Orquestra de Cavaquinhos de Brasília estreia espetáculo que valoriza a música caipira. Escolas e praças públicas de Brazlândia e Estrutural recém seis shows gratuitos

A Orquestra de Cavaquinhos de Brasília inicia, neste domingo (16), a partir das 15h, na Praça da Escadaria, em Brazlândia, uma temporada de shows gratuitos, que dedica seu repertório à música caipira e adequa 15 cavaquinhos a esse gênero musical. A primeira apresentação será realizada na praça de Brazlândia e contará com as participações especiais do mestre violeiro Volmi Batista e da cantora Dani Ribeiro.

De acordo com o fundador e maestro da Orquestra de Cavaquinhos, Dudu Oliveira, para produzir um repertório a partir dessa nova estética sonora, o grupo vai apresentar arranjos especialmente desenvolvidos para os espetáculos, mostrando a versatilidade do instrumento para assumir características de um “cavaquinho caipira”.

“Queremos estimular novos públicos para difusão desse gênero musical tão rico e agregar saberes, tornando-o ainda mais interessante e contextualizado. Por isso, pensamos esse espetáculo inaugural também como um show recitativo, permeado de “causos” e histórias relacionadas à vida do homem do campo. Cada apresentação terá uma feição própria que valerá a pena conhecer”, detalhou Madu Reis, coordenadora do projeto.

PROGRAMAÇÃO

Os espetáculos realizados em praças públicas, entre os dias 14 de abril e 26 de maio, receberão convidados especiais, como a cantora brasiliense Dani Ribeiro. Ela tornou-se uma especialista em trabalhar as linguagens populares, musicalizando pontos, cantos e ladainhas de matrizes africanas. Cega de nascença, Dani aprendeu canto popular e violino na Escola de Música de Brasília, onde desenvolveu técnica de musicografia em braille. Dani estará presente nas duas apresentações abertas, realizadas em praças públicas.

O mestre violeiro Volmi Batista, que se apresentará no show desse domingo, é um divulgador da música tradicional de raiz há mais de duas décadas. Trabalha com grande diversidade rítmica usando sua viola caipira na execução de maracatu, catira tocantinense, congada e rock rural, dentre outros.

Em maio, a Orquestra de Cavaquinhos de Brasília dividirá o palco com a Orquestra Popular Marafriboi, em show na praça da Estrutural (21/05). O grupo revigora, desde 2008, a cultura popular na Capital Federal, divulgando, principalmente, ritmos do Norte e Nordeste do país, como frevo, maracatu, xote, baião, bumba meu boi e ciranda.

A Orquestra de Cavaquinhos fará, no mês de maio, mais quatro apresentações em escolas da rede pública de ensino, em Brazlândia e na Estrutural. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, do Ponto de Cultura Waldir Azevedo e da Agenda Cultural Brasília.

SERVIÇO:

Apresentações da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília (música caipira)
Temporada de 16/04 a 26/05
Entrada Franca
Quando e onde:

16/04 – Domingo – Praça da Escadaria – Lago Veredinha, St. Tradicional Q. 12 – 15h
19/05 РEscola Classe de Brazl̢ndia РManḥ e tarde
21/05 РPra̤a Estrutural
26/05 РEscola Classe da Estrutural РManḥ e tarde