Noites de Luz – Brasilidades Concertos da Orquestra de CĂąmara de BrasĂlia sob a regĂȘncia do Maestro ClĂĄudio Cohen 22 e 23 de dezembro, em 4 apresentaçÔes
A orquestra executa clĂĄssicos da mĂșsica brasileira com arranjos renovados para a mĂșsica erudita.
*A entrada Ă© gratuita mediante doação de alimentos nĂŁo-perecĂveis para campanha solidĂĄria a pessoas em situação de rua*
O Centro Cultural Banco do Brasil e a Orquestra de CĂąmara de BrasĂlia sob a regĂȘncia do Maestro ClĂĄudio Cohen tĂȘm o prazer de oferecer um conjunto de concertos, que percorrem o popular e o erudito, o festivo e o reflexivo.
Toda mĂșsica Ă© reflexo de uma Ă©poca. PorĂ©m, hĂĄ mĂșsicas que sĂŁo atemporais. Nos emocionam, nos enternecem e nos remetem as raĂzes da formação musical e cultural brasileiras.
Em sua segunda edição, o projeto Noites de Luz traz ao pĂșblico clĂĄssicos das 5 regiĂ”es brasileiras, em um amplo e diversificado panorama que apresentarĂĄ a riqueza e a peculiaridade da mĂșsica produzida em todo o paĂs.
O final do ano Ă© um momento de alegria e confraternização. Nada melhor do que a mĂșsica para iluminar nossos sonhos de um ano melhor, mais sereno, afetivo e inclusivo.
Noites de Luz – Brasilidades prepara para o pĂșblico uma experiĂȘncia Ășnica, onde
a luz e a mĂșsica criam um ambiente de emoção e acolhimento, em apresentaçÔes que contam com as participaçÔes especiais de bailarina, DJ e percussionistas.
Na cenografia, Noites de Luz prepara iluminação cĂȘnica e desenho de luz especialmente concebido para o projeto, em sintonia com os temas e o roteiro musical proposto. O projeto tem concepção artĂstica e regĂȘncia do Maestro ClĂĄudio Cohen, que, em sua curadoria, priorizou como fio condutor a linguagem clĂĄssica, trazendo Ă luz a temĂĄtica de obras criadas por intĂ©rpretes que permeiam os ritmos e gĂȘneros musicais das raĂzes musicais brasileiras.
O repertório inclui clåssicos que vão desde os tradicionais temas em celebração ao Natal, passando por clåssicos regionalistas e célebres composiçÔes, além de um mergulho no imaginårio musical do violeiro caipira e do Brasil do interior.
As mĂșsicas Vem Morena, de Luiz Gonzaga, e Milonga para As MissĂ”es, de Renato Borghetti, serĂŁo acompanhadas pela bailarina Thuany Campbell, formada pelo Ballet de BrasĂlia, do Teatro Nacional Claudio Santoro, tendo como mestres e professoras as bailarinas e coreĂłgrafas GisĂšle Santoro, mĂŁe e filha. Thuany frequentou o National Theatre de Praga em 2011 e desde 2007 realiza ricas trocas com renomados profissionais de dança de diversos paĂses.
No Noites de Luz Brasilidades, a interferĂȘncia cĂȘnica de Thuany nas obras musicais de grandes artistas brasileiros traz notas das culturas populares dos extremos do paĂs. Do Nordeste ao Sul, vem demonstrar atravĂ©s de composiçÔes de Renato Borghetti e do saudoso Luiz Gonzaga, ora o gingado e alegria, ora a elegĂąncia impressa nas coreografias folclĂłricas de cada regiĂŁo do paĂs.
JĂĄ a composição Milonga para As MissĂ”es contarĂĄ com uma versĂŁo do DJ Raffa Santoro, com participação especial de Fred MagalhĂŁes, do PatubatĂȘ, na percussĂŁo. Representando a RegiĂŁo Norte do Brasil, A Orquestra de CĂąmara de BrasĂlia apresenta Pinduca â SinhĂĄ Pureza e SuĂte de Danças Concertantes para ViolĂŁo e Orquestra CarimbĂł, com arranjos de Raffa Santoro, reconhecido produtor da cena rap brasileira, filho do Maestro Claudio Santoro, Ăcone da mĂșsica erudita.
Os concertos terĂŁo duração aproximada de 1h15, contemplando um repertĂłrio de 16 composiçÔes que serĂŁo apresentadas ao pĂșblico em 4 concertos, que acontecerĂŁo nos dias 22/12 (quinta) em sessĂŁo dupla Ă s 18h e 20h e no dia 23/12 (sexta) Ă s 16h e 18h.
A entrada Ă© gratuita, mediante retirada prĂ©via de ingressos na bilheteria do CCBB ou no site bb.com.br/cultura a partir das 9h de terça, 20/12. A entrada tambĂ©m Ă© doação de 1 quilo de alimento nĂŁo-perecĂvel. As doaçÔes serĂŁo destinadas ao Instituto Barba na Rua, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade.
AlĂ©m de formar plateia para a mĂșsica instrumental e realizar campanha para coleta de alimentos, o projeto atua na modalidade slow paper, dedicado 100% sob as prerrogativas de sustentabilidade, realizando a produção e divulgação exclusivamente por meios digitais.
PROJETO ARRECADARĂ ALIMENTOS NĂO-PERECĂVEIS
O projeto Noites de Luz tem forte componente humanitĂĄrio. Ă solicitada a doação de alimentos nĂŁo-perecĂveis como ingresso para o concerto, que serĂŁo distribuĂdos pelo Instituto Barba na Rua que atua fornecendo alimentação para população em situação de rua / vulnerabilidade social. Os alimentos arrecadados serĂŁo preparados e as quentinhas distribuĂdas no perĂodo natalino aos moradores de rua do Distrito Federal. Contamos com o envolvimento do nosso pĂșblico.
ClĂĄudio Cohen
Regente titular da Orquestra SinfĂŽnica do Teatro Nacional Claudio Santoro
CidadĂŁo HonorĂĄrio de BrasĂlia, o maestro e violonista ClĂĄudio Cohen Ă© um grande criador contemporĂąneo da mĂșsica clĂĄssica, durante a pandemia adaptou-se e topou o desafio de criar atividades inovadoras junto com a orquestra, que vem movimentando a cena erudita por meio de iniciativas inĂ©ditas. Por sua grande influĂȘncia no cenĂĄrio da mĂșsica clĂĄssica brasiliense, a trajetĂłria artĂstica do maestro estĂĄ fortemente conectada Ă histĂłria da mĂșsica erudita contemporĂąnea na regiĂŁo, nacional e internacionalmente. O Maestro jĂĄ atuou como artista convidado em mais de 30 paĂses dentre os quais: EUA, MĂ©xico, Ăustria, Alemanha, Portugal, Espanha, PolĂŽnia, FinlĂąndia, Hungria, ItĂĄlia, China, JapĂŁo, Argentina, Chile, Moçambique, Catar e em todo o territĂłrio brasileiro.
Orquestra de CĂąmara de BrasĂlia
Formada por mĂșsicos com o mais alto grau de excelĂȘncia e performance, a Orquestra de CĂąmara de BrasĂlia vem atuando no cenĂĄrio da MĂșsica ClĂĄssica e de eventos desde a dĂ©cada de 1990. Neste perĂodo dezenas de concertos foram realizados e a qualidade da Orquestra e de seus mĂșsicos foi sempre reconhecida pelo pĂșblico e crĂtica.
Ficha técnica Orquestra:
Maestro ClĂĄudio Cohen
Piano – Ligia Moreno
Violinos – Lilian Raiol e Marcos Bastos
Viola – Daniel Marques
Cello – Rodolpho Borges
Contrabaixo – Larissa Coutrim
PercussĂŁo – Leonardo Sousa
Bailarina – Thuany Campbell
DJ – Raffa Santoro
PercussĂŁo – Fred MagalhĂŁes (PatubatĂȘ)
Produção â Michele Milani
PROGRAMA – ROTEIRO MUSICAL
O Brasil ClĂĄssico Caipira – Maestro Joaquim França
SĂ©rie de interpretaçÔes das mais significativas mĂșsicas do cancioneiro caipira de todos os tempos.
MourĂŁo – CĂ©sar Guerra-Peixe
MourĂŁo faz parte das contribuiçÔes composicionais de Guerra Peixe ao Movimento Armorial e Ă© considerada o hino do Movimento. A peça foi inspirada no som das rabecas do folclore nordestino, com as quais Guerra-Peixe teve contato nos anos 1950 em viagens ao Nordeste do paĂs. CĂ©sar Guerra-Peixe foi um dos principais compositores brasileiros do sĂ©culo XX.
A prole do BebĂȘ (Branquinha, Moreninha, Polichinelo) – Heitor Villa-Lobos
A Prole do bebĂȘ No 1 foi executada pela primeira vez em 1922 por Arthur Rubenstein, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Trata-se de uma coleção de peças de personagens de Heitor Villa-Lobos para piano. Villa-Lobos foi um compositor, regente, violoncelista e violonista brasileiro descrito como “a figura criativa mais significativa da mĂșsica artĂstica brasileira do sĂ©culo XX”. Tornou-se o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos.
Chega de Saudade – Tom Jobim
TambĂ©m conhecida como ” No More Blues “, Ă© um standard do jazz da bossa nova . Muitas vezes Ă© considerada a primeira mĂșsica de bossa nova a ser gravada. Assim como ” Garota de Ipanema “, a mĂșsica “Chega de Saudade” foi composta por AntĂŽnio Carlos Jobim , com letra de VinĂcius de Moraes. A canção foi gravada pela primeira vez em 1957 pela cantora brasileira Elizete Cardoso. Lançada como single, a mĂșsica se tornou um sucesso e consolidaria a bossa nova como um gĂȘnero permanente no lĂ©xico da mĂșsica latina.
Ăgua de beber – Tom Jobim
Outra canção do movimento chamado Bossa nova, composta por Antonio Carlos Jobim, com letra de Vinicius de Moraes. Um dos engenheiros que ajudaram na construção de BrasĂlia, KlĂ©ber Farias Pinto, relatou que em 1959, Ă©poca da construção da nova capital do Brasil, Juscelino Kubitschek, o presidente do paĂs, convidou Tom Jobim e Vinicius de Moraes para passar uma temporada no Catetinho (palĂĄcio provisĂłrio, feito de madeira) para compor uma sinfonia que deveria ser executada no dia da inauguração de BrasĂlia. Uma certa noite Vinicius e Tom caminhavam perto do PalĂĄcio de Madeira quando ouviram o barulho de ĂĄgua atrĂĄs do Catetinho e perguntaram ao vigia “mas que barulho de ĂĄgua Ă© esse aqui?”. “VocĂȘ nĂŁo sabe nĂŁo? Ă aqui que tem ĂĄgua de beber, camarĂĄ”, respondeu o guarda. Assim conheceram a fonte de ĂĄgua e da inspiração para a primeira mĂșsica composta em BrasĂlia.
Chegada dos Candangos – Tom Jobim e VinĂcius de Moraes
O movimento de constituição da Bossa Nova parecia refletir a urbanização do paĂs. O novo estilo de compor e cantar, apesar de influenciado pelo samba, retirava o foco da mĂșsica produzida nos morros, lançando os holofotes do cenĂĄrio musical para a zona sul carioca. Esse movimento revelou diversos cantores e compositores, como Vinicius de Moraes e Tom Jobim, dupla que, em fevereiro de 1958, foi convidada por Juscelino Kubitschek a compor a âSinfonia da Alvoradaâ, mais conhecida como âSinfonia de BrasĂliaâ. Chegada dos Candangos Ă© uma das cinco partes da Sinfonia.
Alma Brasileira – Heitor Villa-Lobos
O novo nacionalismo musical que despontou nas AmĂ©ricas a partir do sĂ©culo XX foi mais rico na AmĂ©rica Latina do que nos Estados Unidos, devido Ă sua fonte folclĂłrica inesgotĂĄvel. Destacou-se, nesse panorama musical, o brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959), pela espontaneidade, complexidade e vigor de suas criaçÔes. Sua obra, de grande originalidade, representa, essencialmente, um retrato musical do Brasil; entretanto, a marca registrada dele fica evidenciada na fusĂŁo entre a mĂșsica popular brasileira e a mĂșsica erudita ocidental. Os Choros nÂș 5, tambĂ©m chamado de Alma Brasileira, Ă©, sem dĂșvida, uma das peças mais execuÂŹtadas do repertĂłrio pianĂstico de Villa-Lobos, tendo angariado o carinho de pĂșblico e de intĂ©rpretes desde sua estrĂ©ia em 1927.
Vem Morena – Luiz Gonzaga
Cantor e compositor brasileiro tambĂ©m conhecido como Rei do BaiĂŁo. Foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da mĂșsica popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triĂąngulo (conjunto bĂĄsico dos cantores de baiĂŁo, que ele mesmo definiu, levou para todo o paĂs a cultura musical do nordeste, como o baiĂŁo, o xaxado, o xote e o forrĂł pĂ© de serra. Suas composiçÔes tambĂ©m descreviam a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua ĂĄrida terra, o sertĂŁo nordestino.
Milonga para As MissĂ”es – Renato Borghetti
VersĂŁo remix DJ Raffa Santoro com participação especial da Bailarina Thuany Campbell e na percussĂŁo Fred MagalhĂŁes, do PatubatĂȘ
SinhĂĄ Pureza e SuĂte de Danças Concertantes para ViolĂŁo e Orquestra CarimbĂł Pinduca
VersĂŁo remix DJ Raffa Santoro com participação especial na percussĂŁo Fred MagalhĂŁes, do PatubatĂȘ
AlĂ©m disso, serĂŁo apresentadas ainda as seguintes mĂșsicas:
2 PrelĂșdios – ClĂĄudio Santoro
Brejeiro – Ernesto Nazareth
Odeon – Ernesto Nazareth
Tico-tico no FubĂĄ – Zequinha de Abreu
Jovem Guarda â Pot-Pourri
Seleção de temas natalinos – Christmas Medley
Serviço:
Noites de Luz Brasilidades
Teatro – Centro Cultural Banco do Brasil BrasĂlia
SCES, Trecho 2 – BrasĂlia/DF
Tel: 61 3108 7600
22 e 23 de dezembro de 2022
22/12 – 18h e 20h
23/12 – 16h e 18h
Classificação indicativa: Livre
Ingressos disponĂveis a partir de 9h de terça-feira 20/12
Na bilheteria do CCBB BrasĂlia e no site bb.com.br/cultura
Entrada gratuita, mediante doação de 1Kg de alimento
Arrecadação na porta do teatro
Assessoria de imprensa CCBB
BĂĄrbara Burnier â CCBB (61) 3108-7630
CCBB BrasĂlia
Aberto de terça-feira a domingo, das 12h às 20h.
SCES Trecho 2 â BrasĂlia/DF
Tel: (61) 3108-7600
E-mail: [email protected]
Site: bb.com.br/cultura
Site/ bb.com.br/cultura
Facebook/ccbb.brasilia
Twitter/ @ccbb_df
Instagram/ccbbbrasilia
Youtube/ Bancodobrasil