Exposição virtual ‘Nossa Casa’ é lançada pelo Museu da Casa Brasileira. A mostra de arte e design apresenta por meio de vídeos uma reflexão sobre o habitat na pandemia

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, lança em parceria com a designer e curadora Camila Fix, a exposição ‘Nossa Casa – mostra virtual de arte e design: uma reflexão sobre o habitat na pandemia’, já disponível no canal do YouTube, site e redes sociais do Museu.

Com curadoria de Camila Fix e texto de abertura do curador especializado em design e arquitetura, Jorn Konjin, a exposição virtual apresenta trabalhos dos artistas Regina Silveira, Marcelo Cipis, Ricardo Ribenboim, Guto Lacaz, Alexandre Dacosta, Marcelino Melo e dos designers, Ronald Saasson, Claudia Moreira Sales, coletivo Plataforma4, Estudio Guto Requena, Inês Schertel, Giorgio Bonaguro e Gustavo Martini.

A cada semana, o público poderá conferir de forma digital, a difusão dos vídeos de três artistas e designers em trabalhos que refletem sobre as mudanças na relação com o espaço em que vivemos a partir da experiência do isolamento social.
“O novo coronavírus afetou a todos. Parou a sociedade, nos fez repensar a interação com o espaço público, mas acima de tudo, nos fez voltar para nossas casas. A casa se tornou ainda mais importante do que antes, com a reclusão nos limitados metros quadrados que temos”, comenta a curadora Camila Fix.

Todas as obras foram criadas em audiovisual e também representaram o Brasil na semana de design holandês – DDW, em outubro de 2020 (única mostra brasileira do evento). Ainda existe a previsão que em 2021, uma versão presencial da exposição também seja apresentada no espaço físico do MCB.

Confira a exposição: Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

Toda quinta-feira três novos vídeos.
Patrocínio: Líder Interiores
Apoio: ABD – Associação Brasileira de Designers de interiores

Sobre Camila Fix

Formada em Arquitetura com especialização em desenho industrial na Royal Academy of Art em Haya na Holanda. Trabalhou no Museu de Arte Contemporânea da São Paulo, como chefe do setor de design, sendo responsável pelos desenhos do espaço expositivo e design gráfico. Criou a Fix Design há 20 anos. Participou de quatro edições da Bienal Brasileira de Design. Os seus produtos foram publicados no livro Spoon da Phaidon Press. Foi júri de duas edições do Prêmio Design MCB e colaborou com artigos para Casa Claudia e Arc Design.

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se, há 50 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

VISITAÇÃO PRESENCIAL

De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada) | Compre os seus ingressos aqui
Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

SITE: mcb.org.br/
Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo
Tel.: (11) 3032-3727

Anterior Confira os finalistas do Prêmio Nacional RAP TV
Próximo Articulação para manutenção dos grupos locais