O TEATRO E AS NOVAS MÍDIAS


O primeiro Podcast de teatro de Brasília conquistou seguidores e internautas por todo o país. É o programa “Trabalho de Mesa”, que já está em sua quarta temporada!

MAS O QUE É PODCAST?

Podcast é uma mídia de transmissão de conteúdos diversos. Um programa de rádio que fica arquivado e disponibilizado na internet pra você ouvir (e ver) quando quiser. No Brasil, é algo ainda recente, mas já está alcançando seguidores de todas as tribos. Você pode assistir ao conteúdo online ou baixar o episódio em arquivo de áudio pra fazer aquela caminhada, aquele exercício físico e ainda se desfrutar de um programa informativo e dinâmico. Ele é transmitido via RSS (portais que agregam conteúdos web), seja através do iTunes ou Ziepod para PCs, BeyondPod ou PodStore para Android, Wecast ou o nativo Podcasts para iOS. Parece confuso falando assim, mas é mais simples do que parece.

O conteúdo dos Podcasts no Brasil passeia por nichos e temas diversos, como Ciências, Política, Games, Religião, Humor, Musica, Esporte, Literatura, Cinema e Cultura. No caso do programa “Trabalho de Mesa”, o conteúdo é prioritariamente teatral, com pinceladas em temas que dialogam diretamente com o universo das artes cênicas. Em suma, é um programa sobre Teatro/Artes para a internet. Os episódios são hospedados e disponibilizados semanalmente no portal Dragões de Garagem, que é apoiador do projeto, juntamente com o Portal Refil.

aqui_tem_diversao_josuel_junior_7_4

Atualmente, o programa “Trabalho de Mesa” está em sua quarta temporada de sucesso. Começou como um programa de vídeo no Youtube e com o tempo foi se aperfeiçoando e dialogando com outras mídias… Foi aí que surgiu a ideia de hospedar o conteúdo através da plataforma do Podcast. Hoje, o projeto é fomentado pelo FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal – e possui 06 artistas-apresentadores, que se revezam de acordo com o tema do programa e a afinidade sobre as pautas sugeridas. As gravações acontecem nos estúdios E.T.C.A. – Equipe Teatral Confins-Artísticos, que fica na Asa Norte/DF. O mesmo edifício está sendo alugado pela TAO Filmes (produtora artística de Brasília), uma vez que os produtores e idealizadores do projeto estão morando no Canadá. O que isso quer dizer? Quer dizer que o programa é gravado simultaneamente em Brasília e Vancouver através de videoconferência. Além do programa, na página oficial do programa, e-cards divertidos sobre os episódios gravados são publicados, sempre dialogando com o uso de memes e a linguagem rápida e ágil da internet.

aqui_tem_diversao_josuel_junior_7_2

COMO FUNCIONA?

Funciona assim: Uma vez por semana, um dos temas apontados pela equipe de produtores e apresentadores é escolhido e então é realizada uma reunião de pauta via Skype para que o programa ganhe forma de acordo com as experiências, provocações e inquietações dos participantes. Depois que o tema é conversado, cria-se uma pauta e a cada terça-feira um novo episódio é gravado em estúdio. Lá, três apresentadores dividem o estúdio com um computador, por onde o coordenador Gustavo Reinecken comanda a gravação. Na gravação, os artistas-apresentadores de Brasília conversam sobre os temas de maneira divertida e casual, sempre pensando no diálogo com esse público de internautas que não é visto, mas que garante a audiência do “Trabalho de Mesa” Brasil afora.

aqui_tem_diversao_josuel_junior_7_3

A escolha dos temas sempre anda em consonância com o que há de novo na linguagem teatral e nas mídias digitais. Além do entretenimento, que é praxe, há também um caráter formativo na condução dos episódios, visando sempre informar com a experiência e a visão artística da equipe. Já houve de tudo na pauta: Elaboração de Projetos Culturais, Análise de Filmes e Séries, Estética de Editais Públicos, Empreendedorismo do Artista, Discussão sobre a Profissão do Ator e muito mais. Fazem parte da 4ª temporada, por exemplo, os programas provocativos:

“Série 3%” – Uma análise 97% ácida e 3% carinhosa sobre a segunda temporada do seriado da Netflix.

“Qual é o preço do ingresso?” – Você paga meia sempre? Prefere pagar inteira? Sabe quanto custa isso tudo que você paga nesse produto de teatro?
“Saneamento Básico – Análise Cênica” – Uma conversa sobre o filme de Jorge Furtado, produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre e Globo Filmes.
“Existe de fato atuação?” – Entre Ciganos Igor’s e Mary Streep’s, uma conversa calorosa sobre essa coisa de BOM ATOR/BOA ATRIZ, onde a esfera da técnica, da possessão e do talento se mesclam.

“Histórias Bizarras de Palco” – Histórias que só os atores sabem que aconteceram nos bastidores das apresentações teatrais.

Até o final do ano, novos episódios serão produzidos e temas como a expectativa de estudantes de artes para o mercado de trabalho e a indústria da pornochanchada brasileira já estão na fila para serem discutidos pela equipe de apresentadores.

aqui_tem_diversao_josuel_junior_7_5

E QUEM APRESENTA?

Nomes conhecidos do teatro brasiliense fazem parte do grupo de artistas-apresentadores da 4º temporada do “Trabalho de Mesa”. A escolha da nova equipe se deu pelo envolvimento do elenco com o mercado cultural do DF. São eles:

Ana Flávia Garcia (palhaça, atriz, diretora, produtora e provocadora cultural);
Denis Camargo (ator, palhaço, diretor, produtor cultural, professor e enfermeiro);
Fernando Martins (ator, diretor, coordenador de Curso de Teatro em universidade do DF, produtor e gestor cultural);
Hugo Leonardo (ator, palhaço, diretor, produtor cultural e professor);
Josuel Junior ([esse aqui que vos escreve] ator, produtor cultural, assessor de comunicação e professor);
Luciana Loureiro (atriz, dramaturga, produtora e gestora cultural).

Completam o time do “Trabalho de Mesa” Gustavo Reinecken (ator, palhaço, professor produtor e gestor cultural), que também coordena, dirige, edita e apresenta o programa; Georgia Rafaela (atriz, produtora e gestora cultural), que assina a produção geral do projeto; Flávio Alcântara, produtor executivo do projeto, Daniel Obregon (ator, apresentador, comediante, comunicador e designer) e Bruno Lagana, membro do portal Refil e técnico de gravação do programa.

Você é ator? Produtor Cultural? Frequenta teatro, assiste filmes, séries, novelas e curte estar antenado nos bastidores da arte e do entretenimento? Aproveite a existência de um Podcast sobre arte e teatro e entre nesse universo de quem adora consumir e comentar cultura. Conheça o Podcast “Trabalho de Mesa” – um produto produzido e elaborado por artistas para o público da “podosfera” nacional.

Podcast “Trabalho de Mesa” – http://dragoesdegaragem.com/trabalhodemesa/podcast/
Página Oficial no Facebook – https://www.facebook.com/trabalhodemesa/

Josuel Junior é ator, professor, produtor cultural e assessor de imprensa formado pela Fundação Brasileira de Teatro – Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Tem trabalho ativo em teatro, cinema, televisão e fotografia.

Anterior Do Peixe Vivo à Geração Coca-Cola: música em Brasília 1960-1980
Próximo Palco Cerrado – Festival de Múltiplas Linguagens 2018