Conhecida nos cardápios brasileiros, a pimenta biquinho é rica em vitaminas tem benefícios medicinais importantes para a prevenção de doenças e manutenção do bem-estar

A pimenta biquinho ou a pimenta de bico, como é conhecida em algumas partes do Brasil, faz parte do paladar brasileiro. Ela tem um cheiro marcante e não é tão picante quanto parece, sendo ideal para os mais diversos pratos. Mas os benefícios da pimenta vão além da culinária e fazem a diferença para saúde no dia a dia.

Aliás, o nome “bico” ou “biquinho” vem justamente do formato da pimenta, triangular pontiagudo. Ela é pequeninha, 1,5 cm na parte mais gordinha e 2 mm na parte de cima. Tem o vermelho vivo como a sua cor principal. O nome cientifico é Capsicum chinese, mas apesar de parecer que é um ingrediente nativo da China, a iguaria vem das terras americanas e é cultivada intensamente no Sudeste do Brasil.

Na culinária ela faz boa combinação com molhos, risotos, saladas, conservas, geleias, pastas caseiras. Pode ser usada como acompanhamento de pratos com carnes, costelinha, linguiça e frango. Porém, a pimenta não é um ingrediente usado apenas na culinária, ela também possui efeitos medicinais que contribuem para a manutenção da saúde.

  • Ajuda na prevenção do câncer: a pimenta possui uma substância ativa chamada capsaicina que auxilia na prevenção do câncer de próstata, porque a substância ajuda a diminuir o Antígeno Prostático Especifico, cuja alteração é um dos fatores da enfermidade.
  • É um alimento de baixo índice glicêmico: isto significa que a ingestão dela faz com que o corpo controle a glicose (açúcar) e a insulina.
  • Fortalece o sistema imunológico: para quem fica frequentemente doente, com gripes e resfriados, a pimenta biquinho pode ser uma forte aliada no fortalecimento da imunidade, por possuir vitamina A.
  • Auxilia na perda de peso: seu consumo moderado acelera o metabolismo, pois atua na queima de gordura e auxilia o processo digestivo.
  • Ajuda no combate a artrite por ter funções anti-inflamatórias: a capsaicina ajuda a prevenir inflamações como artrite. A pimenta pode ser uma boa aliada para o alívio da doença.

Os restaurantes Panelinhas do Brasil também apostam nos benefícios da pimenta biquinho, o ingrediente é usado em vários pratos e virou uma marca nos cardápios dos restaurantes. “O Panelinhas usa a pimenta biquinho, tanto de forma decorativa quanto como uma identidade da marca, deixando o prato mais bonito em sua composição final. Temos também o lado nutricional do produto que é rico em vitaminas. A pimenta faz parte do paladar brasileiro”, explica a nutricionista do Panelinhas, Murielly Escarlath. Aos admiradores do ingrediente, a rede também oferece a possibilidade de solicitar porção adicional.

A nutricionista, no entanto, chama atenção para as contraindicações da pimenta biquinho. “O consumo exacerbado, por pessoas que tenham problemas gástricos, refluxo e hemorroida, pode piorar a situação. O recomendado é que sempre procure um nutricionista para avaliação e dieta balanceada”, pondera Escarlath.

RECEITAS

MOLHO DE PIMENTA BIQUINHO

Ingredientes

1. Cebola e alho
2. Pimenta biquinho
3. Folha de louro
4. Açúcar
5. Vinagre

Modo de fazer

Bata as pimentas com vinagre e água no liquidificador até virar um purê em seguida aqueça o purê em uma panela e adicione orégano, folha de louro e o açúcar. Depois volte a mistura para o liquidificador até ficar homogênea e a peneire.

SALADA FRESCA COM PIMENTA BIQUINHO

Ingredientes

1. Tomate cereja
2. Pepino japonês
3. Cebola roxa
4. Rabanete
5. Cebolinha
6. Pimenta biquinho
7. Salsinha
8. Hortelã

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes em uma tigela, tempere a gosto e leve para geladeira.

Sobre o Panelinhas do Brasil

Sob a administração do Grupo Naturall Foods Alimentos Saudáveis, a franquia brasiliense Panelinhas do Brasil é uma rede de restaurantes franqueados no melhor estilo comfort food com um conceito inovador: receitas típicas brasileiras com tempero e sabor únicos, servidas diretamente em charmosas panelinhas de cerâmica. O primeiro restaurante surgiu no ano de 2012, no DF. Hoje são 12 unidades presentes no DF, com perspectiva de abertura de mais duas lojas em Goiás e no interior de São Paulo. O cardápio variado faz referência a diversas regiões do Brasil, tais como: a Galinhada com Pequi, de Goiás; a Feijoada, do Rio de Janeiro; e o Baião D+, do Ceará. Além das panelinhas, os restaurantes também servem saladas, caldos, tapiocas, lanches, sobremesas, hambúrgueres artesanais, frozens, entre outros. Desde o final de 2018, a marca comercializa produtos prontos congelados em supermercados e outros pontos de venda. Ao todo, são seis itens (Baião D+, Tem de Tudo, Galinhada com Pequi, Feijoada, Estrogonofe de Frango e Picadinho Brasileiro), com o mesmo conceito de comida regional.

Serviço

Panelinhas do Brasil

Telefone: (61) 3526-3920
Instagram/ Facebook: @panelinhasdobrasil
Site: http://www.panelinhasdobrasil.com.br/

NOSSAS LOJAS

  • Águas Claras Shopping
  • Boulevard Shopping
  • Brasília Shopping
  • Conjunto Nacional
  • Feira dos Importados (SIA)
  • Liberty Mall
  • Pátio Brasil
  • Park Shopping
  • Setor Comercial Sul (SCS Qd. 3)
  • JK Shopping
  • Taguatinga Shopping
  • Venâncio Shopping
  • Shopping Sul, em Valparaíso de Goiás (GO)

INAUGURAÇÕES PREVISTAS

  • Shopping Parque das Bandeiras, em Campinas (SP)
Anterior Vinalla Vinhos lança novo cardápio inspirado em culinárias do mundo
Próximo Groundation e Mato Seco no Festival FYAH - Cultura Black