PRÊMIO WEB DE TEATRO MOVIMENTA O DF


Quem trabalha com arte conhece a importância do diálogo entre diferentes linguagens. O Grupo Tripé é precursor de um projeto que já nasceu cativo na cena brasiliense.

Prêmio Web de Teatro do DF

Uma boa ideia na cabeça e muitas mãos para coloca-la em prática. O Prêmio Web de Teatro do DF surgiu como uma maneira de dialogar mais fortemente com os tradicionais e os novos grupos teatrais do Distrito Federal. Uma proposta democrática que abriu votação aberta pela internet para que o público e os artistas da capital pudessem eleger as mais populares atrações da cidade. Em tempos de tanto pega-pra-capar, onde cada um cuida de seu projeto caladinho, com medo dos cortes na área da cultura, propor uma celebração aberta à classe artística e permitir inscrições das mais diversas para votos pela internet só reforça a vontade do grupo em, de fato, trocar uma ideia com os colegas de profissão.

MAS O QUE É O PRÊMIO WEB DE TEATRO DO DF?

O Grupo Tripé lançou pelas redes sociais uma espécie de convocatória. Grupos e artistas que estiveram em temporadas de espetáculos ao longo de 2018 poderiam inscrever seus projetos nas categorias seguintes categorias:

ESPETÁCULO ADULTO;
ESPETÁCULO INFANTIL;
ESPETÁCULO MUSICAL;
ESPETÁCULO DE RUA;
CANÇÃO ORIGINAL;
TEASER DE DIVULGAÇÃO;
FLYER DE DIVULGAÇÃO;
PROJETO/INICIATIVA;
MONTAGENS ACADÊMICAS.

Para além da premiação, com essa iniciativa, o Tripé fez um mapeamento do que é produzido nas artes cênicas do DF. Pelo mapeamento, constatou-se que foram realizados no ano de 2018 45 projetos de mais de 40 coletivos teatrais, sendo mais de 250 sessões nos mais de 30 espaços culturais da cidade, mobilizando uma média de 682 profissionais e 39.965 espectadores. Obviamente, 39 mil espectadores não correspondem exatamente a 39 mil pessoas, visto que é sabido que muitas pessoas de um mesmo nicho assistem a vários espetáculos.

Prêmio Web de Teatro do DF

A noite de premiação foi simples. Simples e extremamente simpática e divertida. Com a apresentação das atrizes e palhaças Knine e Elisa Carneiro, a diversão foi garantida. Oh, meninas boas de tempo de comédia! Elas dominam qualquer plateia. Logo na entrada do Espaço Cultural Renato Russo, além de encontrar colegas de outros carnavais, cruzei com o ator Filipe Lacerda, estudante de artes cênicas da EAD SP. Filipe viajou de São Paulo a Brasília apenas para o Prêmio Web de Teatro. Estava com o afã de conhecer melhor os artistas e colegas brasilienses, além de representar um dos espetáculos concorrentes da categoria TEATRO ADULTO – “Levante-se”, onde atuou em passagem pela cidade ano passado. Figuras sempre presentes do campo teatral marcaram presença no evento, como Tainá Palitot, Ivan Zanon, Ana Flávia Garcia, Larissa Sousa, Fernanda Alpino, Rosanna Viegas, Xandre Martinelli, Simone Mariano, Gabriel Guirá e Néia e Nando, que levaram toda a trupe pra torcer. Aliás, a Trupe Néia e Nando concorreu em várias categorias.

O ator Gustavo Haeser, idealizador do Prêmio de Teatro Web, abriu a cerimônia explicando a importância do intercâmbio entre as artes e da responsabilidade que os artistas têm em tocar projetos independentes, com a mesma relevância e o mesmo vigor de qualquer outra proposta que possua fomentos diversos. Abrindo o protocolo de anúncios dos mais votados e das homenagens e menções honrosas, o festival seguiu noite adentro. Confira os primeiros colocados de cada categoria:

MELHOR FLYER DE DIVULGAÇÃO

1º Nada é o que parece
2º Pinóquio no Sertão
3º Como uma presa

MELHOR TEASER DE DIVULGAÇÃO

1º Pinóquio no Sertão
2º Alomorfia
3º Viagens de Caetana

CANÇÃO ORIGINAL

1º Pinóquio no Sertão
2º Viagens de Caetana
3º Como uma presa

ESPETÁCULO MUSICAL

1º Maré Cheia

MONTAGEM ACADÊMICA

1º Nada é como parece – IESB
2º Patético – UnB
3º Como uma presa – UnB

INICIATIVAS CULTURAIS

1º Gigante pela própria natureza
2º Mosaico do amor – Oficina e espetáculo
3º Cometa Cenas – Mostra Universitária
4º ODU – Festival de Arte Negra
5º Laboratório de Palhaços e Palhaças

ESPETÁCULO INFANTIL

1º Pinóquio no Sertão
2º Disque 100
3º Show de Palhágica

ESPETÁCULO ADULTO

1º Levante-se
2º Provável Paraíso Perdido
3º Chapeuzinho Escarlate

Prêmio Web de Teatro do DF

A sensação comum entre o público presente foi a de surpresa com os novos e expoentes artistas do DF. Muitos rostos adolescentes ganhando espaço na cena teatral, legitimando a formação de plateia e de artistas, afinal, serão eles o legado o teatro local. Chamando a atenção dos colegas de classe, a trupe Néia e Nando ocupou quatro categorias, sempre bastante ovacionada pelos atores participantes e público presente. Criada há 20 anos, a companhia é responsável por montagens infanto-juvenis baseadas em temas da Disney e outras fontes de entretenimento para crianças, sempre com muito êxito nas produções e grande procura de pais e filhos, que lotam as sessões em teatros, shoppings e eventos culturais.

Entre o anúncio de uma categoria e outra, personalidades da cena brasiliense receberam homenagens dentro do Prêmio Web de Teatro por seus trabalhos que dialogam com as novas mídias, levando a linguagem do teatro para meios virtuais de comunicação. Foram eles:

ANA TIRANA – Ana Flávia Garcia, por suas provocações ácidas com textos nas redes sociais;
PRECISAMOS FALAR DE… – Coluna cultural do ator Josuel Junior, que vos escreve esse texto;
TRABALHO DE MESA – Podcast de teatro e arte produzido pela ETCA;
INVENTÁRIOS DE CENAS – Mapeamento feito por Ana Lúcia de Abreu e Elizângela Carrijo;
ROTINA EQUILIBRADA – Fotos e provocações do ator e performer Leonardo Shamah nas redes.

Ao final do evento, uma festa de comemoração foi realizada para que atores, diretores, cenógrafos, designers, fotógrafos, produtores, coreógrafos, colegas e amigos pudessem trocar mais , pois esse é o intuito do Prêmio Web de Teatro do DF, que, mesmo tendo um engajamento cibernético no processo de inscrições e votos, conseguiu reunir mais gente do que muito projeto da cidade, confirmando que uma boa ideia, quando colocada em prática de maneira objetiva e carismática, consegue movimentar plateias com muito louvor.

Vida longa ao Grupo Tripé! Vida longa ao Prêmio Web de Teatro!

Anterior Agenda cultural do La Rubia Café 26 de fevereiro a 2 de março
Próximo Promoção de férias até dia 4/3