Referência Galeria de Arte


Referência Galeria de Arte apresenta sua programação para 2017

A Referência Galeria de Arte prepara uma intensa programação para o 2017, com a realização de exposições, oficinas gratuitas com artistas de renome, participação em feiras e realização de eventos dirigidos a ampliar o conhecimento do público sobre as artes visuais. Entre os artistas que apresentarão seus trabalhos na galeria estão Alice Lara, Carolina Vecchio, Clarice Gonçalves, Raquel Nava, Christus Nóbrega, Rogério Gohmes, Walter Goldfarb e Luiz Mauro.

Com 21 anos de trajetória, a Referência é uma das galerias mais atuantes no mercado de artes visuais do país, com a Referência Galeria de Arte realizou importantes exposições em Brasília, criando um diálogo entre os artistas locais e do país com críticos e curadores. “Além de ser uma galeria comercial, a Referência tem como um de seus pilares a responsabilidade por disseminar a produção artística de Brasília e de artistas de outros estados, criando assim um fluxo de intercâmbio de informações entre artistas e colecionadores”, afirma a marchand e sócia da Referência, Onice Moraes. “Nesse sentido, retomamos este ano as oficinas gratuitas, os encontros e as visitas guiadas abertas ao público, além da participação em feiras de artes pelo país para apresentar as obras dos artistas que representamos”, completa.

Ao longo do ano, serão divulgados os eventos e a forma de inscrição nas oficinas pelas mídias sociais da Referência Galeria de Arte – Facebook @ReferenciaGaleria e Instagram @ReferenciaArte – ou pelo site – www.referenciagaleria.com.br.

Em fevereiro, a Referência apresenta a exposição “Delas”, uma coletiva com obras de quatro artistas visuais brasilienses que trabalham com pintura, entre elas Alice Lara, Carolina Vecchio, Clarice Gonçalves e Raquel Nava. A mostra fica em cartaz de 4 de fevereiro a 11 de março.

De 18 de março a 22 de abril, Christus Nóbrega apresenta sua mais recente produção, resultado de uma pesquisa relacionada à fotografia, à obra de grandes mestres da pintura e à técnica de dobraduras. A mostra intitulada “Brinquedos de criança” terá entre seus desdobramentos o curso/oficina “Modos de ver a arte brasiliense: interseções poéticas na produção de Christus Nóbrega com a história da arte”, proferida pelo artista. Entre os temas abordados estão a introdução à análise da imagem, a fotografia contemporânea, campo expandido e arte computacional.

Ainda em abril, de 5 a 9, a Referência participa da 13ª edição da SP-Arte com obras de artistas representados pela galeria, entre eles Adriana Rocha, Alex Cerveny, Alice Lara, André Santangelo, Carlos Vergara, Claudio Tozzi, Christus Nóbrega, David Almeida, Elyeser Szturm, Gê Orthof, João Angelini, Luiz Áquila, Paulo Whitaker, Ralph Gehre, Raquel Nava, Roberto Magalhães, Rodrigo de Almeida Cruz, Rogério Ghomes, Virgílio Neto e Walter Goldfarb.

De 7 de maio a 17 de junho, acontece a mostra de Rogério Gohmes. Artista visual laureado com o Prêmio Brasil de Arte Contemporânea na ARCO-Madrid 2010, o paranaense apresenta sua pesquisa relacionada à fotografia e o campo expandido, com curadoria de Fábio Luchiari. Rogério realizará uma oficina aberta ao público sobre a Fotografia contemporânea brasileira em seu percurso ao longo de 60 anos de história e seu processo criativo.

Em setembro, de 11 a 17, a Referência segue para o Rio de Janeiro, onde participa da ArtRio, a feira de galerias de arte carioca que chega à sétima edição. De 30 de setembro a 11 de novembro, a Referência Galeria de Arte apresenta Walter Goldfarb – 20 anos de linguagem visual, uma mostra com obras do artista carioca. Durante o período da mostra, Walter realizará duas oficinas sobre pintura e bordado, técnicas presentes em seus trabalhos, um exercício de vivência de atelier, com foco no processo criativo do artista.

Na programação de outubro, acontece ainda a segunda edição da Feria Brasília de Arte Contemporânea, que para este ano contará com mais galerias e palestras com artistas, curadores e historiadores da arte. Encerrando a programação de 2017, de 11 de novembro a 23 de dezembro, o artista visual Luiz Mauro expõe os desenhos da série Pinturas como fotografias, que recompõem os ateliês de artistas que contribuíram para a história da arte mundial. A mostra apresentada na Maison Européenne de la Photographie, Paris (França), chega a Brasília com novos trabalhos produzidos recentemente.

Sobre a Referência Galeria de Arte

Em 21 anos de atuação consolidada no mercado de artes visuais do País, a Referência Galeria de Arte trouxe para a capital federal nomes importantes para arte contemporânea brasileira e realizou projetos que lançaram jovens talentos por meio de exposições, como a “Novas Referências”, “Ocupação Contemporânea”, a “Feira Novos Eixos”, entre outros. Recentemente, criou a Feira Brasília de Arte Contemporânea, realizada de 15 a 18 de setembro, que reuniu 10 galerias e uma editora de arte para apresentar os trabalhos de 80 artistas nacionais e estrangeiros. Como forma de apresentar ao público as obras dos artistas que representa, a galeria participa de feiras pelo país, como ao SP-Arte, a PARTE e a ArtRio.

Referência Galeria de Arte
205 Norte, Bloco A, Sala 9
Asa Norte – Brasília-DF
Telefone: (61) 3361-3501
Facebook/ReferenciaGaleria
Instagram/ReferenciaArte
Site: www.referenciagaleria.com.br

Anterior Mauricio Meirelles em Brasília!
Próximo Cerco Elétrico 4° Edição