Nesta quinta-feira, 13 de agosto, das 18h às 19h, o projeto Conversa | Online da Referência Galeria de Arte reúne a curadora independente Cinara Barbosa e o artista visual Virgílio Neto para a live “Riscos”. Tendo o desenho como ponto de partida, curadora e artista falam de temas como: Linguagem, figurativismo, coletivos de artistas e desenho. O encontro acontece no Instagram @referenciaarte, com espaço para receber perguntas e comentários do público.

Cinara Barbosa é professora adjunta do Departamento de Artes Visuais (VIS) da Universidade de Brasília. Membro do Conselho da Galeria Espaço Piloto da UnB. Membro do comitê de indicação do Prêmio Pipa 2019. Idealizadora do BSB Plano das Artes, ganhador do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) a partir de 2016, projeto que envolve espaços independentes e ateliês de Brasília com foco na formação de arte-educadores para o circuito autônomo das artes na cidade. Foi diretora artística do Elefante Centro Cultural (DF), espaço autônomo de artes visuais. Homenageada pelo Prêmio Vera Brandt 2019. Foi ganhadora do Prêmio Bolsa Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais 2010, com o projeto de pesquisa sobre curadoria. Como curadora e pesquisadora sua área de interesse está centrada em História da Arte no Brasil e arte contemporânea brasileira.

Virgílio Neto é artista visual e desenvolve seu trabalho explorando a linguagem do desenho. Desde de 2008 tem participado constantemente de exposições em instituições de arte, galerias e espaços independentes em várias cidades do Brasil. Em 2011 foi selecionado para participar do projeto Rumos do Itaú Cultural. Em 2012 ficou em primeiro lugar no Prêmio EDP nas Artes do Instituto Tomie Ohtake, também no mesmo ano teve seu livro Talvez o Mundo Não Seja Pequeno publicado pela Bolha Editora. Em 2013 realizou duas exposições individuais: The White Crash no Banff Centre no Canadá e Ausente Presente pelo Prêmio de Arte Contemporânea da Funarte em Brasília. Em 2014 foi indicado pela segunda vez ao Prêmio Pipa Investidor de Arte. Em 2016 foi um dos ganhadores do Prêmio Transborda Brasília. Em 2019 participou da Temporada de Projetos do Paço das Artes em São Paulo com uma exposição individual. Foi um dos sócios fundadores do Espaço Cultural Laje, em Brasília, que funcionou de 2011 a 2015 e posteriormente sócio fundador do Espaço BREU em São Paulo em 2018.

SP-Arte Viewing Room

Em agosto, o projeto Conversa | Online apresenta alguns dos artistas representados pela Referência que participam da SP-Arte Viewing Room, a primeira edição online da maior e mais importante feira de galerias de arte da América Latina, que acontece de 24 a 30 de agosto. Para a feira virtual, a Referência apresenta obras inéditas, que em sua grande maioria foram produzidas especialmente para o evento. Adriana Vignoli, Alex Cerveny, Alice Lara, André Santangelo, Carlos Vergara, Cláudio Tozzi, Gê Orthof, João Angelini, Karina Dias, José Roberto Bassul, Luiz Áquila, Matias Mesquita, Patrícia Bagniewiski, Patrícia Furlong, Pedro Gandra, Ralph Gehre, Raquel Nava, Rogerio Ghomes e Virgílio Neto.

Serviço

Conversa | Online
Riscos
Com | Cinara Barbosa – curadora – e Virgílio Neto – artista visual
Onde | instagram @referenciaarte
Quando | 13 de agosto
Quinta-feira
Horário | das 18h às 19h
Referência Galeria de Arte
Agendamento de visitas | (61) 98162-3111
referenciagaleria@gmail.com

Anterior Banda Trampa e musical Elvis Brasil no Drive-In CCBB
Próximo Rita escreve texto para orelha do livro de memórias de Xuxa