O livro “O menino que descobriu o Lago Paranoá”, escrito por Antônio Fávero Sobrinho e Regina Célia Melo, será lançado em 20 de abril no Clube Cota Mil. Com ilustrações de Rachel Dumont, a obra revela as aventuras do menino Renato e sua amiga, a tilápia do Congo Tilapita, misturando o mundo lúdico com questões ambientais, história, geografia e ciências. Como cenário, o Lago Paranoá, aquele que muitas vezes só existe através da janela dos carros em que as crianças viajam. “O livro O menino que descobriu o Lago Paranoá foi escrito para aguçar a curiosidade das crianças”, afirma o autor Antônio Fávero.

Os personagens desbravam a imensidão das águas do grande lago artificial e conhecem a história e os detalhes submersos. O livro revela uma cumplicidade entre amigos que dividem conhecimentos, alegrias e medos.

Além da beleza do habitat natural, a história se preocupa também em mostrar as consequências da poluição e da degradação ambiental que afetam o Lago Paranoá, dando enfoque especial para o peixe pirá-brasília – espécie genuína da capital federal. “A magia do texto me sensibilizou e inspirou profundamente. Além do diálogo permanente com o processo criador dos escritores, o contato com as paisagens do lago – respirando, tocando, observando suas belezas naturais e compreendendo suas relações com a história de Brasília – motivou a elaboração das ilustrações”, conta Rachel.

O menino que descobriu o Lago Paranoá
Capa do livro

A produção do livro é parte integrante de uma pesquisa para o trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, cujo cerne se baseia em apresentar a integração do processo de ensino, aprendizagem e da força da literatura infantil para a construção das relações entre o real e o imaginário. “O livro paradidático abre muitas janelas para o professor trabalhar outros conteúdos de uma forma lúdica, prazerosa e interessante”, explica Regina.

Serviço

Data: 20 de abril (sábado)
Horário: a partir das 16h
Local: Clube Cota Mil
Entrada franca
Classificação indicativa: livre

Anterior Parceiro de Anitta MC Zaac faz show em Brasília na quinta (18)
Próximo Samambaia está pronta para a 21ª Paixão Cristo Negro