Nordeste… só de pensar já nos faz estar lá… é quase um romance pensarmos nas paisagens, cultura e história nordestinas. Nosso país tem belezas únicas e diferentes umas das outras e grandes expressões culturais em cada uma das 5 regiões.

O nordeste é uma das regiões mais procuradas: suas praias e belezas naturais encantam visitantes oriundos das mais diversas regiões e até mesmo turistas internacionais. Não é para menos: o nordeste concentra excelentes hotéis, gastronomia regional incomparável, não devendo nada aos grandes centros, onde estão concentradas boa parte da riqueza nacional.

Nesse pequeno guia você encontrará os melhores lugares para visitar no nordeste. Uma seleção que atende tanto quem gosta de ecoturismo quanto aos amantes da cultura nordestina e suas tradições históricas. E o litoral que você não deve perder a oportunidade de contemplar e se jogar nessa aventura.

Bahia

Há muito o que se falar sobre a Bahia cantada em verso e prosa pela vastíssima criação oriunda de sua rica cultura e belezas inigualáveis. A Bahia tem um encanto único, o chamado axé, que traduz muito mais do que as religiosidades presentes em suas inúmeras igrejas podem contar: no sorriso da baiana do acarajé, no batuque das vielas e ladeiras do Pelourinho, das rodas de capoeira, na boemia do Rio Vermelho até a serenidade da praia de Itapoã… Isso só em Salvador, a capital.

Já em Porto Seguro, a sensação fica por conta do passeio pelos lugares onde Cabral avistou o Brasil pela primeira vez: berço do descobrimento, numa terra paradisíaca, onde é possível conhecer aldeias indígenas e conhecer as primeiras edificações coloniais de um Brasil nascente.

O sol e ao som das ondas das praias de ilhéus dão o colorido suave da sua melhor viagem, margeadas por vastos coqueirais a se perder de vista e as dunas de areia constantemente esculpidas pelo vento… nesse momento solte sua imaginação: para quem leu os romances de Jorge Amado, os poemas de Vinícius de Moraes ou a música de Caymmi e Djavan fazem total sentido. Você sente que é diferente, você está na Bahia.

Pernambuco

Continuamos nosso passeio pelas paisagens nordestinas e Pernambuco não poderia ficar de fora de nosso roteiro. Recife, a capital, é considerada uma das capitais culturais da região nordeste, a Veneza brasileira, por conta de seus canais e pontes, inúmeras mostras culturais, tanto no marco-zero da cidade quanto nos bairros de efervescentes tradições como o frevo e o forró.

Olinda, sua irmã, tem um ar mais interiorano, religioso, mas de beleza ímpar, ideal para quem quer fugir dos agitos tão presentes na capital, em busca de algo mais natural, como caminhadas por trilhas e banhos de cachoeiras.

Por outro lado, Porto de Galinhas é o must quando se fala em praias urbanas e hotéis conceituados. Dona de uma paisagem estonteante e um mar misterioso, em cores que variam do azul ao verde, dependendo das marés, a cidade de Ipojuca tem um complexo hoteleiro baseado na praia de Porto de Galinhas que não deixa nada a dever aos grandes hotéis das capitais. Anualmente o destino atrai milhares de turistas nacionais e internacionais, ávidos por seus passeios às piscinas naturais ou simplesmente para relaxar num de seus renomados hotéis e pousadas, tanto para viagens em família quanto para viagens de lua de mel.

Alagoas

Começamos nosso roteiro pela capital Maceió: onde acontece boa parte dos agitos noturnos do estado. Acorde cedo, pegue um passeio para visitar os cânions do Rio São Francisco e sinta o poder desse que é considerado o rio da integração nacional, unindo duas regiões distintas e diversas uma da outra: o sudeste e nordeste. Prepare-se para se defrontar com paredões de 30m de altura esculpidos continuamente pela ação do tempo.

Não deixe de conhecer o artesanato local e contribuir para a subsistência de muitos habitantes – as carrancas, as redes, as rendas de bilro, filé e folha de bananeira; os carrinhos e brinquedos de madeira da ilha do ferro nos remete às coisas simples da vida, perdida em algum lugar do passado.

Alagoas tem ainda a formosa Maragogi, um sonho para os que buscam as belezas naturais de um mar verde piscina que atrai os olhos e o coração… Há quem diga que suas águas lembram as praias do Caribe, mas a atmosfera de Maragogi supera as expectativas, se você quer conhecer uma praia belíssima, mas não urbana, cosmopolita. Dona de águas mornas o ano todo, é o roteiro ideal para quem quer viver mais do que uma simples viagem e sim aproveitar cada momento, em harmonia.

O Hurb valoriza o que é importante: Você. Não deixe de planejar sua viagem para 2021 – é sempre tempo de sonhar, make travel easier!

Anterior A cantora Vicka lança "A Canção Mais Bonita"
Próximo Looke fará exibição do Brasília International Film Festival