Com sete faixas autorais, álbum de Okalonam homenageia elementos da cultura afro-brasileira e vai ao ar dia 22

Depois de debutar com Batismo de Ogã e apresentar Caminho de Casa, com participação de Lirinha, é hora do grupo pernambucano Okalonam lançar seu primeiro disco, A Visão. Em sete faixas, que incluem as já citadas, o grupo mostra sua devoção aos sons ancestrais e à musicalidade pernambucana. A bolacha sai com apoio da Lei Aldir Blanc de incentivo cultural.

O álbum chega às plataformas de streaming nesta terça (22) e foi batizado assim por simbolizar “a raiz entre a periferia e os tambores africanos. Como quilombos modernos que unidos pela cultura e fé produzem um batuque celestial que passa a visão para quem não despertou do sono da dormência secular”, explica Rafa Almeida.

É nesse arcabouço de referências musicais ancestrais que Rafa Almeida ao lado de Deco Trombone, Nego Henrique e Emerson Calado, Okalonam se forma. O grupo se propõe a ser enredo, numa visitação dos lugares e sons experienciados pelo de corpo e alma pelos seus criadores. Coloca lado a lado ancestralidade e modernidade, profundidade e fé. Sobre A Visão, “o público pode esperar um espetáculo de som. Uma experiência imersiva. Você entra dentro da música para sentir a energia e a força do candomblé”, completa Rafa Almeida.

A Visão foi gravado no Estúdio Estelita, no Recife. O processo começou no encontro de Rafa, Nego e Deco Trombone no palco do Festival São Batuque de 2018 em Brasília. “Desse encontro começamos a pensar no projeto e compor, articulando as participações e pouco a pouco gravando as faixas. O resultado tá aí: um som que vai em busca de sons europeus, com referências da África, da cultura das Nações Africanas, do nagô, Ketu e Angola; que encontra com sons ampliados, para sampleadores e vozes africanas”.

O passeio musical versa pela mistura equilibrada de metais, percussão, cordas e vocais evoluindo por narrativas de celebração da nossa cultura, nossas religiões ancestrais e nossos ritmos. A riqueza do trabalho é coroada pelas participações especiais de músicos como Karynna Spinelli, Lirinha, Emerson Calado, Isadora Melo, Gabi da Pele Preta, Nego Henrique e Vitor Araújo. A ode à religiosidade e à cultura africanas são materializadas nas faixas Yourubeat Equilhybrido, Louvação Xangô e o Batismo de Ogã. Sons das paisagens urbanas e rurais também são referências para as músicas de A Visão. É em Caminho de Casa, Hy Brasil, Sertão Haze e Seus Dias que o trio Rafa Almeida, Nego Henrique e Emerson Calado demonstram seu talento e maturidade musical entre as levadas e beats ricos entre cada levada.

Em um futuro pós isolamento social, o grupo almeja que a música alcance diferentes públicos para poder retornar à rotina de shows e apresentar a performance de cima dos palcos, em diferentes cidades, estados e países. A Visão está disponível no Spotify,  YoutubeApple MusicAmazon Music e Deezer.

Okalonam nas Redes Sociais

Tracklist

Batismo de Ogã
Yorubeat Equilhybrido
Caminho de casa
Hy Brasil
Louvação Xangô
Sertao Haze
Seus dias

Ficha Técnica

Produção Musical: Rafael Almeida.
Arranjos: Rafael Almeida, Rodrigo Araújo, Deco do Trombone, Emerson Calado e Nego Henrique
Estúdio De Gravação E Mixagem: Estudio Sun 7
Mixagem: Rodrigo Araújo.
Ass. de Mixagem e LOMBRA Oficial: Rafael Almeida, Felipe Weinberg.
Masterização: Djalma Rodriguez , Rodrigo Araújo na Casona Estúdio.
Arte = Guga Baygon
Montagen Gráfico Arte = Jamesson Almeida

Vocal Vinheta de Abertura: Karynna Spinelli
Perculteria – Emerson Calado
Set de Graves – Rafael Almeida
Talk Dr. – Nego Henrique
Percussão G. – Rafael Almeida, Nego Henrique.
Efeitos Percussões fina – Rafael almeida
Tamborins – Rafael Almeida
Samples – Rafael Almeida, Rodrigo Araújo
Sonoplastias – Rodrigo Araújo,Rafael Almeida
Piano – Vitor Araújo
Clave – Drão
Rhodes – Drão
Bandolim – Lucas Cézar
Trombone – Deco do trombone
Trompete – Kevin Jock
Sax Fone – Parro Mello
Tuba – Deco Trombone

💬
ACESSE E DIVULGUE NOSSA PÁGINA DE FINANCIAMENTO COLETIVO DA REVISTA E SITE AQUI TEM DIVERSÃO 👇
BOTÃO DE APOIO 👇

Anterior Festa junina em casa com receitas leves e saudáveis
Próximo Loki, 👀 fatos sobre a nova série da Marvel Studios