Sergio Raposo lança o romance Os Farsantes na Oto Livraria. O autor, brasiliense radicado no Rio de Janeiro, promove sessão de autógrafos em 25 de novembro

Uma assustadora distopia não muito distante da realidade atual é o cenário da trama de Os Farsantes, romance escrito por Sergio Raposo que ganha lançamento em Brasília no sábado, 25 de novembro, das 16h às 19h, na Oto Livraria (302 Norte, bloco E, loja 39, subsolo). Uma publicação da Editora Ex Machina (www.editoraexmachina.com.br), o livro tem 96 páginas e custa R$ 40. O acesso ao evento é gratuito.

Sobre o livro:

O ano é 2027. No novo Estado policial brasileiro, o influencer conservador Paulo Byron, frequentador da alta-roda do poder, cai em desgraça ao ser acusado de participar de uma tentativa de golpe contra o presidente. Perseguido nas ruas e temendo pela sua vida, ele precisa contar com a ajuda da Resistência Armada Revolucionária. Mas para isso há um preço a ser pago.

Os Farsantes imagina uma realidade alternativa, uma distopia em que, após um golpe de Estado, a extrema-direita controla o país com mão de ferro e põe em marcha a construção do Novo Brasil. Nesse cenário, Paulo Byron, influenciador digital alçado à posição de editor de um dos maiores jornais do país, transita entre as festas do poder e a bajulação aos poderosos, quando de repente vê seu mundo virar de ponta-cabeça ao ser acusado de tentar derrubar o governo do capitão. Perseguido pelo aparato repressor que ele ajudou a consolidar, acaba provando do próprio veneno e colhe os frutos de seu apoio incondicional ao regime.

Com uma escrita ágil, repleta de ironia e jogos de espelhos, Sergio Raposo constrói um universo paralelo que explora as contradições e os absurdos da política brasileira recente. Uma sátira repleta de camadas que surpreende e envolve o leitor da primeira à última página.

Os Farsantes
Sergio Raposo

Sergio Raposo nasceu em Brasília em 1972. Diretor e roteirista audiovisual, vive no Rio de Janeiro onde realiza documentários e programas de TV sobre temas como educação, cultura e arte contemporânea. Os Farsantes é seu primeiro romance.

A Editora Ex Machina, fundada em 2013, é baseada em software livre (GNU/Linux, LaTeX). Publicou crônica, poesia, contos, filosofia, HQ e literatura fantástica. Em 2021, lançou a segunda edição, revista e ampliada, de Contos reunidos do mestre do horror cósmico, a mais criteriosa e extensa antologia de histórias de H.P. Lovecraft em língua portuguesa.

Em parceria com a Clepsidra, publicou as coletâneas Contos clássicos de fantasma, a mais extensa coletânea do gênero em língua portuguesa, e Repique macabro apresenta uma seleção inédita de nove “histórias estranhas” de Robert Aickman, autor britânico que melhor mesclou o horror psicológico e o estranhamento na segunda metade do século 20.

Em 2021, idealizou o projeto de tradução e edição de Poderes das trevas: a enigmática versão estendida de Drácula, a maior descoberta da literatura fantástica das últimas décadas, lançada em coedição com a Clepsidra e a Sagarana forlag (Islândia), com introdução do especialista sueco Rickard Berghorn (Aleph Bokförlag). Em 2022, lançou a Coleção De Profundis, dedicada ao resgate de obras raras e inéditas que ficaram à margem do cânone, como Vigílias noturnas, de August Klingemann, marco do Pré-romantismo alemão.

Os Farsantes
Capa do livro Os Farsantes | Imagem: Ilustrativa

OS FARSANTES

25 de novembro, sábado, das 16h às 19h, na Oto Livraria (302 Norte, bloco E, loja 39, subsolo). Sessão de autógrafos com Sergio Raposo, autor do livro Os Farsantes (96 páginas, Editora Ex Machina, R$ 40). Evento gratuito.