Planejar as refeições, evitar estoques de produtos industrializados e incluir todos os grupos alimentares na dieta estão entre as sugestões da nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, para manter uma rotina equilibrada dentro de casa

Em tempos de isolamento social, muitas pessoas precisaram se adaptar a uma nova realidade: a de passar a maior parte do tempo em casa. Manter uma rotina saudável no conforto do lar- com a flexibilidade de horários e a possibilidade de ficar no sofá com alguns petiscos, é um desafio até para quem já trabalhava no esquema home office antes.

No que diz respeito aos cuidados com a alimentação, organização é a palavra-chave, como explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau. De acordo com a profissional, o primeiro passo é estabelecer horários para se alimentar, uma vez que determinar a hora de comer vai evitar pular as refeições importantes e também as eventuais beliscadas.

Além de definir os horários, é essencial também planejar o cardápio da semana, antes mesmo de ir ao mercado. Segundo Renata, “fazer uma lista precisa, ajuda a manter o equilíbrio das refeições e, como compramos apenas o que vamos consumir, reduz o desperdício de alimentos e também minimiza o gasto com as compras”.

O bom planejamento do menu da casa ainda auxilia em outro ponto muito importante: evitar estoques de produtos industrializados. “Na busca pela praticidade, cuidado para não abusar dos alimentos não perecíveis e ultraprocessados. Quando falamos sobre saúde, o ideal é sempre priorizarmos os alimentos frescos. Vale investir, especialmente, nas frutas e legumes da estação, que estarão com altos níveis de nutrientes e mais saborosos”, comenta a especialista.

Já na hora de elaborar as refeições, a principal dica é levar à mesa todos os grupos alimentares. “Para café da manhã e lanches intermediários, podemos incluir pães, torradas, iogurtes, queijos, ovos, geleias, aveia e frutas. Já para o almoço e jantar, devemos ter no prato vegetais de todos os tipos, carnes, feijões e uma fonte de carboidrato, como arroz, mandioca, batata ou mandioquinha”, explica a profissional. “Estar bem alimentado também diminui o risco de petiscar fora de hora”, finaliza.

Por fim, Renata ressalta que para levar uma vida mais saudável em casa é crucial manter uma rotina pautada na disciplina, mas, de vez em quando, também está permitido sair da dieta e comer aquilo que deseja.

Confira agora algumas opções de receitas sugeridas pela nutricionista.

Geleia de figo

Geleia de figo

2 limões
2 kg de figo roxo
3 xícaras de açúcar
1 e ½ xícara de vinho tinto
½ xícara de nozes picadas
1) Lave os figos e bata no processador.
2) Coloque em uma panela e acrescente o suco de limão, o açúcar e o vinho.
3) Cozinhe em fogo baixo por em média 30 minutos. Desligue o fogo a acrescente as nozes picadas.
4) Coloque em potes de vidro e consuma com pão ou torradas.

Picadinho de frango
Picadinho de frango | Foto: Divulgação

Picadinho de frango

500 de peito de frango cortado em cubos
1 xícara de tomate sem pele picado
1 cebola média picada
3 dentes de alho amassados
2 col de sopa de azeite
1 pitada de noz moscada ralada na hora
Sal a gosto
1) Aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola.
2) Acrescente os demais ingredientes e cozinhe em fogo baixo até que o frango fique bem cozido, sem deixar secar demais.

Legumes assados com manteiga

Legumes assados com manteiga

1 cenoura média cortada em palito
1 xícara de vagens picadas
½ brócolis ninja cortado em buquês
2 col de sopa de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto
1) Coloque os vegetais em uma assadeira forrada com papel alumínio
2) Derreta a manteiga no microondas e regue os legumes
3) Acrescente o sal e a pimenta e leve para assar em fogo baixo, até que os vegetais fiquem al dentes (cerca de 30 a 40 minutos).

Sobre o Oba Hortifruti

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Atualmente, a marca possui 50 lojas em São Paulo, Distrito Federal e Goiânia. Esse ano, comemora 40 anos de história. A rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Siga o Oba Hortifruti

Site: https://obahortifruti.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/
Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/

Anterior Bla's aposta em novos pratos e brindes para delivery
Próximo Sellva apresenta uma mulher brasileira selvática