode ser considerada um paradigma para a descoberta de sentido no próprio sofrimento. “Frankl deu uma resposta à vida, utilizando de ciência e humanidade, para mitigar os índices de suicídio entre os jovens vienenses. Ali germinaram suas principais ideias sobre o homem e o mundo”, destaca o autor.

A obra de Aquino está organizada em seis capítulos, que apresentam os temas: “Em busca do sentido do livro ‘Em busca de sentido’”; “O problema do sentido ou o sentido como um problema?”; “A pessoa como um ente espiritual”; “O sentido existencial da vida humana”; “O sentido da vida como um celeiro” e “O sentido do sentido último”. No prefácio, o autor relata ainda o encontro com Viktor Frankl, em 1995 e suas impressões sobre o momento.

Esta publicação é dirigida aos profissionais que trabalham com as questões humanas, os estudantes e interessados na Logoterapia e aqueles que buscam a compreensão do seu viver no mundo atual. Ele pode ser encontrado nos formatos físico e digital.

Thiago Antonio Avellar de Aquino é graduado em Psicologia e doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor do Departamento de Ciências das Religiões da UFPB e líder do Laboratório de Pesquisa em Logoterapia e Análise Existencial (LAPLAE, CNPq). Além de diversos livros publicados sobre Logoterapia, também possui mais de setenta artigos em periódicos científicos de Psicologia e Ciência da Religião sobre a temática do sentido da vida na perspectiva de Viktor Frankl. Pela PAULUS Editora, publicou os livros: “Logoterapia e análise existencial -Uma introdução ao pensamento de Viktor Frankl”, “A presença não ignorada de Deus na obra de Viktor Frankl”, “Logoterapia & Educação – fundamentos e práticas”.

Ficha Técnica

Título: Reflexões acerca do sentido da vida – A partir do pensamento de Viktor Frankl
Autor: Thiago Antonio Avellar de Aquino
Coleção: Logoterapia
Acabamento: Brochura
Dimensões (A x C): 21,00 x 13,50
Páginas: 144
Área de interesse: Psicologia, Logoterapia