No Fundo da Gaveta é o nome da primeira mostra individual de obras de Rafael Sá Bertolacini, produzida pela Vira Lata Intervenções Artísticas. O propósito é a reflexão sobre temas como sonhos, medos, morte, vida e tudo que se pode guardar com carinho ou ser esquecido dentro de uma gaveta.

A Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – MHC em Contagem, que fica na rua da Prefeitura, (Praça Vereador Josias Belém, 01 – Sede, Contagem – MG) será palco para esta mostra inusitada, até o dia 19 de maio, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

Já na entrada, o público é convidado a responder, em um painel, à pergunta: O que você guarda no fundo da gaveta? Bertolacini pretende resgatar sonhos e reflexões guardados ou esquecidos. Sentimentos, papéis, documentos, identificações, caixas, canetas, cabos e aparelhos eletrônicos obsoletos, objetos que por um curto período de tempo tiveram um valor maior e perderam sua função.

Esta exposição é um apelo para um resgate de sonhos, valorização da cultura e consciência de descarte correto. Para o singular trabalho, a iluminação é específica para cada peça, de acordo com sua temática.

Os suportes das obras são gavetas achadas em caçambas ou em descartes de antiquários. A gaveta é referência ao avô materno de Rafael, que comercializava móveis e traz a recordação de cheiros e sonoridades, que ele também transmite ao público, registrando seu processo criativo.

Rafael Sá Bertolacini começou sua formação na Puc Minas Escola de Teatro, onde se especializou em iluminação, cenário e interpretação. A seguir, ingressou no curso de Belas Artes da UFMG, na graduação em Teatro, onde criou o grupo Letras em Cena – iniciando aí seu contato com produção artística e arte urbana, fazendo cordéis em praça pública, abordando temas didáticos e culturais.

Em 2014, em Varginha/MG, criou a Vira Lata Intervenções Artísticas, produzindo cenários e pintando murais urbanos. No ano seguinte a empresa veio para Contagem e se aprofundou no muralismo de cunho crítico e educativo e, já reconhecido, o artista, que dedica sua arte a ações criativas há 15 anos, participou de eventos nacionais e internacionais.

Os eventos urbanos produzidos por Rafael em Contagem exaltaram o poder transformador da arte nas ruas com o Território Hip Hop Arte Urbana, que teve sua 4ª edição em 2019. Criou, ainda, o projeto Muraliza Arte Pública.

Exposição No Fundo da Gaveta

Artista: Rafael Sá Bertolacini
Produção: Vira Lata Intervenções Artísticas
Permanência até 19 de maio, das 9h às 18h
Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – MHC
Pra̤a Vereador Josias Bel̩m, 01 РSede, Contagem РMG (Na rua da Prefeitura)
Para visitação em horários alternativos, noite ou fim de semana, sob agendamento: (31) 3352-5323.