O Equilibrista, o emocionante espetáculo da Cia Yinspiração sobre novas masculinidades, que já se apresentou em Brasília, Rio de Janeiro, Colômbia, Equador, Dinamarca, Alemanha e Argentina

Quais são as escolhas do coração que transformam um menino em um homem e um homem em um artista e criador?

O palco é uma ilha – onde o tempo não existe; as ruínas de um teatro incendiado – onde o tempo passou; a morada de Deus – onde o tempo está parado; o jardim do Imperador – onde o tempo voa.

“Este espetáculo é uma poética contemporânea sobre novas masculinidades. A ausência de ritos de passagem modernos para os homens, que os levam da infância à vida adulta, privam os meninos de se tornarem homens mais integrados com a vida”, afirma a diretora Luciana Martuchelli.

“O legado e os modelos antigos são insuficientes ou estão desgastados. E assim, os meninos crescem com medo de protagonizar a própria história. Em tempos de empoderamento feminino e outras minorias, devem buscar novas possibilidades do que um homem pode ser.”

O espetáculo da Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas teve temporadas em Brasília e Rio de Janeiro e se apresentou nos festivais Cena Contemporânea e SOLOS FÉRTEIS.

“Nos apresentamos em países como Colômbia, Equador, Dinamarca, Alemanha e Argentina. Sempre foi muito bem recebido porque é um tema mundial: o que significa ser homem nos dias atuais. Quero alcançar, principalmente, os jovens meninos e futuros homens e colocá-los para refletir sobre suas escolhas. É uma pequena semente para o futuro”, diz o ator Filipe Lima.

“Quando defendemos a mulher e começamos simplesmente a atacar os homens, precisamos nos perguntar: e os garotos que estão nascendo? Eles estão condenados a cumprirem esse papel de um masculino destruidor, que viola, que não respeita, que não ama? É um espetáculo para as novas gerações e para quem cuida delas”, reflete.

SERVIÇO

Teatro SESC Garagem (913 Sul)
Dia 16 e 17 de junho, (sexta-feira e sábado) às 20h
Dia 18 de junho (domingo) às 19h

Teatro SESC Paulo Autran (Taguatinga)
Dia 30 de junho e 01 de julho (sexta-feira e sábado) às 20h
Dia 02 de julho (domingo) às 19h

INGRESSOS
R$ 40,00 (inteira)
R$ 20,00 (meia)*
*Meia-entrada garantida legalmente para beneficiários e doadores de agasalho.

FICHA TÉCNICA
Direção e Dramaturgia: Luciana Martuchelli
Ator: Filipe Lima
Músico: Guilherme Cezário
Voz em Off: Chico Sant’anna
Figurinos: Marcus Barozzi
Cenografia: Luciana Martuchelli
Vídeos: Douro Moura, Filipe Lima, Francesco Corbelletta, Luciana Martuchelli e Tauã Franco
Produção: Juliana Zancanaro
Duração: 60 minutos

Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas

Criada por Luciana Martuchelli em 2002, a Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas foca seu trabalho no treinamento técnico do ator, mitologia e questionamento da voz do homem e da mulher no mundo. Espetáculos: “Parthenon Místico”, “Mare Serenitatis”, “Como Nossos Pais”, “O Equilibrista”, “Fahrenheit – Cantos e Contos de João de Ferro”, “Sonhos de Shakespeare”, “The Big Heart & Eros”, “Ars – As Mil Folhas Peladas dos Poemas”, “Elizabeth Tudo Pode”, “Medea – Gaia em Fúria”, “A Página em Branco” entre outros.

Luciana Martuchelli

Diretora da TAO Filmes – centro de treinamento de atores para o teatro, televisão, cinema e música, desde 1994, em Brasília. Diretora da Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas, grupo de teatro que atua desde 2002 no cenário brasiliense. Formada em direção no Instituto Superior de Arte de Havana (Cuba); no Fashion Institute of Design & Merchandising (Califórnia, USA); e na Faculdade Dulcina de Moraes – FBT (Brasília). Entre seus mestres estão Dulcina de Moraes, Antunes Filho, Aderbal Freire-Filho, Peter Brook, Eugenio Barba e Julia Varley. Ao lado da atriz Juliana Zancanaro, traduziu o livro “Pedras d’água”, de Julia Varley (Odin Teatret). É idealizadora e organizadora do treinamento A ARTE SECRETA DO ATOR – BRASIL e do Festival Internacional de Mulheres no Teatro – SOLOS FÉRTEIS. Atriz do espetáculo “Mare Serenitatis” e diretora de espetáculos como “O Equilibrista”, “Sonhos de Shakespeare”, “Fahrenheit” e “Elizabeth Tudo Pode”.

Filipe Lima

Ator, cantor, professor de canto e atuação, em 2008, ingressou no grupo de pesquisa teatral “Physis – Dramatic Bodystorm Trainning”, que explora a antropologia teatral na criação de uma técnica autoral para o ator compositor e uma dramaturgia corporal e vocal, idealizado e dirigido pela atriz e diretora Luciana Martuchelli. Com a Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas atuou em mais 10 espetáculos. Produtor da residência artística A ARTE SECRETA DO ATOR e do SOLOS FÉRTEIS – Festival Internacional de Mulheres no Teatro.

Guilherme Cezario

Estudou na escola BSB Musical com Júnior Morgado, Paulo Lopes e Carlos Vinícius. Também foi aluno do guitarrista Marcelo Barbosa. Estudou com o regente, educador e compositor Carlos Pacheco (aluno de grandes músicos como Claudio Santoro e Camargo Guarnieri). Graduando em Música na Universidade de Brasília (UnB). Participou do projeto Oficina de Prática de Conjunto “OURO PRETO”, dirigido por Claudia Cimbleris. Aprofundou-se conceitualmente na experiência pedagógica musical na universidade, sendo aluno de Cristina Grossi, Denise Scarambone e Ricardo Dourado Freire. Estudou composição musical com o professor Sérgio Nogueira, com foco na análise do repertório moderno e contemporâneo de música erudita, e direcionamento individual de trabalho autoral. Compõe trilhas sonoras para curtas-metragens, leciona aulas de guitarra e violão e estuda neurociência ligada às artes e improvisação. É membro fundador das bandas “Dark Chest”, “Incríveis Dragões de Giz”, “Ninfetas do Além e a Gaiola dos Vikings”. Desde 2013, é principal músico e compositor da Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas.