O Cordel chega às bibliotecas do Distrito Federal em projeto itinerante. O Cordel nas Bibliotecas vai oferecer oficinas e apresentações para a valorização da cultura popular local e nordestina
O Cordel é uma importante manifestação da nossa cultura popular brasileira. É a nossa Literatura Popular, que através dos tempos se reinventa e se renova, se adaptando às realidades e levando ao povo histórias, mensagens, ideias e ideais, de maneira simples e poética. Pensando na disseminação e valorização do Cordel no DF, surge o projeto Cordel nas Bibliotecas, que de outubro à novembro de 2023 vai passar por 4 bibliotecas da cidade, com oficinas de Cordel, Xilogravura, apresentações artísticas e entrega de diversos títulos de Cordel, tudo isso nas: Biblioteca Pública da Candangolândia, Biblioteca Pública de Brasília e Biblioteca Pública de Taguatinga, além Biblioteca Braile Dorina Nowill, que receberá uma oficina inclusiva para Pessoas com Deficiência Visual. As oficinas nas bibliotecas são abertas ao público, e também contarão com estudantes de escolas da rede pública do DF, que poderão aprender sobre escrita, poética, rima, toada, métrica, estética, história e fundamentos da Literatura de Cordel.
O Cordel nas Bibliotecas é um projeto promovido pelo Coletivo Cordel Passarema, conduzido pelos poetas e cordelistas: Fernando Cheflera, Sabiá Canuto e Davi Mello, que realizam muitos trabalhos dentro do universo da cultura popular no DF. Além dos poetas, participará do projeto o artista Valdério Costa, nas oficinas de Xilogravura, e o violeiro Matheus Lima, nas apresentações culturais.
Coletivo Passarema
O Coletivo Cordel Passarema é formado por Fernando Cheflera, Sabiá Canuto e Davi Mello. O coletivo de artistas, poetas, cordelistas da nova geração brasiliense que têm como inspiração mestras e mestres da cultura brasileira, não só da tradição do Cordel, mas do Pife, Coco, Boi, Mamulengo, Repente, Cavalo Marinho, Reisado, Carimbó, Maracatus, Congadas, Raizeiras, Pajés, Benzedeiras, Parteiras e tantas outras tradições das culturas brasileiras que, além de existirem Brasil adentro, também possuem importantes representantes em Brasília. É pela cultura popular brasileira que o Passarema está à serviço, com oficinas, espetáculos e diversas atividades.
PROGRAMAÇÃO
Biblioteca Pública da Candangolândia
16 a 20 de outubro
16/10 (segunda) -14h – Oficinas de Cordel (2 turmas)
17/10 (terça) – 14h – Oficina de Xilogravura
17/10 (terça) – 14h – Oficinas de Cordel (2 turmas)
19/10 (quinta) – 14h – Oficinas de Cordel (2 turmas)
20/10 (sexta) – 14h – Sarau
Biblioteca Pública de Brasília
30 de outubro à 04 de novembro
30/10 (segunda) – 14h – Oficinas de Cordel (2 turmas)
31/10 (terça) – 14h – Oficinas de Cordel (2 turmas)
01/11 (quarta) – 14h – Oficina de Xilogravura
03/11 (sexta) – 14h – Sarau
Biblioteca Braile Dorina Nowill
08 de novembro – 9h – oficina inclusiva para Pessoas com Deficiência Visual
Biblioteca Pública de Taguatinga
13 a 17 de novembro
13/11 (segunda) – 14h – Oficinas de Cordel (2 turmas)
13/11 (segunda) – 16h – Oficinas de Cordel (01 turma)
15/11 (quarta) – 14h Oficinas de Cordel (2 turmas)
15/11 (quarta) – 16h – Oficinas de Cordel (01 turma)
15/11 (quarta) – 14h – Oficinas de Xilogravura
17/11 (sexta) – 14h – Sarau
Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
SERVIÇO
Cordel nas Bibliotecas
Quando: outubro e novembro de 2023
Onde: Biblioteca Pública da Candangolândia, Biblioteca Pública de Brasília, Biblioteca Pública de Taguatinga e Biblioteca Braile Dorina Nowill