Obras de Athos Bulcão


Prorrogada até 30 de abril exposição que revela detalhes das obras de Athos Bulcão e de edifícios de Brasília

Fundação Athos Bulcão apresenta em sua galeria a mostra “Acervo: Recortes”, que expõe estudos e plantas arquitetônicas para projetos de painéis em azulejo criados pelo artista

A Fundação Athos Bulcão apresenta ao público, na AB Galeria, em sua sede, a exposição “Acervo: Recortes” com uma seleção de estudos e plantas para projetos de painéis em azulejo criados pelo artista mestre na integração entre arte e arquitetura. “Esta exposição é a primeira de uma série com obras do nosso acervo que vamos apresentar ao público ao longo do ano”, explica Valéria Cabral, curadora da mostra e secretária executiva da instituição.

A exposição destaca projetos em azulejo que integram a arquitetura de Brasília, como os painéis do Parque da Cidade, da Torre de TV e do Brasília Palace Hotel, assim como da Embaixada do Brasil em Buenos Aires e do Memorial da América Latina em São Paulo. Projetos realizados para grandes arquitetos, como Oscar Niemeyer, João Filgueiras Lima e o urbanista Lucio Costa. Assim, é possível conhecer um pouco mais sobre o patrimônio modernista de Brasília.

Entre os documentos expostos, duas plantas do painel em azulejos do Brasília Palace Hotel – uma do projeto original e outra da reconstrução – são um registro de fatos que marcaram a história da capital. Em 1978, um incêndio destruiu o edifício projetado por Oscar Niemeyer, assim como as obras de Athos. Depois de quase 30 anos fechado, o hotel foi reconstruído e reaberto em 2006, com o painel em azulejos integralmente restaurado, com peças no tamanho (11 x 11 cm) e cores originais, assim como a pintura mural que se encontra no salão de festas.

As plantas apresentam detalhes como as proporções dos desenhos que estampam os azulejos e orientam o esquema de composição dos painéis, ou seja, como as peças deveriam ser aplicadas na parede. Entre os itens expostos, um estudo de cores para os azulejos da churrascaria do Parque da Cidade, não executado, apresenta peças em amarelo e laranja, diferente do atual painel composto em preto e branco que recobre as paradas de serviço do parque.

Painéis emoldurados ao lado das plantas dão oportunidade ao visitante de conhecer os azulejos finalizados, peças que a Fundação segue produzindo com o mesmo fabricante que as executava para Athos Bulcão.

A exposição pode ser visitada até 30 de abril na AB Galeria, na sede da Fundação Athos Bulcão, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h, na CLS 404 Bloco D Loja 1, Asa Sul. Informações: (61) 3322-7801. Entrada gratuita. Escolas e grupos: agendar visita pelo e-mail fundathos@fundathos.org.br

Serviço

Exposição “Acervo: Recortes”
Visitação: prorrogada até 30 de abril de 2016, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 10h às 17h
Entrada gratuita
Local: AB Galeria – Fundação Athos Bulcão
Endereço: CLS 404 Bloco D Loja 1, Asa Sul, Brasília – DF
Informações: (61) 3322-7801
www.fundathos.org.br

Anterior Banda Jambalaia no Pier 21
Próximo DJ Dennis ganha festa exclusiva