Desejo por doces está associado à sensação de prazer e necessidade fisiológica do corpo. Especialista ensina o passo a passo de sobremesas alternativas para apreciar sem sair da dieta

De vez em quando não tem jeito: bate aquele anseio incontrolável de comer um doce. Mas, antes de sofrer pensando que vai ter que passar vontade, saiba que algumas alternativas mais saudáveis podem ajudar a controlar o desejo.

De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, a glicose presente nas sobremesas é uma fonte de energia para o corpo, o que explica a “necessidade” que o organismo sente às vezes, e também a preferência pelo consumo desse tipo de alimento quando estamos mais cansados, estressados ou até mesmo após noites de sono ruins.

Além disso, os doces geralmente estão associados a memórias e sensação de prazer, o que contribui para a vontade de atacar o brigadeiro, o bolo de chocolate ou aquele pudim, quando estão à vista.

Segundo Renata, quando a vontade pelas sobremesas bater, o ideal é optar por receitas ou produtos com ingredientes naturais e adoçados com o açúcar das frutas ou adoçantes de qualidade, como a nutricionista sugere nas receitas de creme de avocado com cacau, pasta de avelã, cajuzinho falso e picolé cremoso.

Entretanto, se não for possível resistir às tentações tradicionalmente açucaradas, não se culpe! “O açúcar pode fazer parte da nossa dieta esporadicamente. Apenas atenção à frequência e à quantidade quando optarmos por incluir os docinhos em nosso dia a dia”, ressalta Renata. “Afinal, quanto mais doce comemos, mais aumenta a nossa tendência em procurar por esse tipo de alimento”, finaliza.

Se você gostou das opções de sobremesas saudáveis indicadas pela nutricionista, confira o passo a passo das receitas abaixo!

Creme de cacau

Creme de cacau

2 avocados
1 colher de sopa de cacau
Suco de 1 limão
2 colheres de sopa de mel ou açúcar mascavo ou adoçante culinário

Preparo

1) Bata tudo no mixer ou liquidificador.
2) Coloque em taças e leve para gelar por 1 hora antes de consumir.

Pasta de avelã
Pasta de avelã | Foto: Divulgação

Pasta de avelã

1 xícara de chá de tâmaras picadas
1 xícara de chá de avelãs sem casca
1 colher de sopa de cacau em pó

Preparo

1) Hidrate as tâmaras em água por cerca de 20 minutos.
2) Bata as avelãs no processador, até formar uma farinha.
3) Acrescente o cacau em pó e as tâmaras e bata até formar uma pasta.

Cajuzinho falso

Cajuzinho falso

1 banana nanica bem madura
1 colher de sopa de pasta de amendoim
3 col de sopa de coco ralado

Preparo

1) Em uma panela, em fogo baixo, amasse a banana, acrescente a pasta de amendoim e 2 colheres do coco ralado.
2) Cozinhe até que a massa se solte da panela.
3) Deixe esfriar e faça bolinhas, finalizando com o coco ralado restante.

Picolé cremoso

Picolé cremoso

2 xícaras de frutas vermelhas (pode usar congeladas)
1 xícara de água de coco
2 colheres de sopa de creme de leite
4 colheres de sopa de creme de coco em pó

Preparo

Bata tudo no liquidificador e leve ao freezer em forminhas para picolé.

Sobre o Oba Hortifruti

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Atualmente, a marca possui 50 lojas em São Paulo, Distrito Federal e Goiânia. Esse ano, comemora 40 anos de história. A rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Acesse: www.obahortifruti.com.br

 Siga o ObaHortifruti

Site: https://obahortifruti.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/
Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/

Anterior A quatro mãos: Così recebe premiado chef Jefferson Rueda
Próximo Relembre o 1º filme e confira o que esperar de Zombies 2