A Referência Galeria de Arte dá início ao projeto Conversa | Online com o artista visual David Almeida e a psicóloga Vania Moraes

Começa na próxima quarta-feira pelo Instagram da galeria o projeto que busca aproximar o público de artistas, curadores, colecionadores, instituições privadas e públicas promove o diálogo entre profissionais de diversas áreas do conhecimento.

Nesta quarta-feira, 8 de julho, das 18h às 19h, a Referência Galeria de Arte dá início ao projeto Conversa | Online. Com a participação de artistas e especialistas em temas que se relacionam com a arte, o projeto busca estimular o debate sobre as produções e como elas dialogam entre si e com outros campos do conhecimento como: a matemática, a biologia, a história, a química, a arquitetura, a medicina, a psicologia, entre outras. Abrem a programação o artista visual David Almeida e a psicóloga especialista em saúde mental e constelação familiar Vania Moraes.

A mostra Lindeza, de David Almeida, levou para a Referência pinturas a óleo e esculturas, resultado de um mergulho nas paisagens e histórias de Crateús e do Cariri, no Ceará. À época da mostra, o artista declarou que “É um processo de aterramento e conexão com as heranças culturais familiares”. A Conversa | Online gira em torno à mostra “Lindeza”, realizada por David Almeida entre novembro de 2019 e janeiro de 2020, e como ela se desdobra ao longo de sua produção. Temas como ancestralidade, viagem, pintura e mistério estarão em pauta durante a live. A participação é gratuita e os interessados em participar devem acessar o Instagram @referenciaarte. Perguntas e comentários poderão ser feitos durante o evento e serão respondidas e comentadas o final da conversa.

A Referência tem realizado várias ações virtuais para aproximar o público de artistas, colecionadores, curadores e instituições culturais públicas e privadas. O projeto Conversa | Online soma-se a outras iniciativas como: Quintas no Ateliê, Mostra de Acervo, Visita Guiada e a produção de catálogos disponibilizados em PDF para os clientes por e-mail. “Com essas atividades, conseguimos atender a demanda de nossos clientes e apresentar o acervo da Referência a um grupo cada vez maior, de outras partes do país e do mundo”, afirma a galerista Onice Moraes.

As próximas conversas já estão agendadas. No dia 15 de julho, a Conversa | Online será com os artistas Pedro Gandra (Brasília) e Luiz Áquila (Rio de Janeiro). No dia 22, Yana Tamayo e Luciana Paiva participam do projeto.

Sobre David Almeida

Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília, sua pesquisa se desenvolve por meio de múltiplas linguagens como desenho, objeto, fotografia, instalação, performance e, sobretudo, a pintura. Sua produção tem como eixo as problemáticas do espaço e do corpo em percurso, explorando a visualidade do espaço íntimo, do ateliê̂, da cidade e da paisagem natural. Investiga os limites entre presença e ausência, o espaço pictórico, elementos da pintura e sua semântica narrativa engendrando conceitos de clausura, fantasmagoria, rigidez social da arquitetura dos grandes centros e deriva como método de estudo de lugares marginais e da paisagem.

Brasiliense radicado em São Paulo, David Almeida foi indicado ao Prêmio Pipa em 2018 e premiado em salões como 12o Salão de Arte de Jataí em 2013, em 2014 pelo 20o Salão Anapolina de Arte, e I Prêmio Vera Brant de Arte Contemporânea em 2016. Participou de importantes mostras coletivas como “Brazil: arbeit und freundschaft”, no Espaço Pivô, em São Paulo, e 20 – Pintura e Pictorialidade em Brasília de 2000/2014, no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, “Scapeland – Território de Transito Livre”, no Memorial da América Latina em 2018 e Segunda Naturaleza, na Galeria Fernando Pradilla em Madri em 2020.

Entre suas exposições individuais destacam-se as mostras Paradeiro, realizada em 2018 na Zipper Galeria em São Paulo, Encalço na Mul.ti.plo Espaço Arte no Rio de janeiro, Paragens de um Lugar Nenhum na Casa da Imagem em Curitiba e Lindeza, exposição individual realizada em Brasília na Referência Galeria de Arte em 2019. Participou de residências nacionais e internacionais e recentemente realizou a exposição Individual A Task of Wonders, resultado da residência no Espronceda Center for Art & Culture em Barcelona, 2020.

Sobre Vania Moraes

Psicóloga e servidora pública, Vania Moraes trabalhou vários anos na área de gestão de pessoas e comportamento organizacional. Atualmente, seu trabalho tem enfoque maior na área clínica e de saúde mental. Com várias especializações na área, as principais são em psicanálise, psicologia positiva e constelação familiar e sistêmica. Além disso, publica periodicamente conteúdos sobre sua área de atuação no blog vocemaisfelizsite.com.

Serviço

Conversa | Onlne
Ancestralidade, viagem, pintura e mistério
Com | David Almeida e Vania Moraes
Onde | instagram @referenciaarte
Quando | 8 de julho
Quarta-feira
Horário | das 18h às 19h
Referência Galeria de Arte
Agendamento de visitas | (61) 98162-3111
referenciagaleria@gmail.com

Anterior Conteúdo para atrair e motivar podcasters brasilienses
Próximo Após retorno dos EUA, brasiliense Mash lança música de estreia