O livro “O Guia da Liberdade – Guia completo sobre relacionamentos abusivos”, na comemoração dos 17 anos da Lei Maria da Penha

Neste mês de agosto quando a Lei Maria da Penha (Lei 11340/2006) completa 17 anos, a terapeuta e palestrante Thaís Santesi, idealizadora do Projeto Bastê- União Contra Relações Abusivas, lança o livro intitulado “O Guia da Liberdade – Guia completo sobre relacionamentos abusivos”.

Segundo Santesi, o livro é um guia para quem precisa de ajuda e para quem precisa ajudar quem está passando por isso. ”Pretendo que a mulher compreenda, reaja e supere o relacionamento abusivo, pois muitas nem sabem que vivem em uma relação desse tipo e quando descobrem têm muitas dificuldades para se libertar”, destaca a terapeuta.

Thaís Santesi, terapeuta, palestrante e idealizadora do Projeto Bastê- União Contra Relações Abusivas, autora do livro intitulado “O Guia da Liberdade – Guia completo sobre relacionamentos abusivos”

A autora transformou a dor em solidariedade

Thaís transformou a dor em trabalho para acolher outras mulheres e fundou o Projeto Bastê, especializou-se em terapia complementar focada em relações abusivas. O caminho surgiu depois de um relacionamento destrutivo que durou 5 anos e resultou, inclusive, em violência doméstica.

“No último ano em que estava com ele, já comecei a estudar Terapia Integrativa. Um tempinho depois, já fora do relacionamento, criei uma página no Facebook para ajudar outras mulheres. Era só uma página, mas após 6 meses tive a ideia de criar um projeto que reúne outros profissionais dispostos a atendimentos por valor social”, conta. No Instagram, para onde o projeto também se estendeu, a “união contra relações abusivas”, como define a bio, já acumula mais de 13 mil seguidores. No facebook, já passa de 70 mil.

Para Thaís, a saída veio através da terapia holística e do reencontro com um ex-namorado de 10 anos atrás – hoje, seu marido e aliado na causa. “No momento em que todas as pessoas estavam cansadas de me ajudar, ele me ajudou. Foi uma história muito louca. Hoje, ele atua na causa também. Como ele é economista, atende as meninas do projeto com assessoria financeira”.

Junto à terapia especializada, Thaís – que raspou o cabelo na máquina zero após sair do relacionamento tóxico para não ver aquela velha pessoa no espelho – também destaca a importância de investir em novos hábitos. “É preciso se distrair; buscar coisas novas, novos hobbies. É ressignificar e tentar reconstruir tudo aquilo que te fazia lembrar da situação. Seja através de uma mudança dentro de casa ou uma mudança pessoal”.

O livro completa seu trabalho assistencial. Impresso ou em formato de e-book, “O Guia da Liberdade”, da Editora Literando, pretende dar o caminho das pedras com o passo a passo para que mulheres se libertem e readquiram a autoconfiança e a vontade de viver, relata a autora.

O Guia da Liberdade
Capa do livro O Guia da Liberdade | Imagem: Ilustrativa

Capítulo a capítulo

A autora inicia o livro com um questionamento: “Será que estou numa relação abusiva? ” E segue detalhando as fases da relação abusiva como o espelhamento, a chuva de afeto, o adestramento, a culpa, o isolamento, a triangulação, o descarte e a perseguição ou morte. Mostra o ciclo da violência através do violentrômetro- a régua da relação abusiva e as recaídas.

Os números da violência no Brasil

De acordo com dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, até julho de 2022, foram registradas mais de 31 mil denúncias de violência doméstica ou familiar contra as mulheres no Brasil. Esses dados abrangem atos de violência física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

Ainda segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, 30,4% dos homicídios contra mulheres aconteceram dentro de casa.

Serviço

O Guia da Liberdade – Guia completo sobre relacionamentos abusivos-
Editora Literando
Adquira pelo site projetobaste.com ou literandoeditora.com