Oito Iluminadores de Brasília


Eles são aqueles que dão luz aos nossos trabalhos e assinam diferentes projetos da capital. Conheça agora 8 profissionais de Brasília para iluminar o seu projeto!

Oito Iluminadores de Brasília
Jardim das Delícias | Foto: Duda Affonso

Chega uma hora em que não dá pra você apostar na camaradagem quando o assunto é iluminação teatral. Se o discurso poético é a conjunção de todos os elementos espetaculares de uma obra, tratar a iluminação cênica como mero detalhe pode ser um grande risco. Em Brasília, felizmente, temos ótimos iluminadores e iluminadoras e a coluna PRODUÇÃO CULTURAL separou alguns nomes para que você conheça melhor cada um deles:

Oito Iluminadores de Brasília
ANA QUINTAS

A atriz, iluminadora e pesquisadora Ana Quintas é Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília e Mestra em Stage Design pela Trinity College Dublin, na Irlanda. Atualmente, é mestranda em Processos Composicionais para a Cena, no departamento de Artes Cênicas da UnB. Integrante dos grupos Tripé e Liquidificador, já foi indicada por duas vezes como Melhor Iluminadora pelo Prêmio SESC de Teatro Candango.

https://www.anaquintasluz.com
@anaquintas

HIGOR FILIPE

Iluminador de Brasília, Higor Filipe trabalha na criação e realização de projetos de luz e com a coordenação técnica. Iniciou sua carreira em 2002, tendo experiência com importantes artistas do cenário cultural de Brasília, como Udi Grudi, Hugo Rodas, Teatro do Concreto, G7 e Ellen Oléria. Atua em diferentes setores do entretenimento (TV, Teatro, Cinema, Musicais, eventos coorporativos e shows de música). De 2013 pra cá, trabalhou em importantes empresas, como Rede Globo, Walt Disney Company e Cirque du Soliel. Atualmente, segue seu trabalho com diversos grupos e festivais locais e nacionais e internacionais.

Oito Iluminadores de Brasília
MARCELO AUGUSTO

Marcelo Augusto Santana é Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, onde foi professor por quase três anos. Sua pesquisa nesse universo começou em 1997, com experimentações em espetáculos de vários diretores e coreógrafos da cidade, como Circo Teatro Udi Grudi, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, Móveis Coloniais de Acaju, ASQ Companhia de Dança, projeto Circo do Brasil. Desevolveu projetos pela América Latina, Ásia, Europa e EUA, com destaque para as 22 apresentações realizadas na Dinamarca, a convite do grupo Odin Theatre que comemorava seu 40º aniversário. Em 2016, venceu o Prêmio Sesc do Teatro Candango, na categoria Melhor Iluminação, pelo espetáculo “Silêncio do mundo”. Em 2017, lançou o livro “HAJA LUZ! Manual de iluminação cênica”.

https://www.facebook.com/marceloaugusto.santana
@marceloaugusto

Oito Iluminadores de Brasília
LUISA L’ABBATTE

Luisa L’Abbatte é um nome que desponta na Iluminação Teatral do DF. Como iluminadora, estagiou no laboratório de iluminação da Universidade de Brasília sob orientação de Pedro Dultra, além de ter concebido e operado luzes para estudantes e projetos de formatura da Universidade. Concebeu e operou luz para espetáculos dirigidos por Alice Stefânia, Marcelo Nenevê, Francisco Leal e Similião Aurélio. Pelo Brasil, circulou com o grupo Teatro do Concreto pelo Palco Giratório 2018 com o premiado espetáculo “Entrepartidas”, dirigido por Francis Wilker. Participou da equipe técnica do Festival universitário CéU – Cena Universitária e do 19º Festival Internacional de Teatro de Brasília – o Cena Contemporânea. Luisa é também atriz e integrante do Grupo Liquidificador, Bacharelanda em Interpretação Teatral pela UnB e formada em contrabaixo acústico erudito pelo curso básico da Escola de Música de Brasília.

https://www.facebook.com/luisalabbate
@luisalabbate

Oito Iluminadores de Brasília
LEMAR REZENDE

Lemar Rezende é uma figura cativa sempre presente nos eventos teatrais do Distrito Federal. Formado pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, assinou e operou a luz de diferentes espetáculos da capital do país. Consegue estar em vários lugares ao mesmo tempo, trabalhando com os mais diversos diretores, festivais e eventos brasilienses. Inclusive, neste momento, certamente Lemar está subindo em alguma escada para afinar algum refletor num teatro de Brasília.

https://www.facebook.com/lemar.rezende

Oito Iluminadores de Brasília
MOISÉZ VASCONCELLOS

Iluminador e coordenador técnico de diferentes mostras e festivais, Moizés Vasconcellos é responsável pela iluminação de importantes espetáculos do país, desenvolvendo trabalhos para diversos espetáculos e eventos nacionais e internacionais. Diretor geral na empresa “Luz em Movimento” e Coordenador na empresa “Núcleo de Pesquisa Teatral Caja 96”, Moiséz desenvolve treinamentos para novos profissionais e legitima sua marca no ramo da iluminação cênica do Brasil.

https://www.facebook.com/moises.vasconcellos.9

Oito Iluminadores de Brasília

EMMANUEL QUEIROZ

Profissional especializado em atividades de apoio, produção e operação de elementos do espetáculo com mais de 10 anos de experiência, Emmanuel iniciou sua trajetória em 2002 como ator em cursos livres da Fundação Brasileira de Teatro. Em 2007, começou a trabalhar no Coletivo Irmão Guimarães em montagens de iluminação, cenografia e sonorização. Foi assistente do Iluminador Dalton Carmagos e Carlos Peupek, realizando varias montagens, operações e concepções de luz para e teatro, dança, shows e exposições. Trabalhou nas equipes do Festival Cena Contemporânea, da Ocupação Funarte, Mostra Internacional de Dança, Satélite 63 e diferentes mostras por Brasília e pelo Brasil.

https://www.facebook.com/profile.php?id=100008374575015
https://www.instagram.com/queirozemmanuel/

Oito Iluminadores de Brasília

RODRIGO LÉLIS

Licenciado e Bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, Rodrigo Léllis tem mais de 10 anos de experiência como ator e coordenador técnico. Divide seus trabalhos como ator e iluminador e está sempre nas fichas técnicas dos mais diversos espetáculos de Brasília, circulando pelo DF e diferentes estados do Brasil. Compôs equipes técnicas do Festival Cena Contemporânea, Palco Giratório, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Ossos do Ofício, Guinada Produções, Jacaúna Produções, Circo Íntimo, Trupe do Cerrado, entre outros, prestando serviço para espaços como Centro Cultural Banco do Brasil, Teatro da Caixa, Teatro Nacional, Teatro Dulcina, Espaço Cultural Mosaico, Teatros SESC e Funarte. Recentemente, recebeu o Prêmio de Melhor Ator pelo espetáculo “Sonho de uma noite de verão”, do grupo Celeiro das Antas, no Prêmio SESC do Teatro Candango de 2018.

https://www.facebook.com/rodrigo.lelis.71
@rodrigolelis_rl

Já sabe, não é?! Pensou em iluminar seu projeto? Se ligue na dica do AQUI TEM DIVERSÃO e contrate profissionais da cidade! Assim, você fará o dinheiro circular, incentivará a produção local e colocará essa engrenagem pra girar, tendo os melhores nomes da iluminação compondo a ficha técnica de seu espetáculo ou show.

Anterior Thaeme e Thiago divulgam clipe de Casa Pequeninha
Próximo Danilo Bottrel lança Foi Né, faixa do DVD gravado ao vivo