O público de Ceilândia e regiões poderá conferir atrações musicais, de palhaçaria e performances teatrais na 3ª edição do projeto “Operárias das Artes”, que valoriza a força feminina e a cadeia cultural do DF

Idealizado e realizado pela cantora e instrumentista Nanci Araújo, o Festival “Operárias das Artes” é um projeto cênico, poético musical protagonizado por artistas mulheres cis (indivíduo que se identifica com o gênero que lhe foi atribuído ao nascer) e trans (indivíduo que não se identifica com o gênero que lhe foi atribuído no nascimento) locais e nacionais, com apresentações de linguagens artísticas ricas e diversas.

O Festival defende, promove e coloca em cena as mulheres artistas do Distrito Federal, conferindo-lhes reconhecimento como profissionais e trabalhadoras da arte. Vai ser realizado nos dias 6 e 7 de maio na Casa do Cantador, em Ceilândia, com shows de música, performances cênicas, de palhaçaria e de poesia. A ação também promove ações sociais voltadas a sua comunidade e pede como ingresso a doação de pacotes de absorventes que, posteriormente, serão doados para escolas e instituições que os distribuem gratuitamente, a fim de colaborar com a diminuição da pobreza e constrangimento menstrual de adultas e adolescentes.

O projeto, que conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, também realiza uma grande e diversificada Feira de Cultura da Economia Criativa, com venda e exposição de alimentos, roupas, acessórios, artesanatos e muito mais. Entre os itens que farão parte das bancas, artesanatos, turbantes, tatuagens rápidas, brechós, bijuterias, plantas, comida nordestina, quadros e telas produzidos pela comunidade.

A 1ª edição do festival ocorreu em plena pandemia, justamente no momento que a maioria dos lares brasileiros, liderados por mulheres e mães solo estavam desempregadas e com a necessidade de continuar a manter seus lares. Muitas dessas mulheres são artistas e sofreram ainda mais pela falta total de possibilidades de trabalho e a renda do projeto surgiu como um esteio à essas profissionais. A 2ª edição, já fora do auge pandêmico e agora endêmico, teve sua plateia presente pela primeira vez atingindo público físico de 2.000 pessoas e provocando público virtual de mais de 4.000 visualizações, comprovando a importância e alcance do projeto.

A proponente do projeto, Nanci Araújo é grande liderança à frente de políticas culturais e feministas de Ceilândia e integra os grupos Fuzuê Candango e Taleta de Bambu. Agora, com a 3ª edição do festival, pretende levar mais longe a produção artística a diferentes públicos.

“A inserção de mulheres trans e demais pertencentes ao grupo LGBTQIA+, seja no mercado de trabalho formal, social ou político, ainda é tabu a ser vencido com muita luta, entendimento e respeito. Já no mundo artístico, por este ser mais assertivo, abrangente e liberto, essa comunidade sempre foi integrante, porém sem um mecanismo que as enxerguem e respeitem em suas especificidades. A importância social do projeto OPERÁRIAS DAS ARTES é grande, pois cultura é um direito fundamental garantido na constituição brasileira. Minha atuação social, política, cultural e humana sempre foi e continuará sendo de grande importância para o crescimento, manutenção e reconhecimento da identidade cultural de minha cidade”, defende a idealizadora.

PROGRAMAÇÃO POR DIA:

06 DE MAIO DE 2023

Feira com produtos da região
16h – Lina Rehem (Música MPB/ Cancioneiro Popular)
16h50 – Margô Oliveira – Poesias do Silêncio
17h20 – Grupo Fuzuê Candango – Musica – Forró, ciranda, cultura popular
18h10 – Suene Karim – Trecho do Monologo “Renascença” – Performance teatral
18h40 – Jirlene Pascoal em “Mulheres que Falam com a Alma” – Performance poética teatral
19h10 – Ana Flavia Garcia em “A incrível mulher que virou jarro (A origem)” – Palhaçaria
20h00 – Flor Furacão – Trio de forro jazz

07 DE MAIO DE 2023

Feira com produtos da região
16h – Margô Oliveira – Poesias do Silêncio
16h30 – Grupo Fuzuê Candango – Musica – Forró, ciranda, cultura popular
17h20 – Débora Zimmer e Dani da Silva – Demolidoras (Música – MPB autoral)
18h10 – Maria Eugenia no Solo Performático “Desamadas” – Teatro
18h50 – Anna Moura – Slam-se! Performance de Poesia Falada
19h20 – Ramona Jucá, participação especial KDQ Onijá – Coco com Rap
20h10 – Maboh & Os Jazzies – Musica – Capoeira, soul, afoxé, jazz

SERVIÇO

Projeto Operárias das Artes 3ª Edição
Dias: 6 e 7 de maio
Local: Casa do Cantador – QNN 32 Área Especial G, Ceilândia/DF
Horário: das 15h às 21h
Ingresso: 1 pacote de absorvente feminino
Classificação: Livre

FICHA TÉCNICA

Coordenação Geral, Curadoria e Direção Artística: Nanci Araújo
Produção Cultural: Suene Karim, Nanci Araújo e Gabriel Mayê
Assistente de Produção Cultural: Filipe Lopes
Assistente de Palco: Ian Soares
Designer Gráfica: Valéria amorim/ Candia Produções
Social Mídia: William Cappadócia
Assessor de Imprensa: Josuel Junior
Fotografia/Vídeo: Yago Kielling
Este projeto conta com recursos do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa.