Cine Brasília terá exibição gratuita de O Auto da Boa Mentira, vencedor de Melhor Filme
pelo júri popular no 21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, no dia 01/09, às 19h

Inspirado nas histórias de Ariano Suassuna, a exibição do filme contará com a
participação de parte do elenco e do diretor radicado em Brasília, José Eduardo Belmonte.

Eleito como Melhor Filme pelo júri popular no 21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, evento promovido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, O Auto da Boa Mentira lançado em 2021, será exibido gratuitamente no Cine Brasília, no dia 01 de setembro de 2022, às 19h. Os ingressos podem ser retirados meia hora antes da exibição do filme.

O espectador poderá ainda, doar 1kg de alimento não perecível, que será distribuído para uma instituição de pessoas em situação de vulnerabilidade social do DF. O alimento doado não está condicionado à retirada do ingresso, mas é apenas uma forma de ajudar no combate à fome.

Com Leandro Hassum, Jesuíta Barbosa, Renato Góes, Nanda Costa, Cássia Kis e grande elenco, o filme é baseado a partir dos casos contados pelo escritor Ariano Suassuna, poeta paraibano, radicado no Recife em suas aulas-espetáculos.

O Auto da Boa Mentira conta com roteiro de João Falcão, Tatiana Maciel, Célio Porto, e produção associada de Guel Arraes. Na produção executiva estão Fátima Pereira, Luciana Pires, Mônica Monteiro e Rômulo Marinho do Cine Group. Lançado em 2021 no formato de longa-metragem, será exibido como série na Globo, porém com uma história inédita.

Sobre O Auto da Boa Mentira

O filme apresenta quatro histórias inspiradas em contos bem-humorados de Ariano Suassuna, e a partir dos relatos divertidos do poeta paraibano, conhecemos Helder (Leandro Hassum), Fabiano (Renato Góes), Pierce (Chris Mason) e Lorena (Cacá Ottoni), vivendo diferentes situações em que, ironicamente, a mentira é sempre a protagonista.

O Auto da Boa Mentira é um retrato urbano sobre os “casos” baseados em frases e entrevistas do escritor que “gostava da mentira como arte e não para prejudicar os outros”, como frisou em diversas ocasiões. O filme conta ainda com um grande elenco, como Luís Miranda, Jackson Antunes, Rocco Pitanga, Giselle Batista, Michelle Batista, Bruno Bebianno, Leo Bahia, Letícia Novaes/Letrux, Letícia Isnard e Karina Ramil.

Sobre José Eduardo Belmonte

Formado em cinema pela Universidade de Brasília, tem entre os mais recentes projetos longa “Alemão 2” (2022), que traz no elenco Vladimir Brichta, Gabriel Leone e Leandra Leal; “As Verdades” (2022), estrelado por Lázaro Ramos, Bianca Bin, Drica Moraes e Thomas Aquino; e “O Pastor e o Guerrilheiro” (2022), com Johnny Massaro, César Mello, Julia Dalavia e Cássia Kis.

Apesar de ser formado em uma escola que predominava o documentário, migrou para a ficção onde se notabilizou pela direção de atores. Dirigiu seis curtas-metragens e oito longas-metragens que somados alcançaram mais de cem prêmios nos principais festivais. Foi diretor geral da série “O Hipnotizador” para a HBO. Na Globo fez a adaptação do longa “Alemão” em formato de minissérie intitulado: “Alemão, Os Dois Lados do Complexo”, sobre a ocupação militar no Complexo do Alemão contra o tráfico de drogas.

Realizou como diretor-geral para a mesma emissora a série de ficção “Carcereiros”, baseada no livro homônimo do médico Drauzio Varella sobre o sistema penitenciário brasileiro. A série foi premiada no MIP Drama Screening em Cannes/2017.

Belmonte iniciou a carreira de longas com “Subterrâneos”. Seu segundo longa, “A Concepção”, foi lançado nacionalmente em 2006. Nesse mesmo ano, filmou o drama “Meu mundo em Perigo” com o qual também foi premiado. Seu quarto longa “Se nada mais der certo”, do qual também foi produtor, foi premiado no Festival do Rio 2008 e no 41º Festival de Brasília. No início de 2011, filmou seu primeiro projeto comercial, a comédia “Billi Pig”.

Em 2014, filmou “Alemão”, sucesso comercial produzido pela RT Features com quem também realizou, um ano antes, “O Gorila”. Dirigiu e produziu o road movie “Entre Idas e Vindas”, lançado comercialmente em 2016. Em 2015 dirigiu o filme de terror “Aurora” e o documentário “Mobília em Casa”. Em 2019, filmou “As Verdades” e lançou “Carcereiros — O Filme”.

Serviço:

Exibição gratuita do filme O Auto da Boa Mentira
Local: Cine Brasília
Endereço: EQS 106/107, Asa Sul
Data: 01 de setembro de 2022
Horário: 19h
Os ingressos podem ser retirados meia hora antes da exibição do filme