O poeta e compositor Biro Ribeiro lança o seu primeiro livro de poesias, O Extraordinário Caminho da Pessoa Comum. A obra do artista de Brasília é um compilado de suas produções poéticas ao longo da vida

“O Extraordinário Caminho da Pessoa Comum” é o primeiro livro de poesias do poeta, MC, compositor e produtor cultural Biro Ribeiro. A obra reúne as produções poéticas que o artista acumulou ao longo da sua trajetória.

O livro foi idealizado em parceria com a Editora Paratexto, de Juiz de Fora (MG), e apresenta a visão do poeta acerca de diversos temas sobre a vida, como a sua urgência, os seus mistérios, as suas dores e os seus amores. O título do livro, “O Extraordinário Caminho da Pessoa Comum”, é uma referência a um trecho da obra “O Diário de um Mago”, do escritor Paulo Coelho.

Idealizador do Projeto Espalhe Palavras, Biro acredita na disseminação da poesia e da literatura como ferramenta que amplifica nossa potência criativa e enxerga o exercício da escrita como algo vital para o entendimento e tradução dos sentimentos das pessoas e do mundo.

“A poesia sempre esteve dentro de mim; acredito que me foi passada de maneira genética, hereditária, por conta dos versos do meu pai, que não pôde ver meu livro mas que está presente nele; essa obra é dedicada à sua memória. É muito gratificante lançar um livro; é a realização de um sonho e um escritor, ao contrário da maioria, não tira seus sonhos do papel, mas sim os coloca num papel e dá vida à sua imaginação por meio de versos, frases e rimas”, conta o escritor.

O Extraordinário
Biro Ribeiro | Foto: Raíssa Azeredo

Biro Ribeiro é poeta, MC, compositor e produtor cultural. Nasceu em Patos de Minas (MG) e se mudou para o DF ainda criança. Começou a escrever os seus primeiros versos nas séries iniciais do Ensino Fundamental, nas escolas de Taguatinga e firmou-se nessa caminhada poética por toda adolescência.

Conheceu, anos depois, as batalhas de rimas e se tornou um Mestre de Cerimônias. Foi o primeiro campeão da história da Batalha do Museu e o primeiro MC a representar o Distrito Federal no Duelo de MCs Nacional. Se mantém ativo na produção cultural da cidade desde 2010, atuando nas áreas da poesia e da composição musical. Os seus versos e rimas são conhecidos e divulgados em suas redes sociais, alcançando público no país inteiro.