Espetáculo foi a escolha do público, na categoria drama, do 1º Festival de Teatro Online em Tempo real do Rio de Janeiro

Escolhido como o melhor espetáculo na categoria drama, pelo Júri Popular, no 1º Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro, Pandas ou Era uma Vez em Frankfurt, reestreia, em sessão única, dia 27 de setembro. A peça fica em cartaz no YouTube, no canal da Cia Banquete Cultural, a partir das 19h, com ingresso solidário.

“Pandas ou Era uma Vez em Frankfurt é a prova cabal de que o “teatro-web” veio mesmo para ficar e evoluir para camadas cada vez mais profundas. Com texto ágil, forte e provocativo, os dois atores e o diretor dominam o jogo cênico através da web, e nos conduzem a uma verdade cênica poucas vezes experimentada”, ressalta o diretor do Festival, Jean Mendonça. Para Luciana Bicalho, jurada do Festival, Pandas ou Era uma Vez em Frankfurt é um exemplo instigante do uso da tecnologia. “Percebe-se o processo de ensaio caminhando em paralelo à descoberta de novas maneiras de estar em cena, através dos recursos de uma plataforma online. Muito bem utilizados por sinal e que levantam reflexões sobre o uso dessas novas ferramentas no teatro da atualidade”, comenta a jurada.

Sinopse da peça: Um casal de desconhecidos acorda na mesma casa. Trazem apenas fragmentos da noite anterior. Eles precisam um do outro para montar esse grande quebra cabeça de sentimentos e memórias. Adaptação do texto teatral, “A História dos ursos pandas (contada por um saxofonista que tem uma namorada em Frankfurt)”, do dramaturgo romeno, Matei Visniec.” De acordo com a jurada do Festival, Silvana Stein, os dois atores estão em perfeita sintonia durante toda performance. Segundo ela, com vinte e cinco minutos de espetáculo, o ator dá textos calmamente e a atriz aciona, também calmamente, objetos simples, mantendo uma constante parceria com o momento da trama. “As personagens trazem uma necessidade de viver, apesar do confinamento provocado pela Covid-19, e da falta de memória sobre o que aconteceu na primeira noite em que essas figuras se conheceram. Existe o confinamen to da c a sa e existe a vida dos vizinhos, elementos que nos põem como espectadores da realidade que estamos passando em 2020 no mundo”, complementa.

Para a apresentação, foi criada uma Vakinha virtual para a compra do ingresso solidário. Cada pessoa paga o valor que puder e achar justo para acompanhar a apresentação. Basta acessar a Vakinha pelo link: http://vaka.me/1356367. Pandas ou Era uma Vez em Frankfurt terá sessão única, dia 27 de setembro, domingo, às 19h, no Canal da Cia Banquete Cultural, no YouTube.

Sobre o Festival: Segundo o diretor do Festival, Jean Mendonça, o Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro, realizado em agosto de 2020, foi uma catarse coletiva, do primeiro ao último espetáculo a se apresentar em tempo real pelo Zoom, na primeira fase, quanto online pelo YouTube, na segunda fase. “A experiência de ver o acontecimento cênico se dando aos nossos olhos em tempo real através de uma tela de celular ou de um computador, foi mais uma confirmação de que essa forma de fazer teatro é mesmo possível e que a conexão da presença atores X público realmente é mantida, mesmo que de uma forma diferente da tradicional. Muito interessante ver os artistas se reinventando e tornando a experiência cada vez mais agradável”, explica.

Para Jean, a história do nosso tempo está sendo reescrita. O cenário pandêmico, como outros eventos catastróficos da humanidade, vem para rearranjar as estruturas, mostrar novos valores, novas visões, novos fazeres. “Não podemos só nos apegar aos fatos ruins que são notícias verdadeiras e que tanto nos atormentam diariamente. Precisamos fazer alguma coisa, apesar disso tudo. Precisamos re-existir! Este Festival nos mostra que somos todos vencedores!”, finaliza.

Serviço

Espetáculo: Pandas ou Era uma Vez em Frankfurt
Gênero: drama
Quando: 27/09 (domingo)
Classificação: 16 anos
Horário: 19h Local: YouTube – Canal da Cia Banquete Cultural
Organizador do evento: Cia Banquete Cultural Assessoria de imprensa: Sevilha Comunicação

Ficha Técnica do espetáculo Pandas ou Era uma Vez em Frankfurt
Direção: Matei Visniec Direção e Dramaturgismo: Bruno Kott Elenco: Nicole Cordery e Mauro Schames
Trilha sonora: Bruno Kott Produção: Nicole Cordery, Mauro Schames e Bruno Kott.

Anterior Inscrições para edital Leia para uma Criança 2021
Próximo Iza Sabino lança "Olhares", videoclipe do álbum de estreia