Dona de marca premium de calçados masculinos dá dicas de como usar o mule, sapato que tem feito a cabeça – e os pés – dos fashionistas

Mesmo já tendo entrado na temporada outono/inverno, é sabido que, independente de estações, o Brasil é um país tropical e sempre pode-se contar com altas temperaturas por aqui. Este é um dos motivos pelos quais a mule – modelo de sapato que deixa o calcanhar à mostra – faz cada vez mais sucesso entre os fashionistas de plantão. Mesmo que mais utilizada pelas mulheres, a mule tem ganhado um espaço importante no guarda-roupa masculino.

E engana-se quem acredita que se trata de um “sapato de mulher”. Pouca gente sabe, mas quando o sapato foi criado, no século XVI, ele era usado somente por homens. Isso mesmo! Historicamente, as mules foram feitas para o público masculino. Só um século mais tarde, na passagem do período Renascentista para o Barroco, que as mulheres passaram a usá-la também.

Voltando para o século XXI, o modelo nos pés de homens teve um novo boom nas passarelas, em 2017. E, em tempos de mudanças no comportamento das pessoas e nos modus operandi profissionais e sociais, a mule é um dos símbolos da informalidade misturada à elegância. “Trata-se de um sapato muito versátil, que, se usado corretamente, pode estar presente tanto em looks casuais como nos mais sociais”, explica Alanna Caroline, empresária e dona da franquia JEF em Brasília.

Casual

Para ocasiões mais informais, a JEF traz modelos de mule que podem ser, inclusive, comparados aos clássicos slip ons, com solados de borracha mais largos e brancos e com os bicos mais arredondados. Tem para todos os gostos, desde os lisos, com texturas ou até mesmo bridões em cima.

Social

Já com uma pegada mais social, a marca tem as opções que lembram os clássicos masculinos, como mocassim e derby. Com solados finos e em couro e acabamentos dos mais variados, incluindo o jeans, podem ser usados até mesmo em casamentos mais descontraídos. Calcanhares ao vento!

Anterior O Traidor, novo filme de marco bellocchio no festival de cannes
Próximo IZA lança clipe do novo single "Brisa"