Projeto Trupecalíssimamente percorre escolas para destacar arte de Ariano Suassuna com oficinas de canto e percussão em São Sebastião e Paranoá

O projeto Trupecalíssimamente homenageia a arte brasileira. A iniciativa reúne uma trupe de 9 artistas e 2 professores para promover oficinas de canto e percussão em comunidades do São Sebastião, nos dias 1 e 8 de novembro, e Paranoá, nos dias 10 e 12 de dezembro.

O objetivo é unir alunos, artistas e professores em um espetáculo final, o Trupecalissimamente – O Musical, um momento cênico-musical comandado por uma trupe de artistas que exalta a cultura popular e o mestre Ariano Suassuna, célebre artista paraibano que deu início ao movimento Arte Armorial, congregando elementos populares em uma linguagem erudita de música e encenação.

A trupe é composta por quatro músicos (Ancleves Nascimento no baixo acústico e elétrico; Diana Mota na flauta transversal e voz; Zé Maurício Menezes com violão e voz; Renato Vieira, com percussão e voz); quatro atores (Paulo Russo, Larissa Calixto, Kêu Aragão e Gilson Cezzar) e uma artista plástica (Bernadete Brito), sendo Diana Mota (voz) e Renato Vieira (percussão) professores das oficinas, onde o aluno poderá escolher uma das modalidades.

As apresentações e oficinas acontecerão em escolas, centros culturais e praças públicas das cidades das cidades-satélites que recebem o projeto. Todos os participantes das oficinas serão preparados para compor um momento especial do musical Trupecalíssimamente, dando a eles a oportunidade de vivenciar a cultura popular se manifestando na prática.

A Arte Memorial é uma vertente da cultura popular denominada assim pelo simbolismo de suas “armas”, como a linguagem, a sonoridade e as expressões corporais, pretendendo realizar uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares da cultura do país. O dramaturgo e poeta Ariano Suassuna foi um dos seus expoentes e fundadores, junto a outros artistas do Nordeste brasileiro.

O musical Trupecalíssimamente resgata e reverencia a memória do mestre Ariano Suassuna tanto nas aulas quanto no palco. Durante as oficinas, o projeto incita o indivíduo a estabelecer uma consciência crítica sobre a arte que está à sua volta e contribuir para a preservação da identidade cultural do seu país, criando caminhos para que a cultura popular alcance diferentes públicos e que se mantenha viva.

Durante as oficinas musicais, os participantes tem a oportunidade de conhecer a cultura popular através da música e ao mesmo tempo vivenciar a experiência de estar no palco, fazendo parte de uma apresentação cultural em sua própria comunidade. A originalidade e a singularidade desse projeto estão presentes na criação inédita do conteúdo musical, com trilha sonora própria criada a partir das oficinas.

Trupecalíssimamente – O Musical

1/11 – Centro Educacional São Francisco
Quadra 17, Lote 100 – São Francisco, São Sebastião – DF, 71693-317
Oficinas: 08:30
Espetáculo: 10:30

08/11 – IFB -Instituto Federal de Brasília – São Sebastião
Área Especial 2-, s/n – São Bartolomeu (São Sebastião), Brasília – DF
Oficinas: 16horas
Espetáculo: 19horas.

10/12 – Escola Classe 03 do Paranoá
Q 17 Lt 08 – Paranoá, Brasília – DF, 71571-703
Oficinas: 08:30
Espetáculo: 10:30

12/12 – Comunidade de aprendizagem do Paranoá – CAP
Quadra 3, conjunto A, lote 8 a 10, area especial.
Oficinas: 08:30
Espetáculo 10:30
Participação Gratuita

Anterior Festival de Cinema do Paranoá divulga lista de filmes premiados
Próximo Tati Zaqui fará cinco shows em Brasília no Halloween