Projeto Como está @Maria? abraça o Outubro Rosa com cabine de autoexame e arenas com talks, workshops e atendimentos gratuitos

O INCA estima que, em 2019, cerca de 1.020 mulheres receberão o diagnóstico do câncer de mama no Distrito Federal. No Brasil, serão quase 60.000 casos. A doença pode acometer qualquer mulher, sem distinção de etnia, de cor, de nível sociocultural. Basta ser mulher e avançar na linha do tempo, já que a incidência cresce progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade por essa neoplasia. A informação e o conhecimento são armas poderosas contra o câncer que mais acomete as brasileiras*. É preciso falar sobre ele o Brasília Shopping abraça o universo feminino com o projeto Como está @Maria? A proposta é apoiar a campanha Outubro Rosa e ecoar os alertas e orientações que tocam o câncer de mama.

Uma cabine de autoexame e uma série de talks e atendimentos com especialistas reforçam, de 15 a 19 de outubro, a luta contra a doença e reverberam os três pilares estratégicos no controle do câncer de mama: prevenção primária, detecção precoce e mamografia. Os talks serão na Arena Quem é Ela, instalada na praça principal do Brasília Shopping, que também receberá palestras e workshops. No dia 19 a Arena Quem é ela se transforma em Arena Cuidando de Todas, um espaço com atendimento humanizado e nichos separados para conversas, cortes de cabelo, arrecadação de lenços, dicas de maquiagem e massagem.

Toque-se, empatize-se e lute como uma garota

O  Como está @Maria? desembarca no Brasília trazendo o questionamento de quem é e como estão nossas mulheres. O projeto reunirá pacientes, especialistas, instituições ligadas ao tratamento e a luta contra o câncer de mama, além do público em geral. “Vamos falar sobre o autocuidado e trazer essa experiência na cabine que ficará no shopping durante a semana. Queremos incentivar e lembrar que o autoexame é o primeiro passo para se vencer uma batalha, que é das mulheres e pelas mulheres”, adianta Renata Monnerat, gerente de marketing do Brasília Shopping.

Nos talks, serão abordados diversos aspectos relacionados à doença. O  Como está @Maria? quer deixar uma mensagem. Não basta alertar, é preciso agir, é urgente fazer da empatia um gatilho de mudança de atitude em relação si e ao outro. “Acreditamos que ser empático não é tudo. Precisamos ser força motriz para virar o jogo. Estar informado é fundamental. Compreender a importância desta informação é o que pode alavancar mudanças de postura com a nossa própria saúde e com a do outro”, completa Monnerat.

O cuidado com as mamas deve ser uma preocupação permanente e os especialistas que estarão no  Como está @Maria? durante a semana vão empoderar as mulheres. O mote do Outubro Rosa em 2019 é Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela. Vale lembrar que, quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente, a chance de cura é de 95%. Já quando descoberto mais tarde essa taxa cai para 50%.

A curadoria do projeto  Como está @Maria? é da Agência MULTI, em apoio ao movimento mundial Outubro Rosa.

* É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, excetuando-se os tumores de pele não melanoma, e também o que mais mata. (Informações do INCA)

Serviço 

Data e local: De 15 a 19 de outubro de 2019, no Brasília Shopping

De 15 a 19 de outubro
10h as 22h – Cabine de autoexame de mama gratuito. O intuito é mostrar os cuidados básicos e orientar as mulheres a como se prevenirem anualmente contra o câncer.

17 de outubro 

Arena – Quem é Ela?

  • 13h as 14h Talk – Beleza de dentro para fora
    Uma discussão sobre a busca do bem-estar emocional durante o processo de reabilitação do câncer de mama e a redescoberta da beleza feminina diante de drásticas mudanças físicas.
    Participam: a médica mastologista Flávia Fernandes (CETTRO) e a psicóloga Caroline Mota (IESB)
  • 15h as 16h Palestra – Minha história e meus direitos
    Explora e elucida os direitos que cabem aos pacientes portadores do câncer de mama, como funcionam os processos e instituições de apoio.
    Participam: Chica do Sol (Associação Amigas do Peito de Brasília), Valmira Costa
  • 17h as 18h Palestra – Eu além do câncer
    Conversa com sobreviventes que hoje são voluntárias e transformadoras sociais, atuando dentro de ONGs de apoio à pacientes portadores do câncer de mama.
    Participam: Sheyla e Joana (ONG RECOMEÇAR)
  • 19h as 20h Palestra – A descoberta e o tratamento humanizado
    Como é o processo de descoberta do câncer de mama e a importância do tratamento humanizado para que a paciente entenda qual tipo de tumor ela tem, se é benigno ou maligno.
    Participam: a médica mastologista Flávia Fernandes (CETTRO)

18 de outubro 

Arena – Quem é Ela?

  • 13h as 14h Workshop Meu corpo, minha beleza
    Debate sobre como reaprender a cuidar da beleza estética e respeitar o processo de recuperação. Dicas e demonstração de maquiagem. Transformação com voluntárias da plateia.
    Participam: a maquiadora Naiara Araújo (MAC Brasil), a influencer, consultora e produtora de moda Renata Andrade
  • 15h as 16h Talk – Sua vida não é só sua
    Conversa aberta sobre como as famílias, companheiros e filhos dos pacientes são afetados e como eles lidam com o processo de tratamento. Depoimentos e troca de ideias com parentes de pessoas que tiveram câncer.
    Participam: a Médica Ginecologista e influencer Lauriene Pereira, a médica Psico-Oncologista Adriana Dornellas (CETTRO) e ex-pacientes que venceram o câncer de mama.
  • 17h as 18h Talk – Especialidades no combate ao Câncer
    Conversa com especialistas para falarem como são feitos o diagnóstico e o cuidado em áreas complementares à Oncologia.
    Participam: a Ginecologista/Radiologista Daniela Veja (SABIN), a Mastologista Regina de Oliveira (CETTRO)
  • 19h as 20h Talk – Marcas e empatia, sonhos conquistas e cuidado
    Três grandes empreendedoras falando sobre o cuidado e as conquistas da mulher. Nada pode parar essa conquista, nem mesmo o câncer de mama.
    Participam: a fundadora do IESB, Eda Machado; a sócia fundadora do SABIN, Janete Vaz; Virgínia Dar’c, empresária.

19 de outubro

Arena cuidado de todas

Espaço dedicado para o atendimento ao público relacionado ao câncer de mama.

  • 11h as 19h Amor em cada fio
    Cabelereiros cortam e cuidam para que os cabelos sejam doados para confecção de perucas – cabelo a partir de 10 cm.
    Profissionais também darão dicas de beleza, falam sobre o crescimento dos fios e sobre estilos de cabelo curto.
  • 11h as 19h Bonita de dá nó
    Arrecadação de lenços e oficina com personal stylist que ensina diferentes formas de amarrar o lenço na cabeça, de acordo com cada look e ocasião. Como descobrir o seu estilo enaltecendo o que você tem de melhor, trabalhando a autoestima e confiança.
  • 11h as 19h Toda linda
    Maquiagem e visagismo, dicas de maquiagem e cuidados com a pele.
  • 11h as 19h Para relaxar
    Pontos de massagem, troca de ideias com especialistas para conter a ansiedade e o stress.

Retirada de ingressos 

Para cada atividade é necessária a retirada de um passaporte, gratuito, no Sympla.

Mais informações na página do evento.

Acompanhe nossas redes 

As novidades, programação e conteúdos sobre o evento, você pode acompanhar nas redes.
Facebook: facebook.com/comoestamaria
Instagram: instagram.com/comoestamaria

Anterior Projeto gemini é uma das 8 estreias nas salas de cinema do DF
Próximo Uma noite de experiências com vinhos espanhóis