RAGÚ DE OSSOBUCO AMBURANA


O chef e sommelier de cervejas Guilherme De Rosso, proprietário do Boteco Simples Assim (www.simplesassimboteco.com.br) e supervisor do curso de Beer Sommelier do Centro Europeu (www.centroeuropeu.com.br), ambos de Curitiba (PR), preparou uma receita especial: Ragú de Ossobuco Amburana. O preparo leva Amburana Lager, cerveja da paranaense Way Beer, que dá um gostinho ainda mais especial a receita.

Receita Ragú de Ossobuco Amburana com Creme de Mandioquinha do Chef Guilherme De Rosso (Simples Assim) – Receita para XX pessoas.

Ingredientes

· 1,5kg de ossobuco
· 200g de bacon em cubos
2 cebolas médias picadas
1 cenoura média picada
1 talo de salsão picado
4 dentes de alho moído
2 galhos de tomilho
1 ramo de alecrim
2 colheres de manteiga sem sal
Azeite de oliva
1 colher de sopa de extrato de tomate
500ml de cerveja Way Amburana Lager (ou outra do estilo Strong Scotch Ale)
1 pimenta dedo de moça picada, sem semente
Sal e pimenta do reino à gosto
2 kg de Mandioquinha (Batata Salsa)
1 copo de requeijão
200ml de nata
200g de queijo parmesão ralado
70g de manteiga sem sal
Noz moscada
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo do Ragú de Ossobuco Amburana: Em um frigideira de fundo grosso selar os bifes de ossobuco com um pouco de sal e pimenta do reino. Separar. Numa panela de pressão, fritar o bacon até dourar. Acrescentar os legumes e refogar por 5 minutos. Acrescentar o ossobuco, e todos os outros ingredientes. Colocar a cerveja até cobrir os ingredientes. Tampar e levar ao fogo médio. Após pegar pressão, cozinhar por aproximadamente 40 minutos. Depois disso, abrir a panela e ver a textura da carne, caso queira um molho mais denso, deixe ferver lentamente o molho até evaporar uma parte do molho. Finalizar e ajustar com sal e pimenta do reino.

Modo de preparo do Creme de Mandioquinha: Cozinhar a mandioquinha até ficar a ponto de purê. Tirar a casca e esmagar ou bater com a ajuda de um Mixer. Acrescentar o requeijão, e a nata aos poucos, sempre batendo. Caso já tenha esfriado a mistura, leve ao fogo BAIXO numa panela de fundo grosso, mexendo sempre. Acrescente a manteiga e o queijo para finalizar. Ajuste de noz moscada, sal e pimenta do reino branca.

Para servir: Coloque o Creme de Mandioquinha no fundo do prato e acrescente o Ragú de Ossobuco Amburana por cima com bastante molho.

Anterior RECEITAS DE SALADINHAS
Próximo CONFIRA AS ESTREIAS NOS CINEMAS