A série Movimento Violão, exibida pelo SescTV desde 2010, apresenta concertos com violonistas consagrados e revelações, nacionais e internacionais, com repertórios que vão de releituras da música popular a interpretações inéditas de peças eruditas.

A partir do dia 15 de julho, sete novos episódios serão disponibilizados na íntegra para serem assistidos gratuitamente sob demanda, em alta definição, no site do canal (sesctv.org.br). O acesso é gratuito e não há necessidade de cadastro.

Todos episódios também estreiam no canal a partir do dia 16 de julho, um a cada terça-feira, sempre às 20h (assista também em sesctv.org.br/aovivo. Os espetáculos foram gravados em unidades do Sesc São Paulo com curadoria e direção musical do violonista Paulo Martelli.

Com direção para TV de Flávio Rodrigues, os novos episódios trazem os violonistas gaúchos Yamandu Costa e Maurício Marques, a uruguaia naturalizada brasileira Maria Haro, os cariocas Daniel Murray e Luís Carlos Barbieri; o argentino que vive em Porto Alegre Eduardo Castañera e o curitibano Fábio Lima.

Quem abre as apresentações no canal é Yamandu, um dos mais talentosos nomes do violão, referência no Brasil e no exterior. Apaixonado pelo instrumento que toca, ele não tem um gênero musical definido, é uma mistura de todos. No seu violão de 7 cordas, ele mescla jazz, música brasileira, choro, milongas, chamamés, tango, zamba, flamenco, dentre outros.

Para Gisela Nogueira, do Instituto de Artes da UNESP – Universidade do Estado de São Paulo, a capacidade extraordinária de improvisação de Yamandu chama a sua atenção. “Ele traz um virtuosismo único, que é muito precioso no violão brasileiro, já que transita em todas as categorias musicais, do erudito ao popular”, comenta a professora. Já Martelli destaca a forma o artista se comunica com a plateia. “Ele tem um carisma que a gente não percebe em quase ninguém que toca violão. As pessoas saem contagiadas das apresentações dele”, afirma.

Neste episódio, Yamandu Costa toca as composições próprias: Mexidão; Milonga Choro; Galanteio; Mata Nova; El Negro del Blanco; Samba pro Rapha; e Sambeco. Estas duas últimas ele fez em homenagem a dois mestres do violão brasileiro: Raphael Rabello (1962 – 1995) e Baden Powell (1937 – 2000). Além disso, o repertório tem Porro – suíte Colombia nº 2, feita pelo colombiano Gentil Montaña. O concerto foi realizado em setembro de 2018, no Sesc Consolação, na capital paulista.

Em 2018, a série Movimento Violão ganhou um box contendo 10 DVDs e um libreto dedicado ao instrumento, lançado pelo Selo Sesc com curadoria e produção de Paulo Martelli e direção artística de Flávio Rodrigues. O projeto conta com diversos concertos, na íntegra, da edição de 2012, que foram exibidos pelo SescTV, com participação de músicos como os brasileiros Duo Assad e Carlos Barbosa Lima e os argentinos Eduardo Isaac e Pablo Márquez. Também integram o box os violonistas Daniel Woff e Pedro Martelli e os que ainda estão em início de carreira: João Carlos Victor e João Kouyoumdjian. No total, o trabalho tem 92 faixas com legendas em português, inglês, francês e espanhol. A maioria dos espetáculos foram realizados em unidades do Sesc São Paulo.

Sobre o SescTV

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço

Novos episódios da série Movimento Violão

Sob Demanda
Todos os sete novos episódios a partir do dia 15 de julho em sesctv.org.br

No SescTV

Yamandu Costa
Estreia: 16 de julho, terça, às 20h
Reapresentações: 17/7, quarta, às 10h; 19/7, sexta, às 12h; 21/7, domingo, às 12h30; 22/7, segunda, às 14h e às 24h.
Curadoria e direção musical: Paulo Martelli
Direção para TV: Flávio Rodrigues
Produtora: DNArte

Todos os violonistas

Yamandu Costa
Maria Haro
Daniel Murray
Maurício Marques
Luís Carlos Barbieri
Eduardo Castañera
Fábio Lima

Para sintonizar o SescTV

Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Anterior “Crise de Ciúme”, Fabinho e Rodolfo cantam com Jads e Jadson
Próximo A banda Supercombo lança videoclipe invertido