A exposição “Os Melhores do Mundo 30 Anos” celebra a trajetória do grupo com imagens exclusivas e uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional
Há 30 anos, eles alegram a plateia de Brasília, do Brasil e do Mundo com espetáculos autorais e um jeito único de fazer comédia. A Cia. De Comédia Os Melhores do Mundo irá assoprar a velinha desses anos de trabalho em abril de 2025. Em homenagem ao grupo do qual também faz parte como fotógrafo, uma mostra dos registros de Nick Elmoor (1963-2023) estarão na exposição “Os Melhores do Mundo 30 Anos” no recém inaugurado Teatro Nacional Cláudio Santoro (SCTS). A mostra é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal- FAC/DF.
Na abertura da exposição, comemorando os 30 anos da Cia de Comédia Os Melhores do Mundo, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro vai apresentar a “Suíte Hermanoteu” que foi escrita tendo como base, para cada movimento, temas de Marcello Linhos para a peça teatral “Hermanoteu na Terra de Godah”, de “Os Melhores do Mundo”.
A ideia que permeia toda a obra é o uso livre dessas melodias, tão conhecidas do público, como fantasias; os ouvintes são convidados a percorrer diferentes caminhos, às vezes debaixo do sol escaldante do deserto, outras vezes sob as cores gradientes do lusco-fusco, ou numa noite calma e estrelada. A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro estará sob a regência do Maestro Claudio Cohen que vai executar a “Suíte Hermanoteu”, do compositor Marcello Linhos com arranjos de Marcos Cohen e André Vidal.
A mostra contará com mais de 60 imagens registradas por Nick ao longo desses 30 anos de parceria e trabalhos com o grupo. As fotos revelam a partir das lentes e olhar único do fotógrafo a força cômica dos amigos Adriana Nunes, Adriano Siri, Jovane Nunes, Ricardo Pipo, Victor Leal, Welder Rodrigues e Marcello Linhos. Seja em conjunto, ou individual.
“Todas as imagens da exposição Os Melhores do Mundo 30 anos passam pelo olhar curioso e aguçado de Nick, artista visual cujo corpo, por vezes, estremeceu de tanto rir com a força cômica que os amigos-comediantes levantavam em cena. Silencioso, discreto, quase invisível ao público, ele atravessava coxias e plateias, com sua câmera em punho, a capturar o tempo das piadas, o movimento dos risos, a materialização de improvisos nunca imaginados”, destaca o crítico, diretor, ator e coordenador de pesquisa do projeto, Sérgio Maggio.
Segundo o fotógrafo Nick Elmoor, as fotografias foram construídas pacientemente a partir do imaginário lúdico e visual de uma das principais companhias de comédia da América Latina. Pelas suas imagens, o público poderá percorrer essa jornada iniciada pelos Melhores do Mundo, em 1995, em Brasília.
A curadoria é assinada por Dalton Camargos que fez um crivo dentro de 8 mil imagens para chegar ao núcleo expográfico da exposição.
As fotos atuais da Cia são da fotógrafa Rayssa Coe, que registra a atividade do grupo a partir de 2023.
“Não será surpresa que, diante das fotografias expostas, o espectador se reconecte àquele riso perdido dado numa das sessões de Os Melhores do Mundo”, revela Maggio.
A mostra contará ainda com visitação para escolas do Distrito Federal e acessibilidade por tradução em libras e audiodescrição.
Sobre a Cia Os Melhores do Mundo
Comemorando 30 anos de carreira em 2025, a Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo é um dos mais referenciais grupos de teatro cômico do Brasil. Fundado em abril de 1995, esteve em cartaz ininterruptamente desde então, trabalhando apenas com textos próprios, consolidando um vasto repertório.
A companhia, formada por Adriana Nunes, Adriano Siri, Jovane Nunes, Ricardo Pipo, Victor Leal, Welder Rodrigues e Marcello Linhos, percorreu o país diversas vezes (mais de 130 cidades) tendo se apresentado nos principais teatros e casas de espetáculos do Brasil, esteve quatro vezes em cartaz em Portugal e três nos EUA, participou e protagonizou programas de TV e lançou 3 DVDs de grande repercussão (um deles gravado em Nova Iorque e todos vastamente pirateados!).
Cenas e espetáculos foram remontados por incontáveis grupos por todo país e no exterior, são dezenas de milhões de visualizações na internet e orgulhosamente contabiliza mais de 3,5 milhões de espectadores presenciais. Em 2022 a Cia. lançou seu primeiro longa-metragem, Hermanoteu na Terra de Godah – O Filme, inspirado em um dos seus maiores sucessos nos palcos, com coprodução da Warner Bros.
FICHA TÉCNICA:
Coordenação geral: Os Melhores do Mundo
Catalogação de acervo fotos Dalton: Camargos
Coordenação de pesquisa: Sérgio Maggio
Pesquisadora: Adriana Nunes
Produtora: Luciana Lobato
Gestão administrativa: C1 Arte e Entretenimento
Designer : Eye Design – Claudia El-moor e Ana Pires
Assessoria de imprensa: Clara Camarano
Assessoria de Redes Sociais: Lambada Comunicação
Assistente de inventario: Liana Farias
Assistente de pesquisa: Tatiana de Sousa e Thaís Moreira
Cenotécnico: Edézio Araújo
Audiodescrição: Abayomi Produções e Acessibilidade
Intérprete de Libras: Flávia Novaes
Assessoria do Programa educativo, palestra e monitoria: Todo Público
Fotos da exposição: Nike El-moor
Fotógrafa: Rayssa Coe
Serviço:
Abertura da exposição dia 15/04, às 19h
Local: foyer da Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro (SCTS)
Visitação de segunda a segunda-feira, sempre das 15h às 21h
Entrada gratuita
Livre para todos os públicos
“Suíte Hermanoteu”, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro – dia 15/4, às 20h, na Sala Martins Pena. Entrada mediante retirada de ingressos no www.ingressodigital.com
Mais informações nos Instagram: @osmelhoresdomundomm e @comediamm