Pablo Marquine homenageia Centenário de Claudio Santoro. Pianista e compositor brasiliense realiza recitais gratuitos sobre a obra do artista em Sobradinho e Fercal em outubro

Pesquisador e apaixonado pela obra e trajetória musical de Claudio Santoro, o pianista e compositor brasiliense Pablo V. Marquine idealizou o projeto Homenagem ao Centenário de Claudio Santoro que rende tributo aos cem anos de nascimento do maestro e compositor brasileiro em 2019.

Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) e produção da Beco da Coruja Produções, Marquine realiza dois recitais-palestra sobre a obra do músico, nas regiões da Fercal e Sobradinho I, nos dias 10 e 15 de outubro, respectivamente.

Foi aos 12 anos que Pablo Marquine descobriu Claudio Santoro. Ao participar de um concerto em homenagem aos 10 anos de falecimento do maestro, o pequeno pianista se viu arrebatado pela emoção que as composições de um dos maiores músicos brasileiros lhe trouxe. À medida em que crescia e se aperfeiçoava no piano, mergulhava nas composições do maestro amazonense. Até que a admiração foi muito além de tocar as partituras: Pablo resolveu estudar a vida e obra de Claudio Santoro.

A partir do mestrado sobre as diferentes fases de composição do músico, Marquine percebeu que faltava um registro para piano solo da obra do maestro. Foi então que o que se tratava apenas de um trabalho acadêmico se transformou num projeto de gravação, editoração e divulgação da obra do compositor brasileiro. Posteriormente, Pablo realizou um doutorado em Musicologia na Universidade da Flórida sobre a importância de Claudio Santoro e do Grupo Música Viva na mudança de linguagem musical no modernismo.

Claudio Santoro foi exímio compositor e maestro. Natural do estado do Amazonas, foi um artista sensível, criativo e polêmico, premiado e reconhecido internacionalmente, tendo como principais países de seu metiê composicional Alemanha, Áustria, Brasil, França, Itália, Rússia e Suíça. Foi fundador do Curso Superior de Música da Universidade de Brasília e fundador da Orquestra do Teatro Nacional Claudio Santoro, que recebeu seu nome como homenagem após seu falecimento (em plena regência de um ensaio) em 1989.

Saiba mais sobre Pablo Marquine

Natural de Sobradinho/ Brasília, é pianista e compositor. Iniciou seus estudos ao piano ainda criança, aos cinco anos de idade. Com mais de 25 anos como único instrumento o piano, teve como percurso musical instituições renomadas como a Escola de Música de Brasília, duas graduações na Universidade de Brasília, Mestrado em Musicologia no Programa de Pós-graduação no Departamento de Música da Universidade de Brasília, e Doutorado em Musicologia/ Performance na University of FLorida, cujo tema de sua tese foi a obra completa para piano solo de Claudio Santoro.

Aos 11 anos ingressou na Escola de Música de Brasília (CEP-EMB), e aos 12 anos iniciou seus estudos na classe de Aglaia Souza. Ao graduar-se em técnico em piano erudito, foi considerado um dos melhores pianistas que já estudaram na escolha de música de Brasília, sendo elogiado por sua professora Alda de Mattos, Vítor Duarte e por Bohumil Med.

Enquanto aluno de destaque da presente instituição, foi convidado para participar dos principais eventos referente ao piano, destacando-se a Semana Internacional Villa-Lobos, no qual foi solista convidado, e a Semana Internacional Chopin, no qual também foi solista convidado e, devido ao mérito, foi convidado por Levino de Alcântara a estrear o piano de sua cidade com o concerto de Muzio Clementi, para piano e orquestra. Optou por cursar o técnico em piano erudito, formando-se em 10 anos mais tarde na classe da renomada pianista Alda de Mattos, principal aluna de Arnaldo Estrella.

Com o Madrigal da UnB, trabalhou como correpetidor junto ao maestro David Junker no Festival Internacional de Coros de Cabo Frio e outras apresentações. Estudou com Me. André Tribuzzi na Suíça. Cursou o mestrado em Musicologia na Universidade de Brasília. No mestrado, foram produzidas edições inéditas de algumas obras para piano solo de Claudio Santoro, e concomitante, foram estreadas em uma turnê internacional no Brasil, Itália, Portugal e Hungria, no projeto Faces do Piano Brasileiro: Claudio Santoro e Luiz Eça, junto ao pianista Diogo Monzo. Cursou Doutorado em Musicologia sob a orientação de Dr. Silvio dos Santos, e participou das principais conferências nos Estados Unidos, Espanha, Inglaterra e Portugal. Atualmente, Pablo Marquine finaliza a gravação da obra completa para piano de Santoro bem como de diversos compositores Brasileiros e estrangeiros.

Serviço

Homenagem ao Centenário de Claudio Santoro

Concerto dia 10 de outubro, às 16h
Local: Centro Educacional Fercal
Concerto e palestra educativa sobre a obra do artista Cláudio Santoro com duração de 1h30min. Exclusivo para a comunidade da escola selecionada.

Concerto dia 15 de outubro, às 18h.
Local: Teatro de Sobradinho. Endereço: Quadra 12 de Sobradinho
Concerto sobre a obra do artista Cláudio Santoro com duração de 1h30
Gratuito e aberto ao público.