O crescimento dos blocos de carnaval em Brasília é o resultado do investimento e do apoio às mais promissoras produções do Distrito Federal. Hoje o Aqui Tem Diversão, destaca quatro blocos com temática LGBTQI+.

Pautados pela diversidade e pela acessibilidade, novos blocos apostam nas famílias LGBTQI+, na descentralização, nas luzes coloridas e na mitologia. A participação desses blocos na programação oficial do carnaval 2020 do Distrito Federal foi possível graças ao incentivo de outro bloco conhecido da capital: o Sereias Tropicanas, que agora “amadrinha” os estreantes “Vou Embora Com o Circo”, “Led’s Go Gay”, “Fundão” e “Gregos&Goianos”.

Produção Cultural

Sucesso no carnaval de 2019, o bloco Sereias Tropicanas ganhou três afilhadas em 2020: Os recém-nascidos Vou Embora Com o Circo, Led’s Go Gay, Bloco do Fundão e Gregos&Goianos, que apostam na diversidade de gentes, famílias, luzes e cores e mitologia grega, causas mais do que caras a estas caras sereias.

O Vou Embora Com O Circo traz performances inovadores com uma equipe de artistas circenses para a alegria das famílias LGBTQIs. O Led’s Go Gay investe em tecnologia festiva para uma diversão eficiente. O Bloco do Fundão tem origem no Festival Teatro do Fundão e chega para bagunçar o coreto do Riacho Fundo II. Já no Gregos&Goianos a música transita da Mitologia Grega ao Modão, do Funk ao Brega, da Música Latina ao Pop das Divas.

VAMOS CONHECER MELHOR CADA UM DELES

Vou Embora Com o Circo

Um bloquinho circense, diurno, performático e malabarístico, acolhedor para todos os tipos de família, em especial aquelas que possuem parentes LGBTQI+ em seu núcleo. Há diversidade de públicos, brincadeiras, afetividades e acrobacias.

Ocupando e ressignificando a rua, o bloco acolhe toda a arte que vemos nos semáforos, lonas e palcos abertos de circo, com a agitação rotineira e familiar da nossa capital, num carnaval plural para velhas crianças e recém-nascidos adultos.

Vai ter riso, atividade, música, dança, oficina e performances. Não se preocupem: os artistas locais são extremamente hábeis para orientar o público.

Data: 22 de fevereiro de 2020
Horário: 9h
Local: Setor comercial sul
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Led´s go gay!

Tecnologia e interatividade, cores e imagens, sons e colormapping juntos num só espaço: este é o bloco LGBTQI+ Led’s go Gay, conduzido pelos sucessos do tecnobrega, pop internacional, brega funk, mashups, beats anos 80 e até MPB.

Relacionar essa gostosa narrativa musical com a estética dos corpos iluminados – do público e dos artistas – é a proposta da folia. Um encontro de corpos elétricos com brinquedos iluminados, fitas de LED, pisca-pisca, texturas neon, purpurina, aquacolor, maquiagens artísticas, pó-estrela, lanternas, lasers – um jogo interativo em formato de instalação colorida, interativa, sensorial e cheia de efeitos visuais.

Para quem insiste em ficar inseguro, também vai ter um Aulão de Dança Interativa, no qual será construída uma performance coletiva com todos os foliões, como um flash mob. Os foliões serão protagonistas desta narrativa das cores: conectar, interagir, aproximar.

Leds Go Gay é o primeiro bloco de luz de led da cidade. Uma proposta mais ousada. Durante o desfile, haverá várias surpresas (inclusive tecnológicas).

Data: 22 de fevereiro de 2020
Horário: 19h
Local: Setor comercial sul
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Bloco do Fundão

A Mostra Internacional de Teatro do Fundão é uma iniciativa inédita que levará este ano montagens de repercussão internacional e nacional, além de destaques da produção local, para o Riacho Fundo, umaempreitada rara e ousada de interferência cultural periférica por meio do teatro.

Em 2020, como resposta às demandas da própria comunidade, o festival traz para a mesma região o Bloco do Fundão, para celebrar o pré-carnaval com produtos culturais artísticos que dialogam com a comunidade LGBTQI+, negra e periférica, marca do eixo curatorial da festa. O som da festa fica a cargo do produtor Guylherme Almeida.

Data: 28 de fevereiro de 2020
Horário: 19h
Local: Avenida principal do Riacho Fundo
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Gregos&Goianos

O bloco Gregos&Goianos é diverso em seu público LGBTQI+, mas mais diverso ainda em seu repertório. O set vai da Mitologia Grega ao Modão, do Funk ao Brega, da Música Latina ao Pop das Divas. O Bloco fecha a semana de carnaval com músicas variadas que prometem fazer todo mundo dançar.

Data: 29 de fevereiro de 2020
Horário: 20h
Local: Local Secreto

Anterior Bloco promete não deixar ninguém dormir, dia 23
Próximo Tame Impala lança quarto álbum de estúdio, The Slow Rush