O dia a dia de refugiados abrigados na Ilha de Lesbos, na Grécia, é tema de documentário inédito no SescTV. Dirigido pela brasileira Sonia Guggisberg curta-metragem Espera revela a insegurança, o medo e as privações de pessoas em situação de refúgio na Europa

Para fomentar as reflexões sobre as questões que envolvem o refúgio, o SescTV exibirá, em 20 de junho, quinta, quando é celebrado o Dia Mundial do Refugiado, às 20h, o curta-metragem documental inédito Espera (2018,15 min.), dirigido por Sonia Guggisberg. A produção mostra o cotidiano, os sonhos e o tempo de espera de dois mil refugiados provenientes de países como Síria e Iraque, que vivem na ilha de Lesbos, na Grécia, aguardando até que algum país os acolha. (Assista também em sesctv.org.br/aovivo.)

No filme Espera, a coordenadora do Ministério da Educação na Grécia Tina Oikonom, pontua que é preciso respeitar os problemas enfrentados pelas pessoas em situação de refúgio. Além da incerteza sobre o futuro em uma terra estranha, também existe a preocupação com a segurança e questões que envolvem adaptações a uma nova cultura.

Tina exemplifica com o caso dos homens muçulmanos, que podem se casar com até quatro mulheres. Apesar da poliginia ser lei em países islâmicos, ela pode gerar transtornos em outros lugares, principalmente quando se trata de pessoas em situação de refúgio. “Há muitas crianças aqui com a madrasta e sem documentos. Elas necessitam de um tutor para a escola, para serem examinados e registrados”, diz.

Um jovem refugiado depõe sobre a incerteza com relação a vida. Segundo ele, há várias pessoas em situação parecida com a sua, que não sabem o que fazer.

“Eu ia à universidade e tenho vários amigos lá, pessoas gregas, mas eu não sei sobre meu futuro”, explica o rapaz. Um senhor diz que a Grécia é boa, mas que ele não tem o suficiente para viver. Também reclama sobre a falta de contato com a sociedade grega e a língua do país. “Se em outro país vão me salvar ou não eu não sei, eu vou para lá sofrer novamente. Essa é a nossa vida”, finaliza.

Ainda em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado, o canal exibe mais sete produções com o tema, no dia 20 de junho:

Refugiados, episódio da série Habitar Habitat, dirigida por Paulo Markun e Ségio Roizenblit, com exibição às 14h30; Palestinos, episódio da série HiperReal, dirigida por Kiko Goifman, às 16h; concerto da Orquestra Mundana Refugi, com direção para TV de Daniel dos Santos, às 19h; os curtas-metragens documentais Sonho Migrante, às 20h19, Ponto de Encontro, às 20h30, e Campo Skaramanga, às 20h40, os três dirigidos por Sonia Guggisberg; e o documentário Onde o Eufrates e o Sava Correm Juntos, dirigido por Andreas Muggli, às 20h50.

Todas as produções abordam, sob diferentes perspectivas, as vicissitudes enfrentadas por pessoas em situação de refúgio, forçadas a fugir de seus países, seja por causa de sua etnia, naturalidade, religião, opinião política ou grupo social.

Sobre o SescTV

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço

Programação Dia Mundial do Refugiado (20/6)

+ Curtas
Espera (2018,15 min.)
Estreia: 20/6, quinta, às 20h.
Reapresentações: 21/6, sexta, às 23h; e 23/6, domingo, às 14h30.
Direção: Sonia Guggisberg.
Classificação Indicativa: 10 anos.

Habitar Habitat: Refugiados (2017, 53 min)
Dia: 20/6, quinta, às 14h30.
Direção: Sergio Rozenblit.
Classificação Indicativa: 10 anos.

HiperReal: Palestinos (2010, 53 min.)
Dia: 20/6, quinta, às 16h.
Direção: Kiko Goifman.
Classificação Indicativa: 10 anos

Especial Musical: Orquestra Mundana Refugi (2017, 55 min.)
Dia: 20/6, quinta, às 19h.
Direção para TV: Daniel dos Santos.
Classificação Indicativa: Livre.

Documentário: Sonho Migrante (2018, 9 min.)
Dia: 20/6, quinta, às 20h19.
Direção: Sonia Guggisberg.
Classificação Indicativa: Livre.

Documentário: Ponto de Encontro (2018, 9 min.)
Dia: 20/6, quinta, às 20h30.
Direção: Sonia Guggisberg.
Classificação Indicativa: Livre.

Campo Skaramanga (2018, 9 min.)
Dia: 20/6, quinta, às 20h40.
Direção: Sonia Guggisberg.
Classificação Indicativa: Livre.

Onde o Eufrates e o Sava Correm Juntos (2016,15 min.)
Dia: 20/6, quinta, às 20h50.
Direção: Andreas Muggli.
Classificação Indicativa: Livre.

Para sintonizar o SescTV

Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Anterior Quer saber como preparar um pé de moleque?
Próximo Alesso lança nova música e clipe “Sad Song” com TINI