Projeto Bonecos Gigantes trará oficinas de construção, manipulação e seminários sobre a cultura popular

Bonecos Gigantes estão presente em diversas regiões do mundo todo e fazem parte do nosso imaginário popular. No Brasil, difundido principalmente em Olinda, eles brincam fazendo homenagens e sátiras e animando nossas festas populares. Com a proposta de promover e divulgar mais essa tradição, surge o projeto Bonecos Gigantes, que trará oficinas de construção, manipulação e um seminário. O projeto será realizado no Batalhão das Artes, espaço cultural de Taguatinga, de setembro a novembro de 2019.

As datas dos respectivos cursos serão: primeira edição de 24 a 27 de setembro; segunda edição de 22 a 25 de outubro e; terceira e última edição de 03 a 06 de novembro. Os cursos serão ministrados pela bonequeira e artista da cidade, Tetê Alcândida.

Além disso, nos dias 03 e 04 de outubro, em parceria com a professora colaboradora Izabela Brochado, do Departamento de Artes Cênicas, da Universidade de Brasília – UnB ocorrerá o Seminário Território, História e Democracia: a cultura popular através dos bonecos. Este evento ocorrerá na UnB.

Tanto as edições dos cursos como o seminário serão certificados pela UnB enquanto ação de extensão. As inscrições podem ser realizadas no site.

Um pouco sobre Bonecos Gigantes

Na atualidade, os bonecos gigantes são esculturas enormes de personagens da história de um local, estado, país ou continente. Esta tradição, que tem provável origem na Idade Média, demonstra o papel da linguagem popular na permanência e ensinamento desta cultura oral, que dialoga com a sociedade de forma crítica, destacando temas na criação do imaginário brasileiro. Sua primeira aparição no Brasil, se deu por volta de 1932, através do personagem Zé Pereira, em Olinda – PE.

Tetê Alcândida

Terezinha Alcândida Borges, mais conhecida como Tetê Alcândida tem uma trajetória na cultura popular de quase 30 anos. “Menina, você é um artista!” ouviu de um palhaço de circo que encomendara o conserto de um par de sapatos, surpreso com o resultado. Moradora de Taguatinga desde 1991, logo se viu fazendo sapatos, figurinos e cenários para grupos teatrais, circenses e folclóricos locais, nacionais e internacionais. Além do ofício de sapateira, também é cenógrafa, bonequeira, artesã, oficineira de brinquedos e brincadeiras populares entre outras profissões que construiu ao longo da vida.

Em sua carreira já concentra ações importantes como – cenógrafa do Maior São João do Cerrado (Ceilândia) por 10 anos e uma das fundadoras do bloco carnavalesco Mamãe Taguá. Também a partir da releitura dos bonecos de Olinda, passou a confeccionar bonecos gigantes, além do trabalho de resgate das tradições da roça, através da intervenção artística com a “Cozinha da Roça”. Em 2018 foi premiada pela Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal por ter prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico e cultural da cidade. Atualmente é Coordenadora do Batalhão das Artes, em parceria com a Associação dos Comerciantes e Industriários de Taguatinga – ACIT.

Serviço

Projeto Bonecos Gigantes

De setembro a novembro de 2019
Atividades gratuitas
Classificação: a partir de 15 anos
Inscrições aqui

Programação

Data: 24 a 27 de setembro (terça a sexta)
Atividade: Curso 1 – Bonecos Gigantes: da construção a manipulação
Local: Batalhão das Artes – Taguatinga Norte
Endereço: Praça da QI 25 (Próximo a ACIT/FACITA)
Horário: 16h às 21h
Vagas Disponíveis: até 40 pessoas

Data: 03 e 04 de outubro (terça e sexta)
Atividade: Seminário Território, História e Democracia: a cultura popular através dos bonecos
Local: Laboratório de Teatro de Formas Animadas – LADA – no Multiuso 1, Bloco A, 1o Andar
Endereço: Campus Darcy Ribeiro, S/N
Horário: 9h às 18h
Vagas Disponíveis: 120 pessoas

Data: 22 a 25 de outubro (terça a sexta)
Atividade: Curso 2 – Bonecos Gigantes: da construção a manipulação
Local: Batalhão das Artes – Taguatinga Norte
Endereço: Praça da QI 25 (Próximo a ACIT/FACITA)
Horário: 16h às 21h
Vagas Disponíveis: até 40 pessoas

Data: 03 a 06 de novembro (terça a sexta)
Atividade: Curso 3 – Bonecos Gigantes: da construção a manipulação
Local: Batalhão das Artes – Taguatinga Norte
Endereço: Praça da QI 25 (Próximo a ACIT/FACITA)
Horário: 16h às 21h
Vagas Disponíveis: até 40 pessoas

Contato e Informações
Telefone: (61) 98127-7422
E-mail: projetobonecosgigantes@gmail.com

Anterior Sesc recebe mostra de cinema underground na segunda
Próximo Comédia e bom humor ao quadrado no Teatro