Banda catarinense NOAHS na cena desde 2014 divulga vídeo dirigido pelos diretores do projeto Around The World In 80 Music Videos

NOAHS é uma banda brasileira de Indie Folk de Florianópolis, formada pelos irmãos Murilo e Danilo Brito, Bruno Bastos e Felipe Hipolito. Em 2014, estreou com o EP Cedar & Fire, ainda como um trio, contendo cinco músicas autorais em inglês. Dois anos depois, lançou o single Talk to Me e, no começo de 2017, o segundo EP, intitulado Rise, também com cinco faixas, foi lançado.

Suddenly é uma das músicas do mais recente trabalho e estreia um clipe dirigido pela dupla Couple of Things, formada por Diana Boccara e Leo Longo, diretores responsáveis pelo projeto Around The World In 80 Music Videos, que já produziu clipes de artistas como Pato Fu, Vanguart, Brothers Of Brazil, Vivendo do Ócio, Vespas Mandarinas e Selvagens À Procura de Lei.

No vídeo, o ator e dançarino, Leonardo Reis, representa um personagem que recém acordou de um acidente de carro. Inclusive, uma das cenas (quando o personagem vai elevando aos poucos) tem como referência a capa de Rise. Ora cambaleando, ora dançando, ora lutando contra si mesmo ao longo deste percurso de asfalto, o homem passa por cenas que parecem ser parte de um quebra-cabeça para compreender seu acidente.

“Nossa proposta foi realizar um clipe subjetivo e um tanto quanto surreal, que leva o espectador a mergulhar tão fundo na música e na performance do dançarino que deixa pontos da história em abertos, para serem desvendados, deduzidos ou mesmo criados por quem a assiste – consciente ou inconscientemente. ‘Suddenly’ teve muitos dias de preparação e ensaios, mas a gravação em si não durou mais do que três horas num fim de tarde perfeito em Florianópolis”, conta Diana.

O ator e dançarino Leonardo Reis em still do clipe.

Leonardo também comentou sobre sua participação: “A coreografia e as cenas do clipe foram feitas com base no conflito interno. O personagem, ao se perceber atirado na rua, todo ensanguentado, não consegue ou não quer entender o que aconteceu para que ele esteja naquela situação.

Então, se toca todo tempo pra perceber se está ali mesmo e conforme ele vai refazendo o caminho, vai encontrando certas respostas, e, aos poucos, parte dele entende que chegou o momento e com isso ele vai ascendendo aos poucos. Porém ele não quer aceitar que isso tenha acontecido de forma tão repentina e tenta de tudo pra trazer ele de volta. Cada vez com mais intensidade, até que chega o momento que ele pára e percebe que sim, está morto”.

A banda caracteriza-se pela voz marcante do Murilo e pelo instrumental atmosférico com elementos do Indie Rock e da música Folk, com instrumentos como o mandolin, o banjo e o ukulele. Sobre Suddenly, o guitarrista Bruno comenta: “Os instrumentos utilizados foram guitarra, violão, baixo, bateria órgão e piano. Todos os instrumentos foram gravados e tocados por mim em meu home studio. Para essa música foram utilizadas apenas as notas graves do órgão e do piano, marcando a tônica dos acordes, como se fosse um baixo.

Esse, por sua vez, nem sempre marca a tônica dos acordes, criando tensão na música com uma linha mais repetitiva. Existem duas linhas de guitarra na maioria das partes da música, além de eventuais overdubs com reverbs e delays exagerados que criam uma espécie de ambiente etéreo a ela. A bateria foi sequenciada no computador baseada nas demos que a banda gravou nas jams em seu estúdio. Os vocais são praticamente um dueto entre Murilo e Bruno, o que no processo de composição da música acabou definindo um rumo completamente diferente ao qual ela vinha tomando originalmente”.

PARA OUVIR A BANDA

Spotify
Deezer
Google Play
Apple Music
Tidal

Sobre a NOAHS

NOAHS é uma banda brasileira de Indie Folk fundada em Florianópolis em 2012 pelos irmãos Murilo e Danilo Brito e o guitarrista Bruno Bastos. Em 2014 estreou com o EP “Cedar & Fire”, ainda como um trio, contendo cinco músicas autorais em inglês. A banda caracteriza-se pela voz marcante do Murilo e pelo instrumental atmosférico com elementos do Indie Rock e da música Folk, com instrumentos como o mandolin, o banjo e o ukulele.

Logo após o lançamento do primeiro EP a banda agregou em sua formação o baterista Felipe Hipolito e intensificou os ensaios com a nova formação. Desde então a banda já dividiu o palco com bandas como O Bardo e o Banjo e A Banda Mais Bonita da Cidade, entre festivais de rua, casas de shows e teatros em diversas cidades do país.

No começo de 2017 a banda lançou seu segundo EP, intitulado “Rise”, também com cinco músicas. Os shows que apresentam esse novo trabalho têm tido uma repercussão muito positiva, inclusive com lotação máxima no SESC Vila Mariana em São Paulo e no Teatro Álvaro de Carvalho em Florianópolis.

Na segunda metade de 2017 a banda percorreu as capitais do sul do Brasil, se apresentando no Teatro Renascença em Porto Alegre, no SESC Paço da Liberdade em Curitiba, onde levou seu show em formato acústico e no fim do mesmo semestre voltaram a se apresentar em Florianópolis no palco da Maratona Cultural, com grande sucesso de público. Além das capitais a banda também já passou por cidades como Blumenau e Balneário Piçarras, ambas no estado de Santa Catarina.

Também no segundo semestre de 2017 é lançado o vídeo “NOAHS – The River (Unplugged At The Museum)” como uma forma de mostrar o lado honesto e genuíno das performances ao vivo da banda. O ano de 2018 iniciou com o convite para participação no Floripa Tem, um dos maiores eventos musicais da capital catarinense, logo em seguida uma apresentação no Célula Showcase, também em Florianópolis, como marco da evolução e maturidade na performance da banda.

Highlights: o single Talk To Me é destaque em playlists oficiais do Spotify e já ultrapassou a margem de 500 mil reproduções na plataforma. A música Carry On – a segunda faixa do EP Cedar & Fire – é trilha do comercial “Malwee 50 anos” lançado em julho de 2018.

O EP Rise traz uma sonoridade mais madura, fruto do processo de evolução da banda desde o lançamento do Cedar & Fire, onde a banda pôde explorar melhor a interação nas jam sessions durante os ensaios com a entrada do baterista Felipe Hipolito, resultando em músicas com uma pegada mais live e ainda mais expressivas, dinâmicas e envolventes. Assim como no EP anterior, o próprio guitarrista da banda, Bruno Bastos, foi responsável pela produção, gravação e mixagem. Ao vivo, a banda tem explorado mais o lado progressivo, trazendo assim uma experiência além da esperada pelo público.

Os integrantes da NOAHS são: Murilo Brito no vocal e violão, Bruno Bastos na guitarra, instrumentos folk e vocal de apoio, Danilo Brito no baixo e Felipe Hipolito na bateria.
No segundo semestre de 2018, a banda foi convidada oficialmente para participar do programa AudioArena Originals. Sendo a primeira representante do estilo indie folk no canal e a primeira banda da cidade de Florianópolis a participar do programa. O episódio completo, contendo 6 músicas mais entrevista, já está disponível no YouTube e tem previsão pra ser exibido no canal BIS no início de 2019.

Sobre os diretores

Couple of Things é o duo-coletivo dos filmmakers e artistas visuais Diana Boccara e Leo Longo, baseado no conceito DIAY (Do It All Yourself) e dedicado à produção autoral de séries, documentários, filmes e videoclipes. Após viverem anos trabalhando para a indústria da Televisão no Brasil, Diana e Leo decidiram criar este próprio modelo de negócio minimalista – em que são os responsáveis por todas as etapas de produção – e com o qual já filmaram projetos em mais de 20 países, com parceria de dezenas de marcas globais e também de forma totalmente independente.

O principal projeto da Couple of Things foi Around The World in 80 Music Videos, a primeira série em que uma equipe de filmagem viajou o mundo para filmar videoclipes oficiais com bandas de todos os continentes. No ar na web, a série também é exibida no canal BIS e no Multishow, ambos da Globosat.

Devido a este lifestyle, Couple of Things já palestrou nos principais eventos de criatividade e inovação do Brasil e do mundo, tais como TEDx, SXSW 2017, CCXP Unlock, Pixel Show, Hack Town, entre outros .

Anterior Longa com Hilary Swank dirigido e escrito por Elizabeth Chomko
Próximo MC Pocahontas é a convidada de Rafael Cortez no Love Treta