A artista brasiliense Nati Maia lança o segundo mês do projeto Calendário Artístico Preventivo, dedicado ao Fevereiro Laranja, nas redes sociais

Após sucesso na campanha de Janeiro Branco, a artista Nati Maia irá lançar no dia 1º/2 o calendário referente ao Fevereiro Laranja. A iniciativa nomeada C.A.P – Calendário Artístico Preventivo que foi/é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal irá ocupar as redes sociais do projeto com fotos artísticas e de prevenção contra inúmeras doenças durante todos os dias e meses do ano. Confira: Instagram: @calendario_art_prev.

Sobre o projeto

Em 2018, com a parceria da fotógrafa Kakau Lossio, a artista e maquiadora brasiliense Nati Maia realizou uma sessão de fotos com o tema Outubro Rosa não apenas para alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, mas também para valorizar a mulher por meio de fotos e maquiagens que realçam o empoderamento feminino. A iniciativa foi um sucesso e viralizou nas redes sociais das artistas. Agora, Maia resolveu estender o projeto para os outros meses que também são de suma importância social.

No total, serão 12 meses de postagens diárias – 365 dias – e 12 ensaios fotográficos que já começaram a ser produzidos em 2023 e tiveram estreia no dia 1º de janeiro, em homenagem ao Janeiro Branco. Cada ensaio utiliza técnicas de maquiagem artística – feitas pela própria Nati Maia – e convida 12 fotógrafos para retratarem cada mês de conscientização, com as cores pré-determinadas de acordo com os meses do ano.

Fevereiro Laranja

Agora, em fevereiro, ela irá se dedicar ao Fevereiro Laranja, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. A campanha ocorre em alusão ao Dia Mundial do Câncer, comemorado em 4 de fevereiro.

“A maquiagem artística representa os círculos laranjas como os glóbulos brancos (que são as células de defesa do corpo) que sofrem mutações e se proliferam pelo corpo quando a pessoa tem esse tipo de câncer”, explica Maia.

Neste mês, além de Maia que é sempre a maquiadora, participam o fotógrafo Mateus Camargo e a modelo: Mayumi Dias. Produção por Jefferson Leão e Estúdio Laje.

“Cada cor e mês alerta para a importância da nossa saúde física e mental e outros temas como a segurança no trânsito. Essas campanhas de conscientização têm ficado cada vez mais conhecidas nacional e internacionalmente, agindo de forma relevante para ajudar a população a entender melhor temas como a prevenção ao câncer de mama e de próstata, por exemplo”, destaca.

E para cada mês, os modelos serão escolhidos de acordo com a temática mensal, de forma diversificada, selecionando pessoas LGBTQIAPN+, idosos, PCD’s e pessoas negras..

Ações

Além dos ensaios fotográficos produzidos de acordo com a temática e cores de cada mês do ano e suas respectivas postagens, Nati Maia divulgará cada tema por meio da entrega de panfletos físicos em locais estratégicos do Distrito Federal, redes sociais e outros meios de comunicação. Ao final do ano, será criado um calendário da campanha para ser utilizado no ano de 2025.

O mesmo será entregue em instituições que trabalhem os temas em comum com o projeto. Haverá ainda uma coquetel com exposição final, para distribuição gratuita deste Calendário, no Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul, com todas as fotografias registradas em Dezembro de 2024.

Serviço:

Artista brasiliense Nati Maia lança segundo mês do projeto Calendário Artístico Preventivo em homenagem ao Fevereiro Laranja
Local: Instagram: @calendario_art_prev
Gratuito
Livre para todos os públicos