Oficina de fotografia


Programa Gente Arteira da Caixa Cultural Brasília realiza a oficina fotografia para espetáculos teatrais. Paulistano André Mortatti é o oficineiro responsável pelo curso indicado para maiores de 16 anos que acontece de 25 a 28 de novembro

O fotógrafo e publicitário paulistano André Mortatti é o convidado do mês do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira, com a oficina Fotografia para espetáculos teatrais. De 25 a 28 de novembro, profissionais na área de fotografia, artistas visuais, diretores, produtores e atores de teatro poderão participar do curso da CAIXA Cultural Brasília, indicado para maiores de 16 anos. As inscrições para as 20 vagas da oficina vão das 10h do dia 16 até às 21h do dia 19. Para participar, é preciso solicitar link pelo e-mail supervisao.df@gentearteira.com e doar 1 kg de alimento não perecível no dia da oficina.

Mortatti, que é formado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Casper Líbero e fotografa profissionalmente há 6 anos na cidade de São Paulo, tem experiência em fotografia de arquitetura/interiores, retratos, gastronomia, still, publicidade e moda. Na oficina, explica que na fotografia para espetáculos teatrais é preciso ter muita habilidade e conhecer técnicas específicas de posicionamento de câmera, incidência de luz, composição e discrição no deslocamento dentro do teatro.

Especialista em fotografia artística autoral, Mortatti expôs na RED Studios em 2014 e recentemente fez seu primeiro trabalho fora do país em Viena, na Áustria. Em seu curso, ensina as características comuns em espetáculos de palco, as características próprias de cada espetáculo para o bom trabalho do fotógrafo, fala sobre o comportamento que o fotografo deve ter antes e durante o espetáculo, o que pode e deve ser explorado e como utilizar técnicas de balanço de branco, cores e resolução das imagens.

Os participantes deverão trazer máquina própria e a oficina é encerrada com uma aula prática de fotografia de um espetáculo seguida de avaliação dos trabalhos produzidos. As aulas serão na Sala Gente Arteira e o curso tem duração e 16 horas.

CAIXA Gente Arteira

O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira surgiu em 1980 como uma série de ações educativas associadas ao recém-criado Museu da CAIXA. Em 2003, passou a se concentrar na formação educacional de crianças mais carentes. Três anos depois, ampliou as atividades para todas as idades e diversificou o público, sob o nome atual.

Um dos principais objetivos é gerar conhecimento a partir da experiência educativa, artística e cultural e melhorar a qualidade de vida da sociedade. De agosto de 2014 até o momento, o Gente Arteira atendeu 20 mil pessoas e 464 instituições, em 695 oficinas, e arrecadou 330 quilos de alimentos não perecíveis destinados a diversas instituições do Distrito Federal e entorno, cadastradas pela CAIXA Cultural Brasília.

Grupos de escolas e instituições podem agendar participação, durante a semana, nos cursos de Journal Art, voltado para adolescentes, que ensina técnicas de colagem e pintura na criação de um caderno poético; de Palhaçaria e Carimbos artesanais para crianças entre 7 e 12 anos exercitarem sua criatividade; e de técnicas de Fingerprint nas oficinas para Gente Miúda, indicadas para crianças de 3 a 6 anos. Basta enviar e-mail para supervisao.df@gentearteira.com. São 45 vagas para cada curso, com quatro turmas sendo atendidas por dia. As oficinas acontecem também aos sábados e domingos, às 14h e 16h, para público em geral.

Serviço

Oficina: Fotografia para espetáculos teatrais
Local: Sala Gente Arteira da CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Dias: de 25 a 28 de novembro de 2015
Hora: quarta e quinta-feira, das 18h às 22h; sexta-feira e sábado, das 14h às 18h
Classificação Indicativa: 16 anos
Público-alvo: profissionais na área de fotografia, artistas visuais, diretores, produtores, atores de teatro e demais interessados.
Inscrição: das 10h do dia 16 de novembro até às 21h do dia 19 de novembro, via formulário de inscrição eletrônico. Solicitar link para supervisao.df@gentearteira.com
Vagas: 20 participantes. Seleção dos participantes por ordem de inscrição. Participação dos selecionados mediante entrega de 1kg de alimento não perecível
Realização: CAIXA e Governo Federal
Contato: Silvia Turina | orientacao.df@gentearteira.com | 61 3206-9892

Anterior Pipocando Poesia no CCBB
Próximo Noite Gourmet no Ready Beef