A Turma do Pererê.doc apresenta um recorte específico da vasta e abrangente obra de Ziraldo

O documentário “A Turma do Pererê.doc” dirigido por Ricardo Favilla sobre a criação mais importante do cartunista Ziraldo, o Pererê, estreia nos cinemas no dia 03 de outubro. O longa reúne depoimentos de companheiros como o cartunista Jaguar, Laerte e contemporâneos de início de carreira como Maurício de Sousa que ressalta a influência da obra para sua própria trajetória profissional, além de estudiosos, colaboradores, fãs e depoimentos de Ziraldo.

Considerado um clássico dos quadrinhos, Pererê foi tema do primeiro gibi brasileiro em cores e de um único autor e, mesmo tendo sido criado na década de 1960, continua atual. Suas histórias valorizam o meio ambiente e a inclusão social, além de terem a marca do autor, que consegue unir a leveza do humor e da ingenuidade à postura crítica diante da realidade social e política brasileira.

“A Turma do Pererê.doc” é produzido por Tarcisio Vidigal, PH de Souza e Ricardo Favilla com patrocínio das Lojas Americanas e Americanas.com. A distribuição é da O2 Play no programa O2 Play Docs, que lançará todos os meses um filme brasileiro em 20 cinemas de 19 cidades brasileiras com sessões em horário nobre.

Impacto cultural

A gênese e a evolução da Turma do Pererê se misturam à trajetória de Ziraldo, como designer, artista plástico, escritor, jornalista, cartunista, apresentador e também sua influência nas letras e artes visuais brasileiras e seu engajamento nas causas sociais. No campo das artes gráficas, o aparecimento da revista “Pererê” foi um marco fundamental no mercado nacional das HQs (Histórias em Quadrinhos), com impacto equivalente ao da Bossa Nova e do Cinema Novo.

Foi a primeira publicação mensal de conteúdo nacional, feita por um só autor, totalmente colorida, lançada pelo principal conglomerado de mídia da época (Diários Associados), o mesmo que distribuía algumas das HQs estrangeiras mais vendidas no Brasil (Turma da Luluzinha, do Gasparzinho e Brasinha).

Documentário “A Turma do Pererê.doc” com a direção Ricardo Favilla, estreia dia 03 de outubro.


Ficha Técnica

Produção: Rio de Cinema Produções Ltda e MWN Factual Produções Ltda
Coprodução: Cafeína Produções
Direção: Ricardo Favilla
Produção: Ricardo Favilla, PH Souza e Tarcisio Vidigal
Roteiro: Laura Malim / Ricardo Favilla
Distribuição: O2 PLAY

Entrevistados 

Alvaro de Moya
Franco Rosa
Gonçalo Junior
Ivan Lima Gomes
Jaguar
Laerte
Luiz Fernando Emediato
Maurício de Sousa
Mig (Miguel Mendes)
Ota (Otacílio D’ Assunção Barros)
Primaggio Mantovi

Sobre a Distribuidora

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes, e faz parte do grupo O2, que tem como sócios também o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro. Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand), como uma distribuidora digital. Possui contratos com plataformas como o iTunes, Google Play, Netflix, NOW, Claro Vídeos, Vimeo, ofertando além de conteúdos longa-metragem e seriados também serviços de delivery (Encoding).

Anterior A mais nova feira de tecnologia do país ocorre em Brasília
Próximo Cordelista da cidade lança obra em homenagem ao Dia do Cerrado