Com direção de Kleber Mendonça Filho, o premiado curta-metragem de ficção Recife Frio (PE, 2009, 24 min.) traz no roteiro uma mudança climática na capital pernambucana, que antes era tropical e agora é fria, chuvosa e triste.

A produção chega ao SescTV no dia 27/6, quinta, às 22h, e integra uma seleção de 20 filmes brasileiros premiados, com o tema Humor em Tempos de Cólera, exibidos na 28ª edição do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, em 2017, com curadoria de Zita Carvalhosa, diretora da Associação Cultural Kinoforum, responsável pelo festival. (Assista também emsesctv.org.br/aovivo).

No filme, com estética documental, um narrador relata, após a queda de um meteoro na cidade de Recife, uma desconhecida mudança climática que afetou as relações na sociedade e teve grande impacto em toda a cultura local.

Dentre os casos, um francês que investiu numa pousada perto da praia e teve seus clientes reduzidos por causa do fenômeno; um senhor que gostou da mudança por trabalhar como Papai Noel, pois passava mal com o calor de Recife; e uma família de classe média alta que comprou um apartamento grande e arejado, mas, ironicamente, preferiu ficar com o quarto de empregada.

Por Recife Frio, Kleber Mendonça Filho foi premiado com Melhor Diretor no Cine PE em 2010; e Melhor Diretor no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2009. Além desses, a película já venceu prêmios como Melhor Ficção no Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro e Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – GO, ambos em 2010, entre outros.

Durante os três anos de gravações de Recife Frio, que completa uma década de lançado em 2019, Mendonça Filho teve como parceiros Juliano Dornelles, na produção executiva, e a francesa Emilie Lesclaux, na produção. Desde então, eles vêm trabalhando juntos. Com o filme Bacurau – que ainda não estreou no Brasil, codirigido por Mendonça Filho e Dornelles, com produção de Lesclaux -, eles escreveram seus nomes na história do cinema ao receberem o Prêmio do Juri no Festival de Cannes deste ano, na Franca, em empate com o filme francês Les Misérables (Os Miseráveis).

Sobre o SescTV

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço

+CURTAS
Tema: Humor em Tempos de Cólera
Recife Frio (Ficção, PE, 2009, 24 min.)
Estreia: 27/6, quinta, às 22h.
Reapresentações: 29/6, sábado, às 23h30; 30/6, domingo, às 22h30; 1/7, segunda, às 22h; 2/7, terça, às 24h; e 3/7, quarta, às 23h30.
Direção: Kleber Mendonça Filho.
Classificação indicativa: 10 anos.

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Anterior Rally fotográfico liga Brasil à Argentina em 2019
Próximo Dupla Sandro e Cícero lança clipe com MC Mirella