Carrinho de Rolimã, Jogo da Velha, Iôiô, Adedonha, Pião, Pipa e Bola de Gude. Brincadeiras tradicionais, que divertiram e animaram a infância de muitos, por gerações. Mas com o avanço de jogos eletrônicos e da internet, muitas dessas brincadeiras tem perdido espaço no dia-a-dia das crianças. Perdido espaço, mas não a importância, pois elas tem a capacidade de despertar e trabalhar a ludicidade, coordenação motora, concentração, cooperação e, além de tudo, são muito divertidas. Pensando em apresentar e reintroduzir os jogos populares na infância atual, surge o Curumim – Calendário Cultural do Brincar, projeto que visa resgatar as brincadeiras populares no dia-a-dia das crianças.

O objetivo do Curumim é incentivar a imaginação e valorizar a cooperação entre as crianças, por meio de um calendário mensal de atividades culturais e lúdicas, tal como o bom e velho tempo de pipa, em janeiro, naturalizando o brincar no cotidiano dos pequenos. De janeiro a dezembro de 2019, no último final de semana de cada mês, o Curumim está realizando uma série de atividades artísticas, culturais, sociais e desportivas, procurando naturalizar a cultura do brincar tradicional nas ruas com brinquedos artesanais, jogos populares e várias atividades ao ar livre.

A etapa de agosto será nos dias 24 e 25 de agosto, sábado e domingo, a partir das 09h, no estacionamento da Escola Classe 604, de Samambaia, indo até o fim da tarde.

Entre as atividades e ações sociais da edição de agosto do Curumim estão Pebolim, Xadrez, Cubo Mágico, Bate Bate, Cabra Cega, Cabo de Guerra, Pique Bandeirinha, Fotografia e apresentação de uma Roda de Capoeira.

Curumim – Comum Idade Cultural

Curumim é uma palavra de origem tupi que designa, de modo geral, as crianças, público alvo do projeto. A nossa “comum idade” de imersão cultural é na infância. O desejo de tornar a comunidade em um “organismo cultural” nos fez chegar ao nome deste empreendimento sociocultural: Curumim – Comum Idade Cultural. Assim, o seu significado fica como “A Criança e sua Comum Idade Cultural”, bem como “A Criança e sua Comunidade Cultural”.

O Curumim apresenta às crianças as raízes das brincadeiras de rua, a naturalidade do brincar na infância, pois ele nasceu para resgatar formas de diversão que foram atropeladas pelo avanço da tecnologia e pelo consumismo desenfreado. E nada melhor do que retratar a criançada como curumins que representam tão bem o modo coletivo do brincar e de se fazer artesanalmente seus próprios brinquedos.

Serviço

Curumim Calendário Cultural do Brincar – Agosto de 2019
Quando? 24 e 25 de agosto, sábado e domingo, a partir das 09h
Onde? Estacionamento da Escola Classe 604 de Samambaia
Quanto? Entrada Franca
Classificação: Livre

PROGRAMAÇÃO

Sábado, 24 de agosto de 2019

• 10:00 – 12:00 – Arte-Educação: Fotografias da Comunidade
• 12:00 – 17:00 – Ação do Brincar (temática de Julho):
→ Jogos: Xadrez e Pebolim
→ Brinquedos: Cubo Mágico e Bate Bate
→ Brincadeiras: Cabra-Cega e Cabo de Guerra

Domingo, 25 de agosto de 2019

• 10:00 – 14:00 – Ação do Brincar (temática de Julho):
→ Jogos: Xadrez e Pebolim
→ Brinquedos: Cubo Mágico e Bate Bate
→ Brincadeiras: Cabra-Cega e Cabo de Guerra
• 14:00 – 17:00 – Torneio Olímpico de Rua: Pique Bandeirinha
• 17:00 – 18:00 – Apresentação Cultural: Roda de Capoeira

Anterior Pirâmide, Urubu ocupa Torre de TV Digital até 25 de agosto
Próximo Lançamento do projeto Parque da Cidade: Galeria a Céu Aberto