A obra “Nosso Pé de Cordel Encantado” reúne histórias de vida e será apresentada durante a Feira Literária da Biblioteca do Bosque, que acontece nesta sexta-feira (30) e sábado (1)

A literatura de cordel é uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira e foi a forma encontrada por crianças de São Sebastião para contar as histórias de vida. As rimas, que expressam as raízes das famílias e resgatam a cultura nordestina, foram reunidas em um livro “Nosso Pé de Cordel Encantado”. Essa obra será lançada durante a Feira Literária da Biblioteca do Bosque, que acontece nesta sexta-feira (30) e neste sábado (1) na cidade.

O livro é resultado do projeto “Nossas Raízes Nordestinas – Cultura e Identidade sob o Olhar da Criança”, desenvolvido pela Brinquedoteca Ludocriarte e apoiado pela Fundação Banco do Brasil. Ao todo, 80 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos participaram de atividades que visam o fortalecimento da identidade cultural. Por meio de oficinas temáticas, música e dança, leitura, poesia, contação de história, brincadeiras, laboratório de arte, mitos e ritos, os jovens criaram versos de cordel de maneira coletiva.

Feira Literária da Biblioteca do Bosque

A segunda edição da Feira Literária da Biblioteca do Bosque de São Sebastião (Flib) leva ao público atrações culturais nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. O evento é gratuito e tem por objetivo incentivar a leitura, principalmente na infância. Na programação, música, poesia, teatro, palhaçaria e contação de histórias.

Entre as atrações, as poetisas Nanda Pimenta, Cristiane Sobral e Meimei. Também a cronista Conceição Freitas, o escritor José Rezende Jr. e o rapper MC Boka. Eles participam da roda de conversa “Palavra Viva com o tema Caminhos literários: da fala à escrita”. Processo criativo, importância da literatura na formação de crianças, jovens e adultos e desafios para formação de novos leitores serão alguns dos assuntos debatidos.

O público também confere apresentação de Guto Alegrossauro, do Palhaço Psiu e Companhia Teatral Fábula com os espetáculos “A roupa nova do Rei Zezão” e “As aventuras de Júlia e Bia”. Tino Freitas conduz um bate papo com as crianças sob o tema: Palavra também é brinquedo. A apresentação fica por conta de Isaac Mendes. Sobem ainda no palco a dupla de moda de viola Wesley&Sideron e a cantora de música regional Carliane Alves.

Além disso, durante o evento também será lançado o livro “Avant-première”, de Marconi Martins. O público terá ainda pintura de rosto, brinquedos infláveis e a oportunidade de conferir uma feira de artesanato e o Projeto Ateliê na Rua, de Paulo Alaor. Quem quiser se aventurar poderá participar de uma oficina de slackline.

A Feira Literária da Biblioteca do Bosque de São Sebastião é realizada pela Biblioteca Comunitária do Bosque com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Governo de Brasília (FAC).

Serviço

FLIB 2018 – Feira Literária da Biblioteca do Bosque de São Sebastião 2ª Edição
Local: Biblioteca Comunitária do Bosque (Av. 2, Q 18 Cs 16, Residencial do Bosque, São Sebastião)
Data e horário: Sexta (30/11) e Sábado (01/12) das 14h às 19h
Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Programação

Sexta (30/11)
14h – Guto Alegrossauro
15h – Bate-papo com as crianças: Palavra Também é brinquedo, com Tino Freitas
16h – Roda de conversa Palavra Viva com o tema Caminhos literários: da fala à escrita! – Bate papo com as artistas Nanda Pimenta, Mei Mei, Conceição Freitas e Cristiane Sobral conduzido por Iara Alves e Aline Karina
17h – Cia. Teatral Fábula com o espetáculo “As aventuras de Júlia e Bia”
18h – Wesley & Sideron

Sábado (01/12)
14h – Abertura música mecânica
15h – Cia. Teatral Fábula com o espetáculo “A roupa nova do Rei Zezão”
16h – Roda de conversa Palavra Viva – sobre o tema Caminhos literários: da fala à escrita! – Bate papo com os artistas José Rezende Jr, Francisco Alves e MC Boka conduzida por Devana Babu e Isaac Mendes
17h – Palhaço Psiu
18h – Carliane Alves (https://www.youtube.com/watch?v=HEx7Nu1uvHM)

Nanda Pimenta
Nanda Pimenta | Foto: Victor Martiz
Anterior UMA LINDA OCUPAÇÃO TEATRAL
Próximo Expansão Comunidade Teatral DF do Grupo Sutil Ato