#EmCasacomSesc traz show de Alessandra Leão, peça “O Encontro – Malcolm X & Martin Luther King Jr.” e espetáculo de dança “Manapa” entre as atrações da semana

A programação conta ainda com apresentação de Paulo Miklos; montagem “Um Olhar Sobre Mais e Menos Dias”, da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico; e para a criançada, a obra “Scaratuja”, do Catarsis Arte para Infância e Juventude.

Há pouco mais de um ano no ar, o #EmCasaComSesc segue em 2021 com uma programação diversificada de espetáculos ao vivo na internet. São shows, apresentações de teatro e dança, e espetáculos para crianças e famílias, sempre mesclando artistas e companhias consagrados no cenário brasileiro com novos talentos. As transmissões acontecem de terça a domingo, às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo , exceto a apresentação para crianças, aos sábados, que ocorre às 15h .

Parte das transmissões é realizada diretamente das unidades do Sesc na capital paulista, sem presença do público no local e seguindo todos os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19. Além disso, as apresentações também são transmitidas da casa ou do estúdio de trabalho dos artistas. Tudo em conformidade com as medidas estipuladas pelo Plano São Paulo.

Agenda de 07 a 11 de julho:

07 de julho, quarta-feira, 19h
Teatro #EmCasaComSesc
Cia. Elevador de Teatro Panorâmico em “Um Olhar Sobre Mais e Menos Dias”
Com: Pedro Haddad e Rodrigo Spina
Texto e direção geral: Marcelo Lazzaratto

A peça é uma primeira abordagem cênica para o texto inédito de Marcelo Lazzaratto e investiga a complexa relação entre espaço e tempo por meio do convívio de dois sujeitos confinados. A obra retrata a existência de dois indivíduos que, por motivos de segurança sanitária, estão isolados há pelo menos dois anos em uma espécie de abrigo de paredes grossas e com uma pequena janela, por onde entra a luz do dia. Eles lidam diariamente com a escassez de toda ordem: falta de comida, de água, de aquecimento, de interação social, de sensação de pertencimento. O Tempo, implacável, nunca cessa, tornando tudo mais complexo e angustiante. Após a apresentação, os atores e o diretor participam de um bate-papo com o público.

Transmissão do Sesc Ipiranga
Classificação indicativa: 12 anos

08 de julho, quinta-feira, 19h
Dança #EmCasaComSesc
Cia. Danças Claudia de Souza em “MANAPA”
Com: Laís Cruz e Marcelino Dutra
Concepção, direção e coreografia: Claudia de Souza

Na obra, que abre caminho para mais uma forma de experimentar não só a cena, mas sobretudo o processo, a companhia investiga a alternância dos estados de existência. É quase como experimentar outro mundo; um mundo que não existe aqui e agora, mas que transita em espaços paralelos a todo momento, dependendo da qualidade de energia que está se anunciando no corpo. A consciência em expansão é um combustível para a percepção de outras e novas formas de criar, mover afetos e danças. “MANAPA” é estar em um estado de alegria. Atingir uma qualidade de energia corporal que nos transporte para outro estado e espaço, permitindo que ela se manifeste em movimento no corpo. Após a apresentação, acontece um bate-papo com os artistas e a pesquisadora e artista Paula Petreca.

Transmissão do Sesc Vila Mariana
Classificação indicativa: 14 anos

09 de julho, sexta-feira, 19h
Música #EmCasaComSesc
Alessandra Leão em “Macumbas e Catimbós”
Com: Alessandra Leão (voz e percussão), Maurício Badé (percussão) e Abuhl Jr. (percussão)
Participação: Sthe Araujo (voz e percussão)

A cantora, compositora e percussionista pernambucana apresenta “Macumbas e Catimbós”, show homônimo ao oitavo trabalho de sua carreira, lançado em 2019. Acompanhada pelos músicos Maurício Badé (percussão) e Abuhl Jr. (percussão), Alessandra Leão mostra as canções que compõem o álbum – entre músicas autorais e temas tradicionais da Jurema, do Candomblé e da Umbanda -, a exemplo de “Tua Mão, Minha Cabeça” (Alessandra Leão), “Abre a Mata, Oxóssi” (Alessandra Leão/Abuhl Jr.), “Exu Chega/Exu Guerreiro/Sete Encruzilhadas” (Alessandra Leão/Tradicional Umbanda) e “Firmei meu Ponto/Ponto pro Tambor” (pontos tradicionais da Umbanda, Jurema e Candomblé). O show conta com a participação de Sthe Araujo (voz e percussão).

Transmissão do Sesc Pinheiros
Classificação indicativa: Livre

10 de julho, sábado, 15h
Crianças #EmCasaComSesc
Catarsis Arte para Infância e Juventude em “Scaratuja”
Com: Aline Volpi e Vladimir Camargo
Concepção, direção e dramaturgia: Marcelo Peroni

Conduzidos por muitas linhas que partem em infinitas direções, o público é levado a seguir a trilha do desenho que nos faz descobrir como nos divertimos e nos desenvolvemos quando criamos livremente; quando nos deixamos levar por nosso corpo e pela ânsia em explorar um novo e estimulante universo, desde o momento em que abrimos nossos olhos. Na montagem, adaptada para o formato online, Aline Volpi e Vladimir Camargo buscam tornar a experiência real para o público da primeira infância. A dupla convida todos que forem assistir ao espetáculo para reservar um pequeno “kit”, com limões, meias, papel, giz de cera e uma peneirinha para brincar ao final da apresentação.

Ainda no sábado, às 16h, dentro da série Ideias #EmCasaComSesc, acontece um debate com o tema Teatro para crianças na pandemia: telas, janelas e desafios. Neste encontro, atores e diretores compartilham suas experiências sobre o processo de transferência de espetáculos infantis presenciais para as telas e a recepção das crianças a essa distância. Marcelo Peroni, ator e diretor da companhia Catarsis; Iarlei Rangel, integrante fundador do grupo Esparrama; e Antonia Mattos, diretora e fundadora do grupo Clã do Jabuti, participam da mesa, que conta com apresentação de Andrea Fonseca, assistente na Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo na área de Infâncias e Juventudes, e mediação de Priscila Modanesi, técnica em artes cênicas do Sesc Jundiaí. A transmissão acontece no YouTube Sesc São Paulo .

Transmissão do Sesc Pinheiros
Classificação indicativa: Livre

10 de julho, sábado, 19h
Música #EmCasaComSesc
Paulo Miklos em “A Gente Mora No Agora”
Músicos: Michelle Abu (bateria), Michele Cordeiro (guitarra) e Otávio Carvalho (baixo)

O cantor e compositor Paulo Miklos sobe ao palco, acompanhado por Michelle Abu (bateria), Michele Cordeiro (guitarra) e Otávio Carvalho (baixo), para apresentar o show “A Gente Mora No Agora”, homônimo ao seu primeiro disco solo após a saída dos Titãs. O repertório reúne canções do trabalho, a exemplo da faixa “Vou Te Encontrar”, além de sucessos dos Titãs, como “Pra Dizer Adeus”, “Flores”, “Comida”, “É Preciso Saber Viver” e “Sonífera Ilha”.

Transmissão do Sesc Pompeia
Classificação indicativa: Livre

11 de julho, domingo, 19h
Teatro #EmCasaComSesc
Izak Dahora, Rodrigo França e Drayson Menezzes em “O Encontro – Malcolm X & Martin Luther King Jr.”
Texto: Jeff Stetson
Tradução e adaptação: Rogério Corrêa
Direção: Isaac Bernat
Músicos: Caio Nunes e Thallyssiane Aleixo

A encenação narra, em um encontro fictício de Malcolm X e Martin Luther King Jr. num hotel do Harlem, as diferentes ideias, atuações e estratégias dos dois maiores líderes negros de todos os tempos. Dirigida por Isaac Bernat, a obra propõe um debate sobre os rumos e as estratégias pelo fim da discriminação racial, fundamentados nas ideologias dos dois ícones norte-americanos. Temática global e urgente, a luta contra a opressão, discriminação e exclusão dos negros na sociedade é o ponto de partida para desenvolvimento do espetáculo. A montagem conta músicas de protesto e hinos ligados aos movimentos dos dois líderes na época, que serão apresentados por Caio Nunes e Thallyssiane Aleixo. Após o espetáculo, o elenco participa de um bate-papo com o público.

Transmissão do espaço de trabalho do grupo, no Rio de janeiro (RJ)
Classificação indicativa: 12 anos

#EMCASACOMSESC EM 2020
A série #EmCasaComSesc teve início em abril de 2020, com um conjunto de transmissões ao vivo das linguagens artísticas de Música, Teatro e Dança, espetáculos para Crianças e atividades do Esporte – que somaram 13,5 milhões de visualizações, até dezembro do ano passado, no total de 434 espetáculos. Para conferir ou revisitar o acervo completo disponível, acesse: youtube.com/sescsp.

💬
ACESSE E DIVULGUE NOSSA PÁGINA DE FINANCIAMENTO COLETIVO DA REVISTA E SITE AQUI TEM DIVERSÃO 👇
BOTÃO DE APOIO 👇

Anterior Isadora 🎶 1º volume de “M21” com single “Ponto Final”
Próximo Fique rico investindo de maneira simples, 💰 de André Fogaça