Noites de Luz – Brasilidades Concertos da Orquestra de CĂąmara de BrasĂ­lia sob a regĂȘncia do Maestro ClĂĄudio Cohen 22 e 23 de dezembro, em 4 apresentaçÔes

A orquestra executa clĂĄssicos da mĂșsica brasileira com arranjos renovados para a mĂșsica erudita.

*A entrada é gratuita mediante doação de alimentos não-perecíveis para campanha solidåria a pessoas em situação de rua*

O Centro Cultural Banco do Brasil e a Orquestra de CĂąmara de BrasĂ­lia sob a regĂȘncia do Maestro ClĂĄudio Cohen tĂȘm o prazer de oferecer um conjunto de concertos, que percorrem o popular e o erudito, o festivo e o reflexivo.

Toda mĂșsica Ă© reflexo de uma Ă©poca. PorĂ©m, hĂĄ mĂșsicas que sĂŁo atemporais. Nos emocionam, nos enternecem e nos remetem as raĂ­zes da formação musical e cultural brasileiras.

Em sua segunda edição, o projeto Noites de Luz traz ao pĂșblico clĂĄssicos das 5 regiĂ”es brasileiras, em um amplo e diversificado panorama que apresentarĂĄ a riqueza e a peculiaridade da mĂșsica produzida em todo o paĂ­s.

O final do ano Ă© um momento de alegria e confraternização. Nada melhor do que a mĂșsica para iluminar nossos sonhos de um ano melhor, mais sereno, afetivo e inclusivo.

Noites de Luz – Brasilidades prepara para o pĂșblico uma experiĂȘncia Ășnica, onde
a luz e a mĂșsica criam um ambiente de emoção e acolhimento, em apresentaçÔes que contam com as participaçÔes especiais de bailarina, DJ e percussionistas.

Na cenografia, Noites de Luz prepara iluminação cĂȘnica e desenho de luz especialmente concebido para o projeto, em sintonia com os temas e o roteiro musical proposto. O projeto tem concepção artĂ­stica e regĂȘncia do Maestro ClĂĄudio Cohen, que, em sua curadoria, priorizou como fio condutor a linguagem clĂĄssica, trazendo Ă  luz a temĂĄtica de obras criadas por intĂ©rpretes que permeiam os ritmos e gĂȘneros musicais das raĂ­zes musicais brasileiras.

O repertório inclui clåssicos que vão desde os tradicionais temas em celebração ao Natal, passando por clåssicos regionalistas e célebres composiçÔes, além de um mergulho no imaginårio musical do violeiro caipira e do Brasil do interior.

As mĂșsicas Vem Morena, de Luiz Gonzaga, e Milonga para As MissĂ”es, de Renato Borghetti, serĂŁo acompanhadas pela bailarina Thuany Campbell, formada pelo Ballet de BrasĂ­lia, do Teatro Nacional Claudio Santoro, tendo como mestres e professoras as bailarinas e coreĂłgrafas GisĂšle Santoro, mĂŁe e filha. Thuany frequentou o National Theatre de Praga em 2011 e desde 2007 realiza ricas trocas com renomados profissionais de dança de diversos paĂ­ses.

No Noites de Luz Brasilidades, a interferĂȘncia cĂȘnica de Thuany nas obras musicais de grandes artistas brasileiros traz notas das culturas populares dos extremos do paĂ­s. Do Nordeste ao Sul, vem demonstrar atravĂ©s de composiçÔes de Renato Borghetti e do saudoso Luiz Gonzaga, ora o gingado e alegria, ora a elegĂąncia impressa nas coreografias folclĂłricas de cada regiĂŁo do paĂ­s.

JĂĄ a composição Milonga para As MissĂ”es contarĂĄ com uma versĂŁo do DJ Raffa Santoro, com participação especial de Fred MagalhĂŁes, do PatubatĂȘ, na percussĂŁo. Representando a RegiĂŁo Norte do Brasil, A Orquestra de CĂąmara de BrasĂ­lia apresenta Pinduca – SinhĂĄ Pureza e SuĂ­te de Danças Concertantes para ViolĂŁo e Orquestra CarimbĂł, com arranjos de Raffa Santoro, reconhecido produtor da cena rap brasileira, filho do Maestro Claudio Santoro, Ă­cone da mĂșsica erudita.

Os concertos terĂŁo duração aproximada de 1h15, contemplando um repertĂłrio de 16 composiçÔes que serĂŁo apresentadas ao pĂșblico em 4 concertos, que acontecerĂŁo nos dias 22/12 (quinta) em sessĂŁo dupla Ă s 18h e 20h e no dia 23/12 (sexta) Ă s 16h e 18h.

A entrada é gratuita, mediante retirada prévia de ingressos na bilheteria do CCBB ou no site bb.com.br/cultura a partir das 9h de terça, 20/12. A entrada também é doação de 1 quilo de alimento não-perecível. As doaçÔes serão destinadas ao Instituto Barba na Rua, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade.

AlĂ©m de formar plateia para a mĂșsica instrumental e realizar campanha para coleta de alimentos, o projeto atua na modalidade slow paper, dedicado 100% sob as prerrogativas de sustentabilidade, realizando a produção e divulgação exclusivamente por meios digitais.

PROJETO ARRECADARÁ ALIMENTOS NÃO-PERECÍVEIS

O projeto Noites de Luz tem forte componente humanitĂĄrio. É solicitada a doação de alimentos nĂŁo-perecĂ­veis como ingresso para o concerto, que serĂŁo distribuĂ­dos pelo Instituto Barba na Rua que atua fornecendo alimentação para população em situação de rua / vulnerabilidade social. Os alimentos arrecadados serĂŁo preparados e as quentinhas distribuĂ­das no perĂ­odo natalino aos moradores de rua do Distrito Federal. Contamos com o envolvimento do nosso pĂșblico.

ClĂĄudio Cohen
Regente titular da Orquestra SinfĂŽnica do Teatro Nacional Claudio Santoro

CidadĂŁo HonorĂĄrio de BrasĂ­lia, o maestro e violonista ClĂĄudio Cohen Ă© um grande criador contemporĂąneo da mĂșsica clĂĄssica, durante a pandemia adaptou-se e topou o desafio de criar atividades inovadoras junto com a orquestra, que vem movimentando a cena erudita por meio de iniciativas inĂ©ditas. Por sua grande influĂȘncia no cenĂĄrio da mĂșsica clĂĄssica brasiliense, a trajetĂłria artĂ­stica do maestro estĂĄ fortemente conectada Ă  histĂłria da mĂșsica erudita contemporĂąnea na regiĂŁo, nacional e internacionalmente. O Maestro jĂĄ atuou como artista convidado em mais de 30 paĂ­ses dentre os quais: EUA, MĂ©xico, Áustria, Alemanha, Portugal, Espanha, PolĂŽnia, FinlĂąndia, Hungria, ItĂĄlia, China, JapĂŁo, Argentina, Chile, Moçambique, Catar e em todo o territĂłrio brasileiro.

Orquestra de CĂąmara de BrasĂ­lia
Formada por mĂșsicos com o mais alto grau de excelĂȘncia e performance, a Orquestra de CĂąmara de BrasĂ­lia vem atuando no cenĂĄrio da MĂșsica ClĂĄssica e de eventos desde a dĂ©cada de 1990. Neste perĂ­odo dezenas de concertos foram realizados e a qualidade da Orquestra e de seus mĂșsicos foi sempre reconhecida pelo pĂșblico e crĂ­tica.

Ficha técnica Orquestra:

Maestro ClĂĄudio Cohen
Piano – Ligia Moreno
Violinos – Lilian Raiol e Marcos Bastos
Viola – Daniel Marques
Cello – Rodolpho Borges
Contrabaixo – Larissa Coutrim
PercussĂŁo – Leonardo Sousa
Bailarina – Thuany Campbell
DJ – Raffa Santoro
PercussĂŁo – Fred MagalhĂŁes (PatubatĂȘ)
Produção – Michele Milani

PROGRAMA – ROTEIRO MUSICAL

O Brasil ClĂĄssico Caipira – Maestro Joaquim França
SĂ©rie de interpretaçÔes das mais significativas mĂșsicas do cancioneiro caipira de todos os tempos.

MourĂŁo – CĂ©sar Guerra-Peixe
Mourão faz parte das contribuiçÔes composicionais de Guerra Peixe ao Movimento Armorial e é considerada o hino do Movimento. A peça foi inspirada no som das rabecas do folclore nordestino, com as quais Guerra-Peixe teve contato nos anos 1950 em viagens ao Nordeste do país. César Guerra-Peixe foi um dos principais compositores brasileiros do século XX.

A prole do BebĂȘ (Branquinha, Moreninha, Polichinelo) – Heitor Villa-Lobos
A Prole do bebĂȘ No 1 foi executada pela primeira vez em 1922 por Arthur Rubenstein, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Trata-se de uma coleção de peças de personagens de Heitor Villa-Lobos para piano. Villa-Lobos foi um compositor, regente, violoncelista e violonista brasileiro descrito como “a figura criativa mais significativa da mĂșsica artĂ­stica brasileira do sĂ©culo XX”. Tornou-se o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos.

Chega de Saudade – Tom Jobim
TambĂ©m conhecida como ” No More Blues “, Ă© um standard do jazz da bossa nova . Muitas vezes Ă© considerada a primeira mĂșsica de bossa nova a ser gravada. Assim como ” Garota de Ipanema “, a mĂșsica “Chega de Saudade” foi composta por AntĂŽnio Carlos Jobim , com letra de VinĂ­cius de Moraes. A canção foi gravada pela primeira vez em 1957 pela cantora brasileira Elizete Cardoso. Lançada como single, a mĂșsica se tornou um sucesso e consolidaria a bossa nova como um gĂȘnero permanente no lĂ©xico da mĂșsica latina.

Água de beber – Tom Jobim
Outra canção do movimento chamado Bossa nova, composta por Antonio Carlos Jobim, com letra de Vinicius de Moraes. Um dos engenheiros que ajudaram na construção de BrasĂ­lia, KlĂ©ber Farias Pinto, relatou que em 1959, Ă©poca da construção da nova capital do Brasil, Juscelino Kubitschek, o presidente do paĂ­s, convidou Tom Jobim e Vinicius de Moraes para passar uma temporada no Catetinho (palĂĄcio provisĂłrio, feito de madeira) para compor uma sinfonia que deveria ser executada no dia da inauguração de BrasĂ­lia. Uma certa noite Vinicius e Tom caminhavam perto do PalĂĄcio de Madeira quando ouviram o barulho de ĂĄgua atrĂĄs do Catetinho e perguntaram ao vigia “mas que barulho de ĂĄgua Ă© esse aqui?”. “VocĂȘ nĂŁo sabe nĂŁo? É aqui que tem ĂĄgua de beber, camarĂĄ”, respondeu o guarda. Assim conheceram a fonte de ĂĄgua e da inspiração para a primeira mĂșsica composta em BrasĂ­lia.

Chegada dos Candangos – Tom Jobim e VinĂ­cius de Moraes
O movimento de constituição da Bossa Nova parecia refletir a urbanização do paĂ­s. O novo estilo de compor e cantar, apesar de influenciado pelo samba, retirava o foco da mĂșsica produzida nos morros, lançando os holofotes do cenĂĄrio musical para a zona sul carioca. Esse movimento revelou diversos cantores e compositores, como Vinicius de Moraes e Tom Jobim, dupla que, em fevereiro de 1958, foi convidada por Juscelino Kubitschek a compor a “Sinfonia da Alvorada”, mais conhecida como “Sinfonia de BrasĂ­lia”. Chegada dos Candangos Ă© uma das cinco partes da Sinfonia.

Alma Brasileira – Heitor Villa-Lobos
O novo nacionalismo musical que despontou nas AmĂ©ricas a partir do sĂ©culo XX foi mais rico na AmĂ©rica Latina do que nos Estados Unidos, devido Ă  sua fonte folclĂłrica inesgotĂĄvel. Destacou-se, nesse panorama musical, o brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959), pela espontaneidade, complexidade e vigor de suas criaçÔes. Sua obra, de grande originalidade, representa, essencialmente, um retrato musical do Brasil; entretanto, a marca registrada dele fica evidenciada na fusĂŁo entre a mĂșsica popular brasileira e a mĂșsica erudita ocidental. Os Choros nÂș 5, tambĂ©m chamado de Alma Brasileira, Ă©, sem dĂșvida, uma das peças mais execuÂŹtadas do repertĂłrio pianĂ­stico de Villa-Lobos, tendo angariado o carinho de pĂșblico e de intĂ©rpretes desde sua estrĂ©ia em 1927.

Vem Morena – Luiz Gonzaga
Cantor e compositor brasileiro tambĂ©m conhecido como Rei do BaiĂŁo. Foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da mĂșsica popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triĂąngulo (conjunto bĂĄsico dos cantores de baiĂŁo, que ele mesmo definiu, levou para todo o paĂ­s a cultura musical do nordeste, como o baiĂŁo, o xaxado, o xote e o forrĂł pĂ© de serra. Suas composiçÔes tambĂ©m descreviam a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua ĂĄrida terra, o sertĂŁo nordestino.

Milonga para As MissĂ”es – Renato Borghetti
VersĂŁo remix DJ Raffa Santoro com participação especial da Bailarina Thuany Campbell e na percussĂŁo Fred MagalhĂŁes, do PatubatĂȘ

Sinhå Pureza e Suíte de Danças Concertantes para Violão e Orquestra Carimbó Pinduca
VersĂŁo remix DJ Raffa Santoro com participação especial na percussĂŁo Fred MagalhĂŁes, do PatubatĂȘ

AlĂ©m disso, serĂŁo apresentadas ainda as seguintes mĂșsicas:

2 PrelĂșdios – ClĂĄudio Santoro
Brejeiro – Ernesto Nazareth
Odeon – Ernesto Nazareth
Tico-tico no FubĂĄ – Zequinha de Abreu
Jovem Guarda – Pot-Pourri
Seleção de temas natalinos – Christmas Medley

Serviço:

Noites de Luz Brasilidades
Teatro – Centro Cultural Banco do Brasil BrasĂ­lia
SCES, Trecho 2 – BrasĂ­lia/DF
Tel: 61 3108 7600

22 e 23 de dezembro de 2022
22/12 – 18h e 20h
23/12 – 16h e 18h

Classificação indicativa: Livre

Ingressos disponíveis a partir de 9h de terça-feira 20/12
Na bilheteria do CCBB BrasĂ­lia e no site bb.com.br/cultura
Entrada gratuita, mediante doação de 1Kg de alimento
Arrecadação na porta do teatro

Assessoria de imprensa CCBB
Bárbara Burnier – CCBB (61) 3108-7630
CCBB BrasĂ­lia
Aberto de terça-feira a domingo, das 12h às 20h.
SCES Trecho 2 – Brasília/DF
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