Em outubro, dois estudantes da modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos – do Centro de Ensino Fundamental 120 de Samambaia conhecerão os Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, através do projeto “Viagem Cultural”.

O Projeto “Viagem Cultural” foi criado pelo ator, professor de Artes (e nosso colunista de cultura) Josuel Junior, que anualmente desenvolve atividades artísticas (dentro e fora da sala de aula) que culminam num passeio pelo Rio de Janeiro e pelos Estúdios Globo (também conhecido como Projac). Formado em Artes Cênicas, o professor tem trabalho ativo no DF nas áreas de teatro, fotografia e televisão e desenvolve essa viagem aos estúdios Globo há mais de seis anos. Participantes de seus cursos de teatro ou estudantes de escolas em que leciona já se tiveram a oportunidade de fazer um diferente passeio pelo mundo da TV.

Produção Cultural

O projeto teve boa aceitação pela direção escolar do CEF 120, que abraçou a ideia e possibilitou que dois estudantes da instituição pudessem participar dessa aventura cultural. Na Globo, os estudantes gravarão o programa Encontro com Fátima Bernardes e conhecerão um pouco mais sobre a estrutura do importante polo de televisão do país.

A ideia principal do projeto é estimular os estudantes de escolas ou de cursos específicos de interpretação às novas profissões do setor artístico-cultural e também apresentar o universo da televisão dentro da disciplina Arte, visando um maior diálogo com as novas áreas da comunicação. Os estudantes tiveram aulas expositivas e práticas sobre a linguagem cênica e estruturas audiovisuais com o professor Josuel e, ao final do ciclo de atividades, dois deles foram escolhidos para essa experiência na cidade do Rio de Janeiro. A escolha dos estudantes deu-se através do desenvolvimento dos mesmos em sala de aula.

Produção Cultural

No Rio, além da gravação nos Estúdios Globo, os estudantes do turno noturno Mikael Alves e Elizângela Ferreira conhecerão pontos turísticos da cidade, fazendo dessa viagem cultural um processo interdisciplinar com base no conteúdo programado para turmas do CEF 120 de Samambaia. Tudo será oferecido gratuitamente aos selecionados. Participarão da viagem os dois estudantes da EJA, o professor da disciplina, Josuel Junior, os diretores Simone Clay e Diógenes Pantaleão. Os estudantes tiveram bom desempenho na disciplina Artes e com isso conquistaram as disputadas vagas no projeto, que movimentou a escola.

Produção Cultural
A viagem será realizada entre os dias 22 e 23 de outubro de 2019. Tudo será registrado em vídeo para apresentação interna na escola.

Confira como foi a edição de 2018 da “Viagem Cultural” através do vídeo

 

Produção Cultural
Josuel Junior | josueljunior86@gmail.com

Anterior Negra Li fará o show do 16º Prêmio Engenho de Comunicação
Próximo Virada Gastronômica e Cultural em Águas Claras de 7 para 8/9